JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana


                   

O Mundo todo conhece bem a história de Moisés como o grande profeta, que subiu no Monte Sinai para receber a Torá. Sera no Monte Sinai que ele vai receber os 10 mandamentos e escrever  junto a presença de Deus os primeiros cincos livros da bíblia.

As correntes religiosas monoteístas, vêem na Torá como uma expressão perfeita de Deus no mundo. Será que a Torá realmente expressa o reflexo da perfeição de Deus no universo? Será  que realmente Deus participou na escritura do texto bíblico? Acho que não…. Eu vou tentar debater essa crença na minha logica pessoal. Eu não nego a existência de Deus mas se existe alguma coisa que pode ser chamado de Deus, não é aquilo que esta na bíblia.

Antes que debatermos vamos ver o que a gente pensa em comum no sentido de Deus:

1-       Deus é único e ele e a única coisa no universo que podemos chamar de Um.

 

2-       Deus é perfeito e não tem defeito se tem defeito não pode ser Deus.

 

3-       Deus vai além dos nossos conhecimentos e bem além da nossa capacidade de tentar entender ou definir algo em relação a ele.

 

4-       Deus é além da nossa definição e expressão lingüística.

 

 

Se concordamos ate agora vamos continuar….

 

No meu ponto de vista (eu não exijo que ninguém pensa assim),se Deus é perfeito provavelmente a existência dele no mundo tem que ser refletiva em coisas perfeitas, coisas que não podem ser mudadas.

Se você pegar uma pedra e larga ela, com certeza a pedra cai, se você ferver a água no fogo a água vai evapora e vai se transformar em gás. Essas são as leis da natureza regras perfeitas. Integras que não da para escapar delas.

As leis naturais e os fenômenos da natureza são exemplos da presença de Deus no nosso mundo material. É verdade que Deus esta também nos defeitos porem não é uma forma perfeita dele. Quero dizer que se o próprio Deus escreveu a Torá então a Torá terá que ser perfeita em todos os sentidos.

Então existe um problema logico em pensar que Deus é sobre natural e ao mesmo tempo existe em tudo, e pode intervir na humanidade como passa os textos bíblicos.

1-    A bíblia não tem existência atemporal

Se realmente Deus esta na bíblia a bíblia deveria ser relevante em muitos sentidos até hoje. Acontece que a bíblia foi escrita para as pessoas daquela época por isso que muitos assuntos que estão comentados na bíblia perderam o nosso conhecimento e compreensão.

 A bíblia tinha um objetivo claro que era lutar contra o mundo pagão, questão que hoje já não é muito relevante pelo menos no mundo ocidental. A bíblia comenta sobre 613 leis que temos que cumprir, no entanto mais da metade dessas leis são impossível de se cumprir hoje.

Se Deus escreveu a bíblia, a bíblia teria que ser escrito numa forma mais clara para que as pessoas de todas as gerações pós bíblicas pudessem entender e usar no seu dia dia.

 

 

2-    Problema filosófico

Argumentar que Deus está pessoalmente nas histórias bíblicas vem contradizer a afirmação que Deus significa perfeição. Na bíblia Deus esta sendo apresentado como se fosse um dos Deuses da mitologia grega: ele tem raiva, interesse, ele fala com Moisés, e se pode inclusive  negociar com ele. Na bíblia Deus tem vontades e necessidades.

 Vontades e necessidades significam falta de perfeição e defeitos.´´ Não é bom que o homem esteja só´´(genesis capitulo 2) , Será que já no capítulo dois de Gênesis Deus cria o homem e admiti que tenha feito um erro de não ter criado a mulher?

3-    Os estudos modernos

O problema da Torá é principalmente no sentido das comprovações dos estudos históricos. Apesar de não ser o propósito do livro, a bíblia não é confiável nos detalhes históricos. Temos muitos exemplos como: A história da criação do mundo e a história da arca de Noé já eram histórias conhecidas por outras culturas e foram copiadas e adptadas nas histórias bíblicas.

Os primeiros cinco livros da bíblia é datada a 1200 a.C. grande parte dessas historia já existiam na babilônia e em outras regiões do oriente médio e provavelmente influenciaram os escritores da bíblia. A outra questão é o fato que o mundo existe 2.5 bilhões de anos pela ciência e não 5774 anos. Fora os milagres que a ciência não admitiu têm vários eventos bíblicos que a arqueologia e a pesquisa moderna contradizem os fatos bíblicos.

4-    Na minha logica

Se o próprio Deus escreveu realmente a bíblia para a humanidade a influência da bíblia sobre o mundo devia ser positiva. Mas se pensássemos bem sobre a influência mundial da bíblia a gente perceberia quanto sofrimento e dor a bíblia trouxe a humanidade.

Eu sei que em muitos sentidos a bíblia deu também muita alegria as pessoas, mas também é importante pensar que dentro do contexto geral esse livro foi em muitas vezes mal interpretado, dando autoridade e legitimidade para matar e tirar os direitos da liberdade e da dignidade de muitos seres humanos.

Por mais que possa parecer estranho o povo judeu o criador da bíblia, é que vai mais sofrer através da história com esses tipos de autoridades religiosas institucionalizadas.

É importante dizer a todos aqueles que estão lendo esse artigo para que não se assuste, pelo fato que um ou mais ser humano provavelmente tenha escrito a bíblia, isso não significa que esse livro perdeu o valor, ao contrário! O judaísmo pode continuar seguindo com a cabeça erguida e orgulhoso dessa magnifica obra que é a Torá, que possui uma enorme complexidade de pensamentos e valores humanos, sendo sem dúvida parte integral da história e da cultura desse povo tão especial que é o povo judeu.

Exibições: 907

Responder esta

Respostas a este tópico

Esse artigo foi escrito pelo meu filho Oren que esta passando um ano no Brasil. O texto foi um pedido de encomenda por um de seus estudantes de hebraico avançado. Oren se dedica muito aos estudos da história judaica e de Israel, mais é apaixonado pelos estudos dos textos bíblicos

Oren,

Parabéns pela lucidez do seu artigo. Importante lembrar que o estudo dos textos bíblicos devem ser interpretados a luz do contexto social da época.

Também, não devemos ficar tímidos diante questionamentos e dúvidas sobre a coerência de determinadas passagens bíblicas.

Quanto as 613 mitzvot; poderão ser cumpridas na íntegra se o individuo é um ermitão e não vive em sociedade.

Eu também, caro Oren; tenho grande estima pela TORAH e por seus valores de ética e justiça, quando estudada a luz do nosso tempo. 

Shabbat Shalom. 

Também não acredito na Torah como escrita por D'us como estou a escrever este texto.
A Torah é sagrada, não por ser ditada "ipsis literis" pelo Et-rno, mas porque ela (assim como o Tanach, o Talmud, os textos de Cabalá) são a interpretação que nosso povo e nós vamos acumulando sobre D'us, sobre nós mesmos. Mas também sobre os valores e condutas que devemos tomar como bnei israel v'benei adam. Penso no Judaísmo como uma cosmovisão interpretativa constante. E é essa sua riqueza. Não precisamos de dogmas mas de insights, nem de respostas e sim de questões.

Quanto a D'us penso-O mais ou menos como pensou Espinosa. E gosto particularmente d'imaginar a partir de uma reflexão sobre duas das nossas formas mais comuns de O nominar: Elokim é sua "manifestação" na Natureza, que podemos sentir, perceber e refletir a partir de. Como se fosse Seu "corpo". O Todo.
E Amonai é o que nos transcende, c'apenas suspeitamos, que refletirmos sobre. Como se fosse Sua " mente". É o tudo.

Parabéns ao seu filho pelo excelente artigo.

A toda pergunta, a resposta está na torá.

Um texto lindíssimo. De certeza que leu Bento Espinosa e fez muito bem.

Parabéns para OREN !!!

Quando puder e quiser agradeceriamos sua visita no Bnei Chalutzim de Alphaville-SP , para um bate papo com a comunidade no nosso Moadón Café.

Um abraço,

Luis Angel Eretzky

011-99622-1759

011-4195-2122

Penso que toda essa forma de ver Deus único e perfeito, controlador de todo universo seja fruto de uma humanidade ainda um tanto infantil, que nescessita amadurecer.

No meu dia dia após esses anos de vida percebo, que existe no mundo realamente uma relação de causa efeito.

Existe uma inteligência no Universo.

Penso que as filosofias Indus são mais evoluídas na elucidação destas questões.

O conceito de Purusha e Prakriti, no Sankhya me parece que acrescenta mais profundidade a estes questionamentos.

Parabéns pelo texto! Filho de peixe peixinho é! rsssssssssss

Parabéns! Acho muito importante ressaltar que os textos da biblia foram escritos por muitos judeus e nenhum deus. Por exemplo, ontem na sinagoga humanista de Curitiba discutímos sobre um verso da Parashat do dia, Exodo 10:1: "Depois Yahve disse a Moisés: 'Vai a Faraó, porque tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles ...'” – o ultimo desses sinais sendo a matança dos primogênitos das famílias egípcias! Que deus estranho que faz o Faraó cometer erros para depois castigar os inocentes pelo erro do líder deles, contrariando a propria lei desse deus: "Os pais não serão mortos em lugar dos filhos, nem os filhos em lugar dos pais; cada um morrerá pelo seu próprio pecado" (Deuteronômio 24:16)! E se esse deus tem o poder de endurecer os corações dos lideres, porque não amaciou o coração de Hitler? No holocausto morreram 1.400.000 crianças: detalhes de mais um plano grandioso de Yahve ...?

CAI DE MADURO...

Eu tenho um amigo ( médico), crítico em matéria de religião ( diz não aceitar muitas coisas da bíblia).Quando mostrei este artigo sobre a Torah,ele maravilhou com a explicação,achou ótima.Ele disse: " se todos explicassem desta maneira,a bíblia seria mais compreendida dentro da razão,e as pessoas entenderia melhor Deus".

Sobre a existência de Deus na Torá por Oren Fucs Bar

De acordo com Espinosa: 

* Tractatus Theologico Politicus.(1670) 

" Natura naturans, entende-se o que é em si e é concebido por si mesmo, ou tais atributos da substância como expressar uma essência eterna e infinita, que é ... Deus, na medida em que ele é considerado como uma causa livre. 
Natura Naturata, tudo o que decorre da necessidade da natureza de Deus, ou a partir de atributos de Deus, isto é, todos os modos de atributos de Deus na medida em que são consideradas como as coisas que estão em Deus, e não pode nem ser nem ser concebido sem Deus "

Responder à discussão

RSS

© 2018   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço