JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Blog de Moshe Pitchon -- outubro 2015 Arquivo (3)

Pode o bem neutralizar o mal?

 

O Capítulo 18 do Livro do Gênesis descreve o dilema que surge quando as sociedades não só violam os direitos humanos de seus cidadãos, sino que ameaçam toda a civilização. Sodoma e Gomorra são o paradigma bíblico destas sociedades.

Os males destas sociedades, como o falecido Nahum Sarna, professor d’Estudos Bíblicos na Universidade de Brandeis explicou, não são os de desonrar ou ofender a Deus. O que desperta a ira da divindade não é a negligência de oferendas e sacrifícios,…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 29 outubro 2015 às 13:44 — Sem comentários

Religiões Abraâmicas?

Durante as próximas semanas, o currículo de estudo bíblico do povo judeu incidirá na figura de Abraão, o primeiro antepassado de Israel. Sua história, encontrada no livro bíblico de Gênesis ocupa cerca de catorze capítulos, ou cerca de vinte páginas.

"Mais do que qualquer outra figura patriarcal", - escreve a autora Amy Dockser Marcus- "Abraham continua sendo uma presença viva, uma parte familiar da vida quotidiana e na política do Oriente Médio. "

Estima-se que 54% da…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 23 outubro 2015 às 17:11 — Sem comentários

Domar a Criatividade

Como é contada pelos primeiros capítulos do livro do Gênesis, a história da criação é mal interpretado si é lida como um simples relatório sobre um momento no passado remoto quando o mundo foi criado.

Se criar quer dizer trazer à existência algo que não existia antes," no primeiro capítulo do Gênesis "criação" não se refere a um processo acabado, mas ao infinito processo criativo.

 

Tal como aprendemos diariamente, o universo não é…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 8 outubro 2015 às 17:32 — Sem comentários

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço