JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Uma reflexão sobre os Dez Mandamentos - Jayme Fucs Bar
Apresento os Dez Mandamentos como estão escritos na
Torá, para que possamos fazer uma boa reflexão de como praticar esses Dez Mandamentos na realidade politicas e social que vivemos . Onde tomei a iniciativa de fazer uma interpretação desses “ditos” no contexto da realidade atual.
1. Eu Sou o Senhor, teu Deus, que te libertou da terra do Egito, da
casa da servidão.
[Todo ser humano tem o direito garantido à sua liberdade e de viver com dignidade.]
2. Não terás outros deuses diante de minha presença. Não farás para ti imagem esculpida, nem nada semelhante ao que há nos céus acima, ou na terra embaixo, ou na água debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem os servirás; pois Eu Sou o Senhor, teu Deus — um Deus zeloso, que visita as iniquidades dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração dos que aborrecem. Mas mostrarei bondade para centenas de gerações àqueles que Me amarem e cumprirem Meus mandamentos.
[Todo ser humano deve se esforçar para não se deixar levar pelas
ilusões.]
3. Não jurarás pelo nome do Senhor teu Deus em juramentos vãos;
pois Deus não absolverá ninguém que use Seu nome em vão.
[Todo ser humano deve ser sincero e íntegro em sua vida e enfrentar sua própria realidade.)
4. Lembra-te do dia de shabat, para santificá-lo. Por seis dias, deverás trabalhar e cumprir todas as tuas tarefas, mas no sétimo dia não deves fazer nenhum trabalho — tu, teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, teu animal e o peregrino que estiver dentro de teus portões — pois em seis dias, Deus fez a terra, o mar e tudo que neles está, e Ele consagrou o sétimo dia. Por isso, abençoou o dia de shabat e o santificou.
[Todo ser humano tem o direito a um dia de descanso para si e sua
família.]
5. Honrarás teu pai e tua mãe para que se prolonguem teus dias sobre a terra.
[Todo ser humano deve valorizar, respeitar e guardar seus pais com
dignidade.]
6. Não matarás.
[Todo ser humano deve respeitar e garantir a vida do outro.]
7. Não adulterarás.
[Todo ser humano deve valorizar e resguardar os mais nobres princípios em relação ao outro.]
8. Não furtarás.
[Todo ser humano deve ter a capacidade de respeitar o que pertence ao outro e se impor limites.]
9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
[Todo ser humano deve assumir responsabilidades por seus atos.]
10. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, seu servo, sua serva, seu boi, seu asno e tudo que seja do teu próximo.
[Todo ser humano deve aprender a amar e respeitar o próximo, e
saber como usar o seu livre-arbítrio.

Exibições: 48

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço