JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Na Parashá Maasse lemos sobre: A bênção dada pelos cohanim.

A bênção dada pelos cohanim
 
Em Israel ou numa sinagoga sefaradita fora de Israel, podemos ouvir a bênção dos cohanim todos os dias. Entretanto, numa sinagoga askenazita fora de Israell, a bênção dos cohanim é recitada apenas em Pêssach, Shavuot e Sucot, assim como em Rosh Hashaná e Yom Kipur. A bênção sacerdotal está reservada para estes dias de júbilo.
Quando o chazan (cantor litúrgico) termina a bênção de "Modim" na prece mussaf, ele proclama: "Cohanim!" Todos os cohanim presentes se dirigem à frente da sinagoga.
O chazan é o primeiro que pronuncia cada palavra da bênção vagarosamente. Os cohanim a repetem.
Há três versículos na bênção sacerdotal:
Que D'us te abençoe e te guarde!
Que a face de D'us brilhe sobre ti e que Ele faça que encontre graça (a Seus olhos)!
Que D'us erga Sua face para ti e te dê paz!
No Templo Sagrado, os cohanim pronunciavam o nome de D'us em cada versículo da bênção das cohanim da maneira como é escrito, por extenso: Yud, Hê, Vav, Hê. Isto é proibido fora do Templo Sagrado.
Nesta parashá, D'us disse a Moshê que ordenasse aos cohanim: "Assim abençoarão os filhos de Israel..."
"Assim" significa que os cohanim devem conceder a bênção da seguinte maneira:
• De pé.
• De mãos erguidas em direção ao céu.
Por que os cohanim também estendem os dedos?
Quando os judeus souberam que os cohanim os abençoariam, protestaram.
"Mestre do Universo," disseram, "por que Tu nos abençoas através de terceiros? Desejamos que Tu nos abençoe diretamente!"
D'us replicou: "Apesar de ter ordenado aos cohanim que os abençoe, Eu também estarei presente."
Por isso, ao recitar estas bênçãos, os cohanim deixam espaços entre os dedos como que para indicar: "O Próprio Todo-Poderoso está presente atrás de nós." No Templo Sagrado, a Shechiná encontrava-se atrás dos ombros dos cohanim, e irradiava através das aberturas entre seus dedos. As pessoas estavam proibidas de olhar para a Shechiná, Presença Divina, durante a recitação da bênção sacerdotal. O costume atual é de não olhar para os cohanim durante a bênção dos cohanim.
Os cohanim também devem:
• Ficar de frente para a congregação.
• Pronunciar a bênção em hebraico.
• No Templo Sagrado, pronunciavam o Nome de D'us, como está escrito.
Antes da bênção dos cohanim, os cohanim recitam a bênção: "Bendito és Tu, D'us, nosso D'us, Rei do Universo, Que nos santificou com a santidade de Aharon e nos ordenou a abençoar Seu povo de Israel com amor."
Por que Aharon é mencionado nesta bênção?
Os cohanim, descendentes de Aharon, receberam a honra de conceder a bênção da paz pelo mérito de Aharon, que amava a paz e trazia paz onde quer que percebesse discórdia ou contenda.
Porque a bênção sacerdotal inicia-se com a expressão "Assim"
D'us introduziu a bênção dos cohanim com a expressão "Assim", aludindo a nosso patriarca Avraham, a quem Ele abençoou: "Assim será tua semente." (Bereshit 15:5)
Que bênçãos estas palavras contêm?
Um viajante perdeu-se de sua rota. Caminhava exausto através do deserto quente e abrasador por dias sem fim. Nenhuma estrada, nenhuma casa, nem sinal de vivalma à vista. Já havia bebido a última gota d'água de seu cantil, sua língua grudara ao palato, de sede.
De repente, percebeu uma árvore à distância. Se uma árvore pode sobreviver no solo, pensou, deve haver uma fonte de água por perto.
Para sua alegria, descobriu uma fonte de água fresca perto da árvore. Os galhos estavam carregados de frutas. O viajante bebeu e bebeu da água cristalina, comeu dos frutos e mergulhou num profundo sono à sombra refrescante.
Ao acordar, sentiu-se renovado, pois recuperara as forças.
"Árvore, árvore, como posso lhe agradecer?" exclamou grato. "Gostaria de desejar-lhe que tenha belos galhos, porém já os tem. Abençoá-la-ia com deliciosos frutos? Seus frutos não poderiam ser mais suculentos. Com sombra refrescante? Já a tem. Com uma fonte de água? A nascente perto de você é pura e cristalina. Você é abençoada com todo tipo de perfeição. Portanto, posso dar-lhe somente uma bênção: que todas suas sementes nasçam e cresçam exatamente iguais a você."
Similarmente, D'us procurava uma bênção para conceder a Avraham. "Avraham", disse, "que bênção posso te dar? Que você seja um tsadic perfeito? Você o é. Você foi lançado à fornalha ardente para santificar Meu Nome; abriu uma pousada para acomodar viajantes e trazê-los para sob as asas da Shechiná; e disseminou Meu Nome pelo mundo inteiro. Que sua esposa seja uma tsadeket? Ela já o é. Que os membros de sua casa sejam tsadikim? Eles já são. Tenho apenas uma bênção para você: 'Assim será sua semente' - que sua semente seja exatamente como você!"
D'us introduziu a bênção dos cohanim com a palavra "Assim", para indicar que a verdadeira bênção ao povo judeu seja que cada um de seus membros cresça para se tornar como seus patriarcas.
Obs.: Essa benção  é importantíssima para o  nosso  desenvolvimento espiritual e material. Acontece que, alguns preconceituosamente não  impetram essa  benção por não  reconhecer um  convertido como  judeu. E estando esse convertido na congregação não o fazem por discriminação religiosa.
Apresentam as vezes desculpas que não tem todos os cohanim presentes ou simplesmente, não compartilham a benção se estiver na concepção  deles um goy na congregação. Ou então,  chamam na Bima  só os que lhes interessam. Ou  então,  dizem que a conversão  do suposto "goy" não  foi  feita de acordo  com a Halachá.  Ou então,  impetram essa benção  quando o suposto "goy" não  estiver presente.
Lembro-me uma vez que estando presente numa reunião  que foi  impetrada essa benção, e que esta, foi  direcionada para todos que estavam na congregação  reconhecidamente como  judeus,  a minha vida cresceu  extraordinariamente naquela época. Acontece que, isso é que nem alimentação, se você não  receber sempre, fica como  se estivesse faltando algo.  É igual ao  estudo da TORÁ, se você não  estudar sempre, seu  nível espiritual tem a tendência a cair.
Eu sou com muito orgulho um converso. Vou aperfeiçoar meu processo de conversão de acordo com a Halachá.  Assim que minha condição  financeira me der garantias para isso.
A brachá que mais desejo é estudar numa Yeshivá. Não sei como  isso virá a acontecer. Mais vai acontecer. Assim como o tempo  de Mashiach ´de se apresentar está próximo. A segunda, é uma esposa (agradável aos meus olhos) do jeito que me possa suportar e me ajudar na vida espiritual e  material. Porque sozinho, nem a sombra caminha sozinha;  se você não estiver ali, ela também não  está.  A terceira, estudar e tornar-me um sábio e dedicar-me a causa do nosso povo ISRAEL.
Shavuá Tov !!!
 

Exibições: 47

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço