JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Israel e a Nova Comunidade de Martin Buber - Por Jayme Fucs Bar

Lendo os textos de Martin Buber no livro "Sobre a comunidade" fiquei impressionado como suas idéias consideradas utópicas em sua época, porém tão atuais na realidade de hoje, principalmente para aqueles que procuram ampliar a reflexão sobre o paradigma de como criar uma possibilidade real de se construir uma alternativa diferente ao neoliberalismo .

Buber considera o estado como uma sociedade "demasiado grande" de certa forma enferma, considera o seu centralismo perigoso como uma cegueira a todos os seus cidadãos e com conseqüências sociais, politicas e econômica trágicas a toda humanidade.

Buber vê a criação de "novas comunidades", como o único meio possível de superar os males da sociedade, e a forma de se conquistar uma vida melhor para todos os seres humanos do planeta.

a Sociedade Ideal para Buber é aquela que é suficientemente pequena e estruturada para todos os seus membros , onde os membros podem ter uma participação ativa sobre todos os assuntos relacionados a suas necessidades , ele chamava essa estrutura de "democracia direta" diferente do que conhecemos no modelo democrático do estado da "democracia representativa".

O Estado ideal para Buber seria aquele em que os seus cidadãos se dividiriam em pequenas unidades autônomas e independentes , viveriam organizados em pequenas comunidades onde a função do estado seria criar as condições objetivas para o funcionamento e organização dessas comunidades .

Buber fala de uma comunidade onde se pode alcançar o dialogo real entre seres humanos, o termo "dialogo" é o ponto de partida do esquema de seu pensamento ,que é a relação entre o homem e o mundo , entre o Homem e Deus e entre o homem a si mesmo.

Será através desse pensamento , que Buber vai nos apresentar uma nova proposta social e politica para a humanidade, ele chamou de " A Nova Comunidade" .Para Buber o modelo social que melhor poderia favorecer esse tipo de "Nova comunidade" seria um tipo de socialismo, mais Buber não propõem um socialismo de estado do tipo Rússia, China ou Cuba. Segundo a proposta de Buber ele deseja, " um socialismo democrático comunitário", construído dentro de pequenas estruturas comunitárias de caráter cultural, social ou religioso.

Buber em sua vida politica nunca alimentou qualquer esperança de que suas visões políticas pudessem arrebatar a maioria, mas ele acreditava que era importante articular a verdade moral de seu próprio ponto de vista ao invés de esconder suas verdadeiras crenças em prol de uma estratégia política. Esta autenticidade não rendeu a Buber muitos amigos durante toda a sua vida.

Buber Acreditava que se deveria criar um estado judeu, porem um estado binacional, estava de um lado ligado as idéias politicas e sociais do Hashomer Hatzair onde foi um de seus delegados no congresso sionista de 1928 e 1929, porem não aceitava as ideias do sionismo clasico de Hertzl e estava muito influenciado pelas ideias de um sionismo cultural de Achad Haam.

Em 1938 a perseguido pelos nazista se viu forçado a abandonar a Alemanha e vir morar em Israel ,onde se integrou a Universidade de Jerusalém , durante toda a sua vida em Israel foi muito ativo na vida politica, intentando reconciliar o crescente conflito entre árabes e judeus , vai em 1949 fundar o instituto de educação para adulto e será um dos fundadores do movimento Brit-Shalom, associação de intelectuais de esquerda muito ligado as idéias do MAPAM (partido sionista socialista operario).

Buber faleceu em 1965 em Jerusalém, em sua morte irá vivenciar que o Kibutz constitui um exemplo pratico que "o socialismo democrático utópico sim funciona", porem sua idéia de criarmos uma" Nova comunidade ainda não morreu!

Hoje, Milhares de jovens em Israel, descobrem as idéias de Buber e levam a frente em sua reivindicações o desejo de ver mudanças no sistema econômico de Israel e de suas prioridades, falam nas praças públicas, nas barracas e nos seus discursos de uma nova sociedade a "Nova Comunidade" que idealizou Martin Buber.

Talvez nestes atuais momentos de crises em Israel e no mundo, a sua "Nova comunidade" poderá se tornar uma alternativa real para Israel e toda a humanidade.

Exibições: 707

Responder esta

Respostas a este tópico

É impressionante como Buber( de Bendita Memória) que morreu em 1965, tenha conseguido projetar sua visão para o que estamos vivendo. Isto mostra que ele era um homem, no mínimo 50 anos à frente do seu tempo. Tenho dito que a humanidade sofreu um processo de "INVOLUÇÃO", quando se trata de desenvolvimento intelectual. O homem desenvolveu absurdamente sua capacidade destrutiva, física e intelectual, não se dando conta de que o que começa com uma simples idéia pode se transformar rapidamente num vulcão em erupção, passando uma primeira impressão de grande destruição, esquecendo que terrenos onde se encotram lavas, mais tarde podem ser considerados extremamente férteis.
Muito inteligente a proposta de um novo modelo de sociedade baseada no real socialismo, e tambem muito oportuno estar retomando tais ideias e estudos que Buber exaustivamente tentou implementar, e sinceramente acredito que se os jovens estiverem realmente engajados nesta proposta, teremos SIM uma nova ordem social.
Excelente artigo, faz jus a memoria de um homem genial e autêntico.
comunidades onde possam se realizar verdadeiramente o diálogo Eu - Tu. A emergir do império do Isso,

Israel e a Nova Comunidade de Martin Buber - Por Jayme Fucs Bar

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço