JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Blog de Altamiro Galvão de Paiva -- junho 2017 Arquivo (6)

SHABAT – A Simbologia da Vaca Vermelha

Na tentativa louca de se obter o perdão dos pecados e a salvação, o homem procura um porto seguro para as suas ansiedades e vicissitudes. Em alguns casos se depara com uma falsa esperança religiosa, que o faz vítima dos seus sentimentos de culpa, necessitando que alguém na ficção, faça a correção e a purificação dos seus maus atos.

A Parashá deste Shabat é CHUKAT -…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 30 junho 2017 às 14:08 — Sem comentários

O CIRCULO, Um Conceito de Uma Nova Ordem

Um dia convidativo, nublado com uma chuvinha caindo na minha cidade outrora pacata do Nordeste Brasileiro. Resolvi ir ao cinema e curtir o filme O CIRCULO, para poder compreender melhor o porquê do nosso estágio humano, suas benesses e consequências dentro de uma sociedade de consumo, de ditaduras da estética, e das inconveniente mensagens subliminares da…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 29 junho 2017 às 10:34 — Sem comentários

SHABAT – Interrompendo o Circuito da Negatividade

A convivência humana demanda muita compreensão com situações que surgem no tempo e no espaço. De todo quadro de incertezas que a humanidade passa, uma delas profundamente nociva é a intolerância, que quebra todos os parâmetros da boa convivência e inspira o ódio, cujos resultados funestos nos deixam perplexos.

O Pensar Religioso que leva a cabo projetos…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 23 junho 2017 às 14:01 — Sem comentários

SHABAT – A Possibilidade de Subirmos as Alturas

Era um dia diferente para o Profeta Elias, na sua árdua tarefa de transmitir aos homens o desejo do Criador. Como qualquer interlocutor, tinha suas apreensões e medos, frutos dos desmandos de governantes injustos e tiranos que mais se beneficiavam, do que seguiam a vontade do Eterno ajudando ao povo.

Chegava o instante de experimentar no seu processo…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 16 junho 2017 às 17:06 — Sem comentários

SHABAT – Uma Ponte para a Eternidade

A inquietação torna-se uma constante no mundo da fisicalidade, onde desejos egoísticos e ações nefastas, tornam a convivência humana instável e a vida fica por um fio. Rumores de acontecimentos, violentos e intolerância religiosa fazem explodir homens, enquanto outros sucumbem diante da sandice em busca de um paraíso criado e inventado pelas teologias da…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 9 junho 2017 às 16:52 — Sem comentários

SHABAT – FONTE INESGOTÁVEL DE ENERGIA

O tempo é inexorável, rara as vezes ocorreram pausas no mundo físico, para que algo maior se concretizasse. O Sol certa feita, segundo a Torá parou no firmamento, e durante os 40 anos de peregrinação no deserto, as roupas e as sandálias dos retirantes Hebreus libertos do Egito, não envelheceram e foram preservadas, como se uma força maior parasse o grande Cosmos.

No…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 2 junho 2017 às 18:05 — Sem comentários

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço