JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

 

 Quando  se diz: "E fez D'us em seis dias os céus e a terra e no  sétimo  descansou". Quer  dizer: Que D'us  ficou  satisfeito por tudo que criara. Descansar no  sentido de; ficou  feliz. E abençoou e santificou o Sétimo  dia.

Abençoar é: bem dizer.

Santificar é: Separar,  torná-lo especial. Dia de festa, de satisfação e felicidade.

Então  D'us deu oordem ao  homem, o ser  mais evoluído de Sua criação  para compartilhar desse dia de descanso. Ou seja,  o homem mostrar satisfação por  tudo que foi  criado, inclusiive sua alma, sua vida.

O homem  acordou do  seu nascimento, horas antes do Shabat começar.  Nada mais original e propício que honrar seu  Criador com uma "festa" em homenagem pelo  dia que Ele ficou  satisfeito. É uma forma de alegrar-se com  D'us desse memorial. Fazer o  contrário, é sinal  de rebeldia e desfeita ao Soberano Criador.

Então , deve-se  parar todas as obras possíveis. Salvo  àquelas que demandam por sua natureza,  atendimento que visem amor ao  próximo.  Porque, se uma ovelha tua cair no buraco no Shabat, não  irá tu socorrê-la? Quanto mais se for um bem Adam.

O Shabat não  é um fardo, nem um peso, nem uma obrigação. Mas, uma consciência de que toda criação  deve render uma festa de alegria pelas maravilhas criadas pelo Eterno  D'us , de quem todos originamos.  Não  atender ao descanso sabático, é  desconsiderar o Autor da Criação e de negar-lhe as homenagens que lhe são devidas.

Não  vemos nada de mais no mundo físico por pararmos e separarmos o Sábado como  dia de descanso, afim de reverenciarmos e prestar louvores e adoração  Àquele que tudo fez para o  nosso deleite.  Mas,  no mundo espiritual, nossa neshamah se eleva,  e se fortalece recebendo as bençãos de nosso  Pai Criador.

Shavua Tov !!!

Exibições: 365

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço