JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

"

Na época da expulsão dos judeus da Espanha, inúmeros judeus fingiram converter-se ao catolicismo para salvar suas vidas e as escondidas mantinham seu judaismo , entre eles estava o , conselheiro do Rei Fernando de Aragão o Don Manuel.

Por fim, a Inquisição descobriu que Don Manuel era na verdade um judeu praticante, e ele foi condenado à morte na fogueira.

Na hora da punição de Don Manuel, o próprio Rei Fernando compareceu para presenciá-la. O soberano que devia muitos favores aos serviços prestado por Don Manuel ao seu Reinado , ofereceu a ele a Don Manuel  uma última chance , e disse o rei, "Se me prometer que irá tornar-se um bom católico e jamais adotar novamente quaisquer práticas judaicas, pouparei sua vida."

Don Manuel olhou em volta freneticamente e começou a gritar: "A corrente! A corrente! Como pode uma corrente ser quebrada?"

" È Impossivel quebrar a corrente!"

"Que corrente?" perguntou o  Rei Fernando de Aragão .  "Não há corrente alguma te segurando."

"A corrente!" gritou Don Manuel. "A corrente que me liga a meus pais Avraham, Yitschac e Yaacov (Abraão, Isaac e Jacó) - como pode a corrente ser quebrada? Como posso concordar em permitir que aquela corrente seja quebrada?"

Então, com Shemá Yisrael nos lábios, Don Manuel caminhou para a morte.

Exibições: 122

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço