JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

 

A maioria das pessoas não pensa no Judaísmo como uma religião de “acessórios". Porém este é o nosso uniforme. Sob a camisa, homens e meninos judeus usam uma espécie de camiseta, com quatro pontas, parecendo um poncho, chamado talit catan (literalmente, pequena capa) com franjas pendendo em cada canto, como prescreve a Torá (Bamidbar 15:37-40): “Eles usarão pequenas franjas nos cantos de suas vestes…”

Essas franjas, chamadas tsitsit, são enroladas e amarradas para nos lembrar de todas as mitsvot. Os valores numéricos das letras que compõem a palavra hebraica tsitsit somam 600. Acrescente os oito cordões e os cinco nós de cada tsitsit e o total é 613. Agora você entende por que é costume deixar o tsitsit pendendo da cintura, à vista de todos. Ter um lembrete tangível das mitsvot, por sua vez, fortalece nosso domínio sobre as tentações do coração.

Nossas roupas com quatro cantos exigem tsitsit, e poucas roupas atualmente (exceto ponchos) têm quatro cantos, portanto usamos um talit especial com quatro cantos para podermos cumprir essa mitsvá. Durante as preces matinais, os homens usam um talit gadol – uma versão maior do talit catan.

Tradicionalmente, os meninos começam a usar um talit catan aos três anos de idade.

Tecnicamente, o tsitsit é uma mitsvá a ser cumprida durante o dia. Segundo a Cabalá, no entanto, o tsitsit deve ser vestido mesmo enquanto se está dormindo à noite.

Colocando o Talit Catan:

Inspecione o tsitsit todo dia e o desembarace. Se as franjas encurtarem ou rasgarem, mostre-as a um rabino para se certificar de que ainda são casher. Antes de colocar o talit catan recite:

Bendito sejas, Eterno nosso D’us, Rei do universo, que nos santificou com Teus mandamentos e nos ordenou sobre a mitsvá do tsitsit.

Fonte: Chabad.

Obs.: Os ashkenazim, colocam o tsitsit para fora. Os sefaradim, colocam o tsitsit para dentro da roupa. Eu, particularmente acho, que deva ser para fora.

Alguns amigos meus sefaradim, não  gostam de usar para o lado de fora, sob o argumento que com o tsitsit para fora não  se pode entrar em qualquer lugar.

As pessoas do mundo, acham estranho o uso das franjas dependuradas. Acham feias e esquisitas. Digo isso, por que já  presenciei palavras semelhantes. Problema deles.

Exibições: 14

Responder esta

© 2017   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço