SEFARAD - Resgate de uma História.

Espaço Judaico Humanista destinado à SEFARAD.

Matérias, curiosidades, eventos e tudo mais que se refira aos Judeus Oriundos da Península Hibérica ou Império Otomano.

  • Elias Salgado

    Marcelo, bom dia.

    Parabéns pela brilhante iniciativa de criação de um grupo dedicado a cultura sefaradi

    Não sei se vc. conhece o trabalho q. eu e meu irmão David vimos realizando há vários anos - o projeto Amazônia Judaica: um site, dois blogs, um arquivo histórico digital e a Revista Amazônia Judaica, cuja próxima edição é sobre Pessach.

    Gostaria mt. de contar com sua colaboração neste projeto, assim como me disponho a fazer o possível para ajudá-lo no espaço aqui criado por vc.

    Abs.

    Elias

  • roberto carvalho

    PENSO QUE ESTES ESTUDOS E INFORMAÇÕES SERÃO DE GRANDE UTILIDADE PARA SE ENTENDER E CONHECER A VERDADE SOBRE OS MARRANOS OU ANUSIN . PRECISAMOS LUTAR PELO NOSSO RECONHECIMENTO POIS TEMOS NOSSAS ORIGENS E RAIZES JUDAICAS E ISSO NINGUEM NOS TIRA. PODEM ATÉ NOS DISCRIMINAR OU NOS REJEITAR MAS TROCAR O SANGUE QUE CORRE EM NOSSAS VEIAS ISSO ELES NÃO CONUNCANSEGUIRÃO

  • Marcos Moreira da silva

    Manifestação mundial Anussita

    26 abril 2012

    Neste dia o movimento nacional benei Anussim fará manifestação em todos os lugares onde existe concentração de Anussitas, uma manifestação para mostrar ao mundo judaico e secular nossa existência e reivindicar o retorno a religião e povo de Israel.

      Nossa iniciativa, e para mostramos ao mundo que e possível nos mobilizar em prol de uma causa justa, de herança histórica, genética uma herança cultural, a prova viva da imortalidade de Israel.

     Queremos que nos irmão se mobilizem em siti de relacionamentos com Orkut,feicebok e outros para manifestarmos neste dia em toda parte ,com faixas e cartazes,assinatura publica e entregarmos junto as autoridades de Israel pelo consulado.

    Onde houver comunidades os lideres devem enviar carta comunicado, a jornais e revistas  vamos fazer sem bagunça o maior barulho possível,ou seja estaremos em grande numero para marcar este momento único de defesa de no fé cultura e religião.

    Aqui em são Paulo nos organizaremos um pequeno seminário no período da tarde para apresentarmos possível solução política religiosa, com a presença de vários convidados nacional e internacionais.

     

  • roberto carvalho

    devemos mostrar a nós mesmos as nossas origens e raizes, vive-las intensamente e plenamente e, nosso retorno é principalmente o retorno espiritual, haja vista, que os ortodoxos e ultra-ortodoxos nos repudiam, descriminam. Vamos nos manter unidos mesmo que através de uma maquina e o tempo no levará e nos dirá o que fazer.

    shalom

  • Marcelo Barzilai

  • Shmuel de Mattos

     

    E de onde voces pensam ter vindo o antigo habito das donas de casa do Brasil de cozinhar as coisas na Sexta Feira, de limpar toda a casa e lavar as roupas? Sexta era “o dia da faxina para fim de semana”!

    O Rabino Sh'muel (Sam) Cohon, da Califórnia, me disse que em sua família havia uma empregada Brasileira que tinha o habito de se fechar em seu quarto todas as Sextas ao por do sol. Depois saia, meio desconfiada, e continuava as suas atividades. Desconfiado de algo, um dia seus pais foram checar o que havia e viram que em sua mesa havia uma pequena vela e um cesto de vime. Interpelada ela disse que a sua família tinha esse habito: Fechavam a casa, as portas e janelas, ascendia uma vela e punham uma cesta encima, Depois rapidamente apagavam a vela e abriam as portas; não sabiam por que faziam isso - e guardavam o segredo dessa "tradição familiar". Segundo o Sam Cohon, explicaram a ela detalhadamente o simbolismo e o ritual do Sábato e ela de ai em diante, passou a participar do Shabat com a família. Creio que essa moça retornou as raízes.

    Outro mito, difundido no Brasil, é que todos os "Degredados" eram Bandidos. Creio que se tornaram bandidos no Brasil/Brasília... Posto que a grande maioria deles fosse degredada por razoes politicas e religiosas. Por que temos tantos: Silva, Silveira, Siqueira, Pinho, Pera, Pinheiro, Carvalho, Serra, Ferro, Diamante, Rubim, Rubi, Cruz, Cão, Perez (direto de “Peretz”, rocha em Hebreu), Peres, Rocha, Pedreira, Pedrosa, Pedra, Simão, Simões, Leão, Lima, Limeira, Lobo, Lobão (não queria dizer esse) e o por ai vai? Isso sem contar os nomes que no Sul, especialmente em SC e RS, persistentemente seus detentores quase que brigam para serem identificados como “Alemães”, Sim são os mesmos nomes que aqui nos EUA estão ate com ambas as Canelas enterradas na Sinagoga? Goldberg, Livi, Levy, Simon, Posso ate compreender o problema Judio-Carioca, de que muito entre nos somos descendentes das bravas e altaneiras “polacas”. Mas não me meto nesse tipo de “En Krenk” posto que, sinceramente, subscrevo a ideia de que numa bela genealogia deve ser sempre temperado com Ladrões de Cavalos, Piratas e Polacas. Retornando ao tema, creio que no Brasil ha muito mais sangue Judeu do que nos EUA. Tai ai, a minha contribuição de um “dime”, de uma pataca para o blog. Shabat Shalom para todos. SdM

  • magno alves nunes

    OLA A TODOS SOU GAUCHO MORRO EM PIRATINI DIVIZA COM URUGUAI, MEU BISAVO ERA UM SEFARAD, MIGROU DOS AÇORES PARA O BRASIL