JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

O Misterio do "Hananei Kavod" Nuvens de Gloria de Sucot – Jayme Fucs Bar

"No dia quinze do setimo mes, ao recolherem o fruto da terra, comemorem uma festa para Deus por sete dias. O primeiro dia será um dia de descanso, e o oitavo dia, será um dia de  descanso…

Durante [estes] sete dias, habitem tendas. Cada nativo de Israel deve viver em barracas de palha.
Isto é para que as futuras gerações saibam que eu fiz com que os Filhos de Israel vivessem em tendas quando Eu os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor, o Seu Deus. Vaikrá " (Levítico) 23:39 e 42-43

A Torá neste trecho nos apresenta de forma clara a razão de viver durante 7 dias numa sucá , porem a beleza da Torá é que nos deixa muitas perguntas em abertas para pensar e refletir, e uma delas é qual seria o verdadeiro significado espiritual dessas cabanas?
Essa pergunta se complica quando logo depois que encontramos um novo trecho que fala de um termo misterioso chamado o "Hananei Kavod" Nuvens de Gloria.

O que Vem a ser essa "Hananei Kavod" Nuvens de Gloria?

É comum as interpretações da palavra “sucot” na Torá se referindo a simplesmente as cabanas, porem Rashi e Maimondes ( Rambam) entenderam essa idéia “sucot” (cabanas) de forma diferente, eles se relacionaram a uma outra passagem da Torá ligado diretamente a esse interessante evento que fala do "Hananei Kavod" Nuvens de Gloria Que no Vaikra 23:43 diz:

“Que em sucot eu fiz com que os (Filhos de Israel) vivessem sob Nuvens da Gloria."

"כי בסכות הושבתי ענני כבוד"

Na Opinião de Rashi as "Hananei Kavod" Nuvens de Gloria tem um significado espiritual mais profunda da palavra “sucot” , embora de fato Bnei Israel tenham vivido em cabanas , porem a sucá que Deus fez para eles era protegida por "Hananei Kavod" Nuvens de Gloria!

Maimondes concorda com Rashi sobre esse tema explicando que a o termo “Que em sucot eu fiz com que (os Filhos de Israel) vivessem sob Nuvens da Gloria, é a interpretação correta do significado literal de sucá (cabana), "pois Deus Ordenou que as gerações se lembrassem dos atos e milagres que Deus fez para Bnei Israel no deserto e "Hananei Kavod" Nuvens de Gloria era o escudo de proteção espiritual dessas cabanas (sucot) "

O Rav Moshe Feinstein nos ajuda mais um pouco se aprofundar desse mistério onde nos explica que a geração de Bnei Israel alcançou um nível espiritual muito elevado durante seus 40 anos no deserto, que esse fato possibilitou o surgimento dos futuros profetas, e que mesmo se assentando em cabanas genuínas eles precisavam dessas "Hananei Kavod" Nuvens de Gloria pois teriam que sobreviver não somente material mais também espiritualmente.

Apesar das explicações desses grandes sabios sobre "Hananei Kavod" Nuvens de Gloria que rodeava as cabanas de Bnei Israel no deserto durante sua difícil e árdua caminhada em direção a terra prometida é ainda um grande mistério.
A festa de sucot tem sem dúvida uma mensagem universal que nos ensina que através de nossos atos podemos alcançar uma "Hananei Kavod" Nuvens de Gloria para enfrentar as dificuldades e desafios humanos! Sucot é a festa da simplicidade, que nos ensina a nos comportar com mais humildade para nos elevar espiritualmente como seres humanos!

Sucot é uma festa que se comemora na prática, não se necessita fazer grandes rezas , e sim praticar a construção de sua própia sucá familiar ou comunitária. A sucá deverá ser erguida ao ar livre é constituído de folhagem, onde possamos ver o céu as nuvens e as estrelas, ela devera ser construída pelo trabalho conjunto do grupo, da família ou da comunidade.
O ato da prática de construirmos juntos a sucá e realizar nossas refeições e se possível dormir dentro dela nos faz relembrar a cada ano a fragilidade dos bens materiais , e a necessidade de uma vida mais modesta, menos individualista, menos consumista e competitiva, nos lembrando do nosso afastamento da natureza.

Hananei Kavod" Nuvens de Gloria foi o escudo protetor da espiritualidade das cabanas que viveram Bnei Israel nos seus 40 anos no deserto, foi essa experiência espiritual coletiva que determinou a mudança de sua realidade como seres humanos livres e não mais com escravos do Egito, em função disso Sucot também nos lembra que neste mundo ainda existe milhões de pessoas que vivem em casas frágeis desprotegidas vagando sem uma terra prometida no deserto da pobreza.

O Talmud nos conta que o mandamento da sucá, "Taassé veló min Heassui " O que quer dizer, em hebraico: faça você mesmo as coisas e não espere que os outros as façam por você! Ou melhor não fique de lado olhando as coisas acontecerem e assuma responsabilidades para poder mudar a realidade de nossas vida muitas vezes difíceis e de grande dificuldade!

Sucot  é a Festa do judaísmo pratico, que não se concretizada com pensamentos e palavras, mas sim em atos, onde na construção física material da Sucá com nossas própias mãos, nos humanizamos e nos elevamos para alcançar as Nuvens de Gloria " Hananei Kavod"

Chag Sameach!!

Jayme Fucs Bar

Exibições: 1390

Responder esta

Respostas a este tópico

Excelente abordagem. É maravilhoso descobrir dia a dia os significados da simbologia judaica. Rica na sua essência e nas formas sutis e eficazes de religação com o Eterno! Shalom!

O Misterio do "Hananei Kavod" Nuvens de Gloria de Sucot – Jayme Fucs Bar

O Misterio do "Hananei Kavod" Nuvens de Gloria de Sucot – Jayme Fucs Bar

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço