JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

 O Templo de Jerusalém  será reconstruído da mesma maneira que o Estado de Israel foi reconstruído.  Esse é o caminho. Por nossa causa que o perdemos. Por nosso arrependimento, por nossa Teshuvá que  deve ser reconstruído.

O Eterno não fazia questão  de um Templo físico, estático. O Mishcan  no deserto, era a forma presencial da Shekinah acompanhando o povo  até a  terra prometida a Avraham  Avino.

Como nós não nos mantemos puros, há a necessidade da reconstrução do Templo para realizarmos os sacrifícios da purificação dos nossos pecados perante "H" para a nossa perfeita avodah, e assim obtermos méritos para a volta da manifestação da Shekinah.

Quem desejou a construção de um  Templo físico, estático, substituindo o Mishcan no deserto, foi David.

Também devemos desejar ardentemente a reconstrução do Templo, como David desejou e como Esdras desejou reconstruir Jerusalém estando ainda no Exilio. Tal qual no tempo de Esdras, o povo obteve a oportunidade de recuperar sua identidade judaica como  nação, assim deve ser na reconstrução do Templo. É uma questão  de recuperar a identidade judaica quebrada por séculos e que vem sendo recuperada com a reconstrução  do Estado de Israel.

Devemos ter esse desejo. E não  devemos medir esforços para reconstruir o Templo  de Jerusalém. Não  podemos ficar de braços cruzados até que D'us intervenha e faça o mundo todo ficar  numa nostalgia que favoreça a era messiânica.

Se Esdras não usasse dos artifícios humanos para iniciar a obra de recuperação da Cidade de Jerusalém, a Cidade nunca haveria de ser recuperada.

Se  Theodor Herzl, não usasse dos artifícios corajosos mesclados com sua sabedoria e influência política, Israel nunca que teria sido o Estado reconstruído que é hoje.

Se queremos a Shekinah de volta e os sacrifícos do Templo restaurados, teremos que fazer acontecer.

David empenhou-se em obter todos os preparativos para a construção do Templo.

O Rei David construiu o Templo primeiro no "campo da ideia", ainda que desejasse também no "campo da prática". Porém, Salomão  seu filho, foi quem deu continuidade e materializou o sonho de seu pai.

O Mashiach não virá para reconstruí-lo, virá sim, para reorganiza-lo e implantar as regras necessárias para o seu funcionamento.

Quem ficar esperando Mashiach vim para reconstruí-lo, ficará esperando a vida toda.

Acabem com a barreira do fanatismo,  com a divisão, com o separatismo religioso dentro do judaísmo. A TORÁ é uma só para todos.

Façamos um ajuste entre as Escolas de Hillel e Shamai, e implantemos um único entendimento que se adequem a época moderna.

Sigamos os ensinamentos de Rambam, e alcancemos a era do Mashiach.

A era do Mashiach  chegará quando pararmos de discutir a teoria  humana e partirmos para os assuntos práticos da reconstrução do Templo.

A era do Mashiach já chegou, por que as "trevas" já passaram. Os tempos são propícios.

A semente adormecida não brotará se não a estimularmos e fazê-la com que se desperte  do sou "sono".

Se fomos nós que erramos, nós é quem devemos consertar os erros. E há uma  só  maneira de apagar o que aconteceu e o que passou; mobilizarmos para que se concretize a reconstrução do Templo Divino, que tanta falta nos faz. A Shekinah do Eterno brotará em Eretz Israel,  se tratarmos a semente para  que assim aconteça.

Israel,  transformou terras áridas e pantanosas em pomares, jardins e imensos campos férteis. Assim, transformaremos com os nossos esforços, as "terras" áridas e inférteis do nosso mundo político para que frutifique na reconstrução do terceiro Templo  de Yrushalaim. Só depende de nós. Da nossa força, da nossa vontade, da nossa coragem,  da  sabedoria que D'us nos dá, e da nossa determinação em fazer acontecer. 

Shavua Tov

 

...bem Avraham.

 

 

Exibições: 201

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço