JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

A  Parashá começa com  o assunto de Yaacov preparando mensageiros para enviar ao  encontro  de Essav. Porque? Por que Yaacov estava de volta à terra de Israel. E para isso,  precisava passar pelos caminhos que "cruzavam " com Essav - Esaú

 

Yaacov envia mensageiros a Essav

Após passar vinte anos na casa de Lavan, Yaacov voltou a Israel com suas esposas - Rachel, Lea, Bil'há e Zilpá - e seus filhos. Ele não tinha certeza se Essav o tinha perdoado neste intervalo ou se ainda o odiava.

Yaacov decidiu: "Enviarei mensageiros a Essav para descobrir o que está planejando."

"Como você pode mandar-nos a Essav?" objetaram os mensageiros de Yaacov. "Temos medo de enfrentá-lo."

"Não temam! Pedirei aos anjos que nos encontraram quando entramos em Israel para que marchem à sua frente e lhes protejam."

Yaacov enviou anjos verdadeiros a fim de tanto impressionar como aterrorizar Essav.

Não devemos estranhar que seres celestiais foram mandados por Yaacov à seu irmão Essav, pois era comum que todos os nossos patriarcas lidassem com anjos:

• Três anjos visitaram Avraham após ter feito circuncisão.

• Enquanto vagava pelo deserto, os anjos dirigiram-se à Hagar, criada de Avraham. Por que, então, deveríamos admirar-nos de que nosso patriarca Yaacov tenha enviado anjos para uma missão?

• Se Eliêzer, servo de Avraham, foi acompanhado de anjos quando viajou para a casa de Lavan, certamente Yaacov, ele próprio, foi auxiliado por anjos.

• Na próxima parashá, quando o pai de Yossef enviou-o para procurar seus irmãos, deparou-se com três anjos. Por que deveríamos, então, admirar-nos de que seu pai Yaacov tivesse anjos sob seu comando?

Yaacov deu a seus mensageiros instruções detalhadas sobre como lidar com Essav. "Sejam humildes perante Essav. Chamem-no de 'Meu mestre.' Não obstante, deixem nossa posição bem clara para ele. Digam-lhe em meu nome: 'Vivi com Lavan, mestre de todos os mágicos e trapaceiros, mas sobrepujei-o (subentendendo: "certamente irei te sobrepujar!"). Apesar de morar na casa de Lavan, cumpri todas as seiscentas e treze mitsvot, (subentendendo: "sendo assim, você não pode esperar tornar-se vitorioso"). Adiei minha partida até agora (até o nascimento de Yossef, pois ele possui o poder para te dominar.)'"

[A Torá emprega a palavra 'garti' para escrever 'morei' com Lavan. As mesmas letras de 'garti', formam também a palavra 'taryag', que significa 'seiscentos e treze'. Yaacov assim indicava a Essav: 'Apesar de ter morado com Lavan, cumpri os seiscentos e treze mandamentos Divinos.]

"Digam-lhe: 'Você me odeia por causa das bênçãos que pensa que roubei de você. Nosso pai abençoou-me para que eu tenha o orvalho do céu e a gordura da terra, porém não os recebi. Possuo gado, asnos e jumentos, que não são nem do céu, nem da terra. Por quê, então, você me odeia?'"

As palavras de Yaacov: "Possuo um boi, um jumento, servos e servas," também têm uma implicação mais profunda. "Tenho Yossef, que é comparado a um boi. Tenho Yissachar, que é equiparado a um jumento (e quem, com seu estudo da Torá, vencerá!), tenho ovelhas - o fiel povo judeu, que segue D'us como carneiros (a quem, portanto, Essav nunca será capaz de destruir). Haverá entre meus descendentes um servo, David, e uma serva, Avigayil (esposa de David) que, com sua grande santidade, enfraquecerão a força de Essav, que baseia-se na impureza!"

Yaacov instruiu seus homens: "Expliquem claramente a Essav que se ele quiser paz, estou pronto para a paz; mas se quiser guerra, também estou preparado. Meu acampamento é forte, e rezamos para D'us, que realiza nossos pedidos!"

Os mensageiros partiram, retornando mais tarde com notícias desalentadoras: "Você agiu de maneira fraternal em relação a Essav," relataram a Yaacov, "mas você pensa que ele se comportou como irmão? Ele ainda é o antigo perverso Essav. Está marchando em sua direção trazendo quatrocentos generais. Cada general tem sob seu comando quatrocentos soldados!"

"Isso significa luta!", pensou Yaacov. "É verdade que D'us prometeu ajudar-me, mas talvez alguém de minha família tenha pecado. É possível que D'us nos puna agora e não nos ajude. Talvez D'us faça com que Essav vença porque ele sempre honrou nosso pai Yitschac."

Yaacov ficou apavorado. Não era a possibilidade de ser morto que temia, mas estava apreensivo com a idéia de ter de matar alguém na batalha.

"O que posso fazer para salvar minha família?", ponderou Yaacov.

 

Obs.:  Porque comento através da Parashá tirada do Chabad se tem  tantas outras,  inclusive aqui no Judaísmo  Humanista?  R: Não sei. Gosto dos comentários do  Chabad.  Mas, eu  visito todas. E leio de outros também.  Mas,  me identifico  muito com os comentários do Chabad.

Obs.(2)  Note que Yacov tinha muitos amigos, os quais ele chamava de "anjos"  Anjos são   àquelas pessoas que estão  sempre prontas a ajudar-nos. Não  andam  juntas conosco. Nos admiram à distância,  mas,  sempre que podem e sabem dos nossos problemas, dão  uma "mãozinha" a nosso favor.  Hoje em dia, está difícil encontrar essas pessoas espontâneas. Por que, as pessoas estão  muito  avarentas, tudo que elas fazem é por dinheiro. Se  você não tiver dinheiro para anestesiá-las elas não  fazem.  Não  sabem que nesse mundo,  os favores também  são  uma espécie de dinheiro. E que,  assim que precisar do outro, caso ele seja um amigo também, não  hesitará em fazê-lo.  É verdade que existe pessoas ingratas, que recebem, mas, na hora de retribuir, saem pela "tangente". Mas, não  são  assim os verdadeiros amigos. Os verdadeiros amigos ainda  existe. Pode apostar. Mas,  esses amigos não  são  perfeitos. As pessoas pensam que amigos não  brigam. Brigam sim. Há pontos de discórdias. Ninguém é obrigado  a concordar com  tudo. Mas, o  bonito dessa amizade verdadeira, é que, brigamos, mas depois estamos de  bem. Por que, o que vale não é o ponto de vista, mas, o amor que nos une como  seres de um mesmo  Pai, do mesmo  D'us. Sim, por que, há muitos deuses pelo mundo. E nós nos voltamos ao  D'us único. Ao D'us que se revelou  a Abrão, Isaque e Jacó. Também se revelou  aos profetas e  a todos quantos  O buscou de coração  contrito e humilde. E a todos quantos hoje a Ele como  D'us verdadeiro, O chamar.

Shabat Shalom.

Em nota:  Gostaria de achar uma instituição que me abraçasse, me envolvesse, me deixasse a vontade e, me desse a oportunidade de comentar de forma oficial  as Parashot  de D'us, as mensagens da Torá, da Bíblia Sagrada, em fim... É disso  que gosto de fazer.  E isso estimula a estudar mais, a pesquisar para saber. É juntar pérolas de sabedoria. Mas, isso esta difícil de acontecer. Por que essa "moleza" tudo mundo quer.

Gostaria de ter um editorial  só meu para comentar e escrever sobre as Parashot ou outro tema das Escrituras.

Exibições: 119

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço