JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

 Na Mishiná 8 Capítullo 5 diz: D'us crious os espíritos destrutivos - Os demônios. Como assim?   D'us criou seus espíritos mas, quando ia criar seus corpos, santificou o  Shabat e não os criou.   Isto nos ensina o conceito da Torá de conduta apropriada: Se alguém possui objeto desejável em sua mão, ainda que seja uma pedra preciosa, durante o caso da sexta  feira deve desfazer-se dela, pois nesta ocasião Aquele que criou o mundo estava ocupado com a Criação e a formação dos espíritos, quando estava a ponto de criar seus corpos, optou santificar o Shabat e não  os criou.

Os espíritos destrutivos, então, são uma obra inacabada, uma "licença Midrashica,  cuja retórica nos recorda que devemos começar o  Shabat a tempo, sem nos importar com o resto - seguindo o exemplo do próprio Todo-Poderoso.

Como o resto da Criação, os demônios também foram criados deliberadamente. Seu  propósito específico é - como observam  os comentários - dar um justo castigo aos malvados.

Alguns exegetas sugerem que o  termo denotaria "forças destrutivas"  menos misteriosas e mais conhecidas, tais como os vírus, ou natureza humanas frustradas que por algum motivo não se desenvolvem completamente e se tornam rebeldes e destrutivas.

Obs.: Há muitos mistérios na natureza e na nossa vida.  Nós poderíamos vivermos muitos mais anos, mas, por causa da nossa rebeldia em contrariar os mandamentos do Eterno  nosso  D'us e de violá-los; seres insignificantes aos nossos olhos, nos punem com  o  sofrimento e com  a finalização  do sopro de vida, abreviando nossa permanência neste mundo.

Acredito que,  muitos retornam para cá depois de partir e de  se apresentarem  no  Tribunal Divino, como  seres inferiores, como  forma de aprendizagem do que poderiam ser se atentassem  para o  desenvolvimento proposto pelo Senhor da Criação. Voltam e olham  tudo  à sua volta, e concluem como  poderiam terem se elevados a estatura do bem Adam e não  fizeram.

Quem somos nós, senão  um punhado de areia, de pó, nas mãos d'Aquele que tudo fez?

SENHOR, quão  insondáveis são os teus mistérios ! Mesmo assim, não  me canso de os prescrutar, para que, de algum modo, possa entender minha missão  nesse mundo de ilusão.

Quem me dera,  deixar de ser um "ignorante" para contemplar as maravilhas do que nos cerca Sua Criação.

Shavua Tov!!!!!!

Exibições: 193

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço