JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Porque Lemos o Livro de Jonas no Yom Kipur ?- Jayme Fucs Bar

Porque Lemos o Livro de Yona ( Jonas) No Yom Kipur?
Jayme Fucs Bar
È de costume em Yom Kippur ler o Livro de Yona (Jonas) , Mais Por que?
Conta a passagem bíblica, que Yona será enviado pelo Criador para ajudar ao povo de Nínive a ser perdoado. em vez de Yona cumprir essa importante tarefa ele resolve fugir de suas responsabilidades e como sabemos vai ser salvo pela boca de uma Baleia, que o leva de volta a cidade de Jaffa.
Claro que a primeira pergunta é por que Yona foge do Criador?
A resposta é que Yona não foge do Criador e sim ele foge de si mesmo !
Ninive é um inimigo mortal de Israel, e Yona odeia esse povo, e não deseja a paz com ele, ao revês ele prefere a morte do que ter que trazer ao povo de Ninive uma mensagem de Paz e a crenças em um Deus Unico.
O que é interessante que essa será a primeira vez que aparece no relato Bíblico esse conceito onde o Criador não é um Deus particular de Israel e sim de todas as Nações!
Mas para Yona o nosso Profeta, seu Odio a Ninive é algo insuportável dentro de si, algo incontrolável, mais mesmo com todas as dificuldades o Criador vai ajudar a Yona a compreender que é possível perdoa e também ser perdoa-do.
Esse encontro que vai ser determinado pelo Criador entre o povo de Ninive e Israel vai ser supreendente, pois o povo de Ninive irão receber Yona de braços abertos e Yona vai finalmente entender que o verdadeiro perdão não é o que fazemos a Deus e sim um com o outro, entre nos seres humanos.
Ler o livro de Yona em Yom Kipur nos ensina que não devemos fugir de nossas nossas responsabilidades humanas perante ao outro, fugir dessas responsabilidades nos leva sempre a marés de tempestades e turbulências, mesmo com essa nossa grande dificuldade de pedir perdão ao outro é importante cumprir esse ato, mesmo sem saber se seremos perdoado .
Essa é a grande mensagem do Yom Kipur ,que nos mostra na Historia de Yona como até nos maiores ódios e desumanização que temos um com o outro podemos perdoar e ser pedoado!
Se cada um parar e refletir vamos descobrir como essa historia de Yona é ainda muito atual nos dias de Hoje!

Exibições: 151

Responder esta

Respostas a este tópico

Porque Lemos o Livro de Jonas no Yom Kipur ?- Jayme Fucs Bar

Porque Lemos o Livro de Jonas no Yom Kipur ?- Jayme Fucs Bar

Muito bom texto!

Podemos aprender nesse episódio de Yoná que, Hashem não faz acepção de pessoas. Hashem não discrimina pessoas ou povos. Que para o Eterno, até os egípcios que foram engolidos pelo mar de Junco, quando Israel fazia a travessia à seco, Hashem reprovou o cântico de Israel, dizendo: Não sabeis que eles também são minhas amáveis criaturas?"

E, também que, não importa se o povo é idolatra, se o servo de Hashem está à disposição para revelar ao mundo os juizos Divinos, deve ele atender sem pestanejar e sem emitir os preconceitos do pensamento humano.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço