JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

 

Yaacov e Essav fazem as pazes

Essav viu as esposas e filhos de Yaacov. "Quem são tais pessoas?" - perguntou.

"São os filhos que D'us me concedeu", respondeu Yaacov.

As esposas e filhos de Yaacov aproximaram-se para curvarem-se perante Essav. Essav observou-os, mas não percebeu Rachel entre eles. Yossef colocou-se na frente de sua mãe, ocultando-a das vistas de Essav. "Quem sabe o que este perverso Essav tem em mente," pensou. "Não o deixarei olhar para Rachel, nem é bom que minha mãe olhe para este homem malvado, pois o choque poderia ocasionar-lhe um aborto." Rachel estava então grávida de Binyamin.

Ao perceber os servos e gado de Yaacov, Essav disse: "Pensei que você só estivesse interessado no Mundo Vindouro. Como você conseguiu amealhar tanta riqueza neste mundo?"

"D'us concedeu-me tudo isto para ser utilizado em Seu serviço."

"E de quem era aquele acampamento que encontrei?" perguntou Essav a Yaacov.

"Não te disseram? São meus homens!" retrucou Yaacov.

"Dizer-me? Em vez disso, me bateram! Um batalhão após o outro veio a mim, alguns montados à cavalo, outros de armadura. Perguntaram-me : 'Quem é você?' 'Essav,' repliquei. Ao ouvir isto, começaram a me bater, e gritei: 'Deixem-me em paz! Sou o neto de Avraham!' Ignoraram minhas súplicas e continuaram a me chicotear. 'Sou o filho de Yitschac!' Não me deram atenção, mas desferiram golpes sem dó. 'Sou o irmão de Yaacov. Ele retornou após vinte anos de ausência, e quero ir ao seu encontro!' Assim que mencionei seu nome, pararam de me bater, dizendo: 'Você é o irmão de nosso amigo Yaacov. Por causa dele deixaremos você ir!'. Um segundo e terceiro grupo armado marchou em minha direção, para me bater, e só me soltaram quando mencionei seu nome. Recebi um número suficiente de pancadas!"

Yaacov compreendeu que D'us havia enviado exércitos de anjos para amedrontar Essav.

Essav quis saber: "De quem são todos esses rebanhos vindo em minha direção?" "São um presente para você," respondeu Yaacov.

"Tenho muito. Guarde o que quer que seja teu!"

Com estas palavras Essav admitiu que Yaacov pode ficar com as bênçãos de Yitschac legitimamente.

"Por favor, fique com meu presente," insistiu Yaacov. "Considero meu encontro com você tão grandioso quanto meu encontro com o anjo que derrotei. Aceite meu agrado, pois D'us foi gracioso comigo e tenho tudo."

Finalmente, Essav aceitou o presente de Yaacov.

(Ao descrever suas posses Yaacov diz: "Tenho tudo", ou seja, tudo que necessito. Isto é a característica de um tsadic. Não importa o quão muito ou pouco possui, sempre está satisfeito, pois sente que o que quer que tenha é tudo o que necessita. Porém perversos como Essav, falam de maneira arrogante: "Tenho muito", enfatizando a abundância de seus bens e proclamando que acumularam muito, mas nunca o suficiente, pois são constantemente consumidos pela ganância.)

Obs.: É interessante notar que dizer TENHO  MUITO de TENHO TUDO, são  termos diferentes de colocação.  Dizer TENHO  TUDO, é forma de  mostrar estar satisfeito com  o  que tem.  Dizer tenho muito, é uma forma de mostrar ostentação e a vontade de conseguir mais.

Hoje as  pessoas vivem assim. Tem muito, porém estão  querendo sempre  mais. Nunca estão satisfeitas.  Ao contrário, quanto mais tem mais querem.

Tanto  que alguns político ladrões, nunca param de engendrar formas de tomar ilicitamente o que é de todos. E ainda tem gente ingênua que diz: " fulano", fulano  não  vai roubar não. Ele tem MUITO! Ele não "precisa"!  Ledo engano. Quem diz que  não  "precisa" e quem tem muito, é quem quer tirar do  outro. Mas, tem pseudos religiosos assim também.

Você vai  na venda do "Joaquim" é um preço; você na venda do dito "religioso" é cinco  vezes mais o mesmo produto. A desculpa é que compra de fornecedor diferente. Mentira! É pura ganância. Prevalece da "religião"  para extorquir.

Devemos ser tsadikim também nos negócios. Nossa margem de lucro deve ser a ideal para manter o funcionamento do  nosso negócio, a fim de servir a clientela e gerir o  nosso bem estar sem ostentação.

Shabat Shalom!!!

Exibições: 46

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço