Davy Bogomoletz

Masculino

Santana de Parnaíba - SP

Brasil

Comment Wall:

Load Previous Comments
  • Thelmelisa Quevedo

    continuando...
    Eu pretendia me fundamentar em Rogers, sei muito pouco de Winnicott. Mas encontrei pontos de convergência entre os dois:
    • Winnicott fala do falso self, diz que as pessoas desenvolvem um falso self quando se deixam levar por outras pessoas. Winnicott diz que o self é saudável e tende a evolução, se for desenvolvido em situações adequadas, e Rogers diz algo parecido, inclusive que o papel do educador e do psicólogo é justamente facilitar esta condição e que o núcleo básico da personalidade humana tende à saúde.
    • Winnicott brigou ao longo da vida contra a submissão e Rogers a favor da autonomia. Dá na mesma?
    • Ambos acreditam que devemos deixar a pessoa “ser”, deixar que evoluam naturalmente. Como minha pesquisa é na área da educação, esta idéia se relaciona com a crença de que os alunos devem buscar o conhecimento livremente, e que estão em situação melhor decidindo por si, com o apoio dos outros, do que fazendo o que os outros decidem. Rogers vai contra a postura das pessoas que insistem em querer mudar o outro, controlar, transformar o outro em algo conveniente a si. Seria um sonho se as pessoas pudessem admirar o outro como se admira um pôr-do-sol, simplesmente deixar o outro “ser”. Rogers poetiza: Talvez possamos apreciar um pôr-do-sol justamente pelo fato de não o podermos controlar. Quando olho para um pôr-do-sol, não me ponho a dizer: “Diminua um pouco o tom do laranja no canto direito, ponha um pouco mais de vermelho púrpura na base e use um pouco mais de rosa naquela nuvem”. Não faço isso. Não tento controlar um pôr-do-sol. Olho com admiração a sua evolução.

    Bem é isto... A ajuda que peço, se possível, é uma indicação: quero saber se posso encontrar em Winnicott o que expus neste e-mail, e como começar a caminhada...

    Agradeço imensamente sua ajuda, pois de antemão seus textos já me ajudaram muito. Agradeço também o elogio em relação ao meu nome, e quanto ao sobrenome, tens razão! rsrsrs
    Por fim, agradeço as boas vindas!
  • Jayme Fucs Bar

    DAVY, FELIZ ANIVERSARIO DE PAZ SAUDE E MUITAS ALEGRIAS A VC E TODA A SUA FAMILIA.
  • Moises Storch

    Amigo! Muita saúde, chochmá e felicidade pros próximo 120!
    Abração,
    Moiche