Ibn Yahya - O Cavaleiro Negro

Ibn Yahya - O Cavaleiro Negro
Jayme Fucs Bar
Quando visitei Portugal pela última vez e estava passeando pelas lindas muralhas da aldeia de Óbidos, um de seus moradores me contou sobre uma pequeno e esquecido lugar bem proximo de Obidos de nome "Aldeia dos Negros"
Esse nome me chamou atenção principalmente pelo morador me dizer que era a aldeia dos judeus "Negros" e isso aumentou ainda mais a minha curiosidade e fui a procura de informações e vejam o que descobri.
Muitos anos antes da inquisição no principio do seculo XII vai surgir na historia de Portugal um dos heróis de sua independência de 1139 o Judeu Ibn Yahya Ben Rabbi homem de confiança de D. Afonso Henrique que foi o seu fiel conselheiro e chefe das finanças.
Ibn Yahya Ben Rabbi também tinha o apelido de Yahya "o Negro", por ter sua pele muito morena pois sua origem era dos judeus da antiga babilônia, não se sabe muito as causas porque vai abandonar os muçulmanos para prestar seus serviços e fidelidade a D. Afonso Henrique.
Se sabe que Yahya dominava vários idiomas entre eles o árabe e sua cultura e isso vai servir de grande ajuda aos portugueses, Yahya vai ter um papel fundamental na independência de Portugal não só como estrategista político e sim vai ajudar a financiar as forças de D.Afonso Henrique na luta contra os Mouros ,por seus serviços vai ser nomeado para o cargo de chefe das finanças, e por reconhecimento de sua fidelidade e bravura será aclamado com titulo de Dom Yahya atribuindo lhe terras e o brasão de "Senhor da Aldeia dos Negros " e seu filho Ben rabbi Ibn Yahya será o primeiro rabino Mor de Portugal.
Portugal antes da inquisição por ironia será o país em toda Europa onde os judeus terão muitos direitos e regalias inclusive o poder de ser donos de terra e até título de fidalgo.
Durante 4 gerações a família e os descendentes de Ibn Yahya terão um grande papel na vida de Portugal, até que Portugal seja dominado pelo fanatismo e a ganância religiosa, a bestialidade da inquisição não só vai acabar com o judaísmo portugues mas em consequência vai levar essa grande nação a ficar por muitos séculos adormecida na sua própria escuridão.
  • Cesar Arevalo. - Benaiah Cabral

     Excelente! Valiosas recordações tanto do povo judeu, como de Portugal e a visão ampliada geral. Essas informações, que geralmente não aprendemos nos colégios e livros de história, convidam cada pessoa a se ver e ver seus semelhantes prioritariamente como consciências e pessoas humanas independentes na individualidade e totalmente dependentes na funcionalidade..