JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Eu sempre tive muita curiosidade sobre a História de Lilith principalmente de entender o porque ela foi tirada do livro de Gêneses, E, porque a transformaram num demônio e numa feiticeira.
Já algum tempo estava pensando em escrever uma nova versão do que entendo sobre a Historia de Lilith, espero que seja útil a todos vocês! Tenho a certeza que muitos nunca ouviram falar sobre essa figura misteriosa de nome Lilith, que seria a primeira mulher de Adão, que veio do pó como ele, mas descrita nos livros e nas lendas como uma mulher que foi amaldiçoada pelo Criador e a transformou num demônio.
Eu sou Judeu que não acredita em demônios, diabos, infernos e sim acredito somente no Criado o Único que é responsável por tudo em nossa existência, com certeza podemos entender e contar a história sobre Lilith de forma diferente e aqui apresento a minha versão.
No contexto Judaica Lilith seria anterior a Hava (Eva), considerada a primeira mulher de Adão, e viviam no Jardim do Éden ,e foram criados como está escrito na Bíblia a imagem e semelhança do Criador.
Adão e Lilith assumiram uma união carnal, ela levará Adão ao delírio, que vai desejar Lilith como nunca, e com o tempo seus desejos por ela somente crescerá, será tão grande que vai levar a se distanciar do Criador, venerando somente o seu prazer por
Lilith.
Lilith se vê uma mulher de igualdade na sua relação com Adão, e exigirá a sua liberdade de escolha, mas Adão somente aceitará que essa relação fosse de seu jeito, mas Lilith jamais vai aceitar esse domínio.
A exigência maior de Lilith era que ela também ficasse por cima de Adão, mas Adão não a escutava e nem mesmo a compreendia, somente via os seus desejos e suas necessidades e isso vai deixar Lilith desapontada e inconformada com Adão.
Lilith deve ter perguntado a Adão!
“Por que devo deitar-me embaixo de ti? Contudo, eu também fui feita de pó por isso somos de iguais direitos”.
O Conflito entre Lilith e Adão vai se agravar cada vez mais e ela decide pela separação, mas Adão, não aceitava, e mesmo apaixonado pela sensualidade e beleza de Lilith, Adão acreditava que essa era a ordem e a forma natural de se relacionar,Lilith queria seus direitos, sua liberdade e sente como está longe Adão de entender sua condição de igualdade.
Lilith se revolta! Aclama pelo Criador pede sua intervenção, mas parece que o Criador já tinha novos planos para Lilith e a deixa a seguir seu rumo e ela vai abandonar o Jardim do Eden , e seguirá para uma aventura a procura de sua liberdade.
Esse é o primeiro divórcio na história da Humanidade, onde o Juiz e o Todo- poderoso aceita essa separação!
Adão se sente triste, traído, abandonado e o Criador vê o sofrimento de Adão e o oferece a ele uma nova mulher Hava (Eva) uma mulher diferente daquela que foi Lilith!
Adão vai ter uma nova mulher dentro de seus moldes, mas não deixa de sonhar todas as noites com Lilith e a procura por todos os lugares do Eden sem poder encontra-la, Adão não sabia que ela fugiu para o deserto e chegou até o mar vermelho.
O Criador que a levou para longe de Adão no meio do deserto oferecerá a Lilith o direito de viver num mundo do livre arbítrio, antes mesmo do "pecado original” de Adão e Hava .
Lilith ganhará sua liberdade, mas a vida toda terá que saber enfrentar um eterno desafio que será de sobreviver num mundo cheio de perigo, ameaças e preconceitos, mas essa será a oportunidade única de ser uma mulher livre e não mais subjugada.
Lilith somente deseja a sua liberdade e está disposta a pagar o preço de ser considerada por muitas culturas e tradições como um demônio, a feiticeira, uma vampira das trevas ou a amaldiçoada coruja da noite, mas as Culturas antigas necessitam demonizar
Lilith , pois ela é uma ameaça ao sistema patriarcal predominante até os dias de hoje.
O Criador que é o Único responsável por tudo em sua criação, seu objetivo é o equilíbrio e vai fazer que Lilith tenha um novo homem, na verdade, um anjo de nome Samael considerado nas culturas antigas um “Anjo das trevas” mais não existe "anjos das trevas"
no mundo dominado pelo Criador.
Samael será o amante ideal para Lilith , que dará à luz a toda uma descendência de Lilioth " , que vivem e estão espalhadas por todo o mundo, onde dizem que podemos identificar os seus descendentes nas mulheres de grande sensualidade, inteligência, de postura rígida que não se deixam dominar pelos homens.
Diferente do que foi escrito em muitas histórias, fábulas e contos o Criador Jamais abandonou Lilith ao contrário, o Criador a protegeu e deixou muitas "Lilioth" presente entre nos!
Acreditem elas não são demônios, são frutos do Criador e ela pode estar aí nesse momento ao seu lado!
Fonte :
O livro de Lilith - Barbara Koltuv
Lilith, a Lua Negra - Roberto Sicuteri

Exibições: 56

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço