JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

  

 
Se existe, como funciona a Providência Divina?
Resposta:
O universo é uma sinfonia; D'us é o maestro. Cada átomo, cada sopro de vento, cada grão de poeira é localizado e dirigido pelo supremo computador - D'us. Isso é Divina Providência - o conceito de que D'us não criou o universo e depois Se afastou para vê-lo arruinar-se por si mesmo, mas que Ele permanece ativamente envolvido, puxando alavancas, apertando botões e ligando chaves por detrás do cenário.
Por que Ele faz isso? Uma clássica história chassídica explica. Um rebe certa vez viu uma folha cair de uma árvore e voar até o chão. Ele perguntou à folha: "Por que você caiu?" A folha respondeu: "Não sei - meu galho sacudiu-me para fora."
O Rebe perguntou ao galho por que sacudira, e a resposta foi o vento. O vento não soube dizer por que soprara o galho, exceto que tinha sido libertado pelo seu anjo chefe. O anjo, por sua vez, disse ao Rebe que tinha recebido ordens do Próprio D'us para ventar. Então o Rebe fez a pergunta a D'us, e recebeu esta resposta: "Apanhe a folha." O Rebe apanhou-a da terra... para encontrar um pequeno verme abrigando-se na sombra formada embaixo da folha. Tudo - até o cair de uma folha - acontece por uma razão, e cabe a nós e nossa mente descobrir ou reconhecer a administração de D'us por detrás de tudo.
Por que Ele não Se envolve mais, ou menos? Bem, se D'us Se envolvesse mais na vida cotidiana, Ele teria de começar a fazer milagres. E Assumir um papel mais dominante e agressivo na direção das ocorrências do universo é inversamente proporcional ao nosso Livre Arbítrio: quanto menos D'us estiver diretamente envolvido, mais liberdade temos, e quanto mais D'us está envolvido, menos liberdade teremos. Em outras palavras, se D'us começasse a atirar relâmpagos nos bandidos, teríamos a opção de fazer coisas más? Não. Mas por outro lado, nem D'us deseja estar totalmente não-envolvido. Portanto, Ele controla as pessoas - Ele controla a natureza. Se, por exemplo, Ele sabe que aquele lugar para onde você está indo não é bom para você, Ele não manda um raio - mas talvez envie um pneu furado.
Como funciona a Providência Divina? É bom não confundir: Divina Providência com negligência pessoal.
Se você ignorar seu despertador, levantar tarde e perder o ônibus para o trabalho, isso não é Divina Providência - é negligência pessoal. Se, entretanto, você pular da cama cedo, mas seu aquecedor está quebrado e você perde tempo chamando o eletricista ao invés de tomar banho, depois corre pela rua até o ponto do ônibus bem a tempo de vê-lo saindo, D'us está tentando dizer-lhe alguma coisa. Da mesma forma, se você faz algo descuidado, como consertar algo em casa no topo de uma escada de mão, cai e quebra a perna, não culpe D'us por isso! Ele não fez isso, você o fez. D'us não intervém diretamente na tomada de decisões pessoais - se Ele aparecesse com um milagre a cada vez que fizéssemos algo tolo, não haveria conseqüências e não aprenderíamos nossa lição.
Basicamente funciona assim: eventos e coisas que não podemos controlar são Providência Divina - o clima, a física, as leis da probabilidade. Eventos e coisas que podemos controlar não são - disciplina, responsabilidade. Se algo não dá certo, é porque D'us está lhe dizendo que é melhor que seja assim.
Você já teve uma idéia que apareceu na sua cabeça, vinda do nada? É D'us tentando dizer-lhe alguma coisa. Um exemplo clássico é o motorista, altas horas da noite, perdido no meio do nada. Nem uma alma à vista. De repente, aparece um táxi. O taxista encosta, o motorista aproxima-se e diz: "Graças a D'us você apareceu!" Com um olhar distante, o taxista responde: "Nunca passo por aqui - mas por alguma razão decidi fazer este caminho hoje..."
Isso é Hashgachá Pratit, Providência Divina. Mas isso significa que D'us controla o taxista? O que aconteceu ao seu Livre Arbítrio? Nada. Ainda está intacto. É que D'us inseriu em sua mente o impulso de fazer uma rota diferente, e ele teve o Livre Arbítrio de agir assim ou não, o que felizmente fez.
A palavra hebraica para "anjo" é "malach," que literalmente significa "mensageiro" ou "agente" e geralmente, D'us não envia anjos verdadeiros para fazer coisas para outrem - Ele envia a nós. Portanto, da próxima vez em que você tiver estas idéias "vindas do nada," ponha-as em ação - você se espantará com os resultados.
 
Fonte: Shaarei Bina

Exibições: 17

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço