JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Há dois tipos de alimento: o alimento espiritual e o alimento  da matéria.

  O alimento da matéria é essencial para manter o  corpo vivo que serve de abrigo para a alma que nele está.

E o alimento espiritual é o que ilumina a alma,  desenvolve a alma para sua elevação  para o Holam Rabá.

Assim como  tenho  fome de pão, dos nutrientes e sais minerais para manter o  corpo vivo; e, assim, como  tenho sede de  água para manter o corpo em equilíbrio e dar fluidez aos nutrientes que navegam pelo  corpo  através da corrente sanguínea, chegando  até as células responsáveis pela sintetização  das proteínas para alimentar os tecidos e seus sistemas;

Assim, minha alma tem fome de pão (Torá) (Palavra de D'us)  que mantem a chama (o desejo) da alma de habitar o corpo e de fazer a Vontade do Eterno e de se elevar para um posterior encontro com o  Eterno, e  também sede de água, da água da Torá, que é a fluidez do espírito para sintetizar e absorver os ensinamentos e pratica-los enquanto durar a estadia neste mundo físico, neste mundo de ilusão.

Os anos passam, a idade chega, e não  temos neles contentamento. Porque?  Está escrito: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade; antes que venham os "maus" dias e cheguem os anos dos quais venha a dizer: não  tenho  neles contentamento". Livro de  Eclesiastes capítulo  12: 1

"antes que cheguem os "maus" dias...   Porque "maus" dias?  Porque entendemos como  "maus" esses dias que não  podemos mais fazer algo com prazer. Porque perdemos nosso vigor físico.  O corpo já está velho e cansado. Perdemos nossa capacidade de agir.  Os reflexos já não  são  mais frequentes. Há muitas limitações.

Então , devemos lembrar do nosso Criador na nossa mocidade, porque, na nossa mocidade ainda temos vigor, disposição, para exercer atividades de qualquer natureza.

Mas, quando realmente somos jovens?  Só  quando somos de tenra idade?  Não. Somos jovens quando temos SÁUDE.   Ainda que o  corpo esteja enrugado, mais se estivermos com saúde, ainda somos jovens.  Josué, avançou com as  tribos de e tomou  posse da sua herança, porque ainda estava jovem, apesar da sua avançada idade.

De modo que os dias passam, e  passam voando.

E a minha inquietude, é por não  estar fazendo as atividades que agradam a D'us. Atividades estas, cujos resultados enobrecem a alma, elevam-na à presença do  Eterno, preparando-a para o  Holam Rabá.

Gosto de participar de atividades que auxiliam pessoas menos favorecidas como: visitar orfanatos, distribuir gêneros alimentícios; visitar pessoas acamadas, levando  uma palavra de esperança,  ou mesmo fazendo companhia por momentos de visita. Auxiliar no tratamento, dando conforto. Fazendo a barba daqueles que não  podem se mexer adequadamente, cortando o cabelo, para não  ter aparência de moribundo, dando uma prédica, baseado nos ensinamentos da Torá, fazendo a pessoa  lembrar dos tempos que ela podia estar  em atividade.

Todos esses desejos me  deixam angustiados, por não ter encontrado uma instituição que me envolva e me permita fazer esse trabalho.  Estou  como  um relógio  sem "pilha" , ou sem corda, parado no tempo por  falta de atividades.

É claro que todo esse trabalho requer um preparo, e é esse preparo que sinto falta.  E de  uma liderança que esteja envolvida, acompanhando  o nosso trabalho.

Porque?  Porque chegará os "maus" dias que não  mais poderei fazer nada, e estarei a lamentar o tempo  que podia fazer e não  fiz.

D'us não  se  importa com a religiosidade em si. D'us se importa com aqueles que fazem pelos necessitados de qualquer espécie.

Chico Xavier, Madre Tereza de Calcutá, e tantos outros; alcançaram bom testemunho  diante do mundo, porque as suas obras foram destacadas pela ajuda ao próximo. Independentes de seus credos religiosos.  É claro que, tendo conhecimento da forma correta do protocolo  que inicia-se essas atividades, melhor e mais adequado será.     

O fato é que; perdemos tempo com futilidades e problemas  de fabricação  humana, tipo;  preconceitos e metodologia dogmáticas e esquecemos do principal.  

O tempo vai  passando e o nosso passado vai ficando vazio  daquilo que realmente  importa. 

Estou à procura de um lugar religioso que realmente se importe com meu estado emocional, angustiante, da necessidade de fazer o que posso enquanto ainda jovem (COM SAÚDE).  Porque, ficar como  espectador em um ambiente, apenas repetindo a mesma coisa, leva ao  tédio  espiritual e  a atrofiação   das faculdades que auxiliam o exercício das atividades  da alma e do corpo.

As pessoas falam:  "ele é tímido" . Depende; se  me deixam à vontade, se não  noto preconceitos, discriminação  e  julgamentos, minha timidez desaparece e  meu  potencial  se destaca. Tudo é uma questão de oportunidades.

Oxalá, as pessoas de bem e de "espírito" voluntário, percebam que o  tempo  urge e as necessidades da alma precisam ser atendidas com as "vitaminas" da  Palavra de D'us e do bom exercício para manter corpo  e  alma em boa forma.   

E que o Eterno  lembre-se de mim para o meu  bem. E retire as "barreiras" que impedem o meu desenvolvimento.       

SHABAT SHALOM.

Exibições: 64

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço