JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Blog de Manoel Ramão Ferreira Queiroz (26)

Nova professora de hebraico em Portugal: Shoshana Hovav

Os Bnei Anussim e as comunidades judaicas de Portugal receberam um novo professor voluntário de hebraico: Shoshana Hovav. Ensinar em Portugal é um tipo de retorno para Hovav, que pode traçar sua ascendência familiar de volta à comunidade judaica portuguesa, antes de sua expulsão no século XV.

Hovav, 70, nos enviou uma notável árvore genealógica da família Tzadik. Yosef ben Yakov, o patriarca da família, nasceu ao redor do ano 1075 na cidade andaluza de…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 15 junho 2017 às 1:02 — Sem comentários

A diferença entre paz e shalom

“O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz”. Esta é a bênção que a Torá instrui sair da boca dos Cohanim, os sacerdotes, para todo o povo de Israel.

Shalom” tem o mesmo significado da paz. A paz é a negação da guerra é um estado de não-violência. Shalom, no entanto, vem de “Shalem“, de “shlemut“, que significa plenitude e integridade. Shalom, para chegar a ser plenitude e integridade, pressupõe…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 10 junho 2017 às 20:58 — Sem comentários

O despertar dos cripto-judeus

Nos últimos anos, uma imagem nova e fascinante surgiu desses descendentes de judeus secretos que vivem hoje como cristãos, mas mantém as tradições de suas famílias que são indicações inequivocamente claras de suas origens judaicas. Apesar de que muitas gerações viveram em sigilo em relação ao seu verdadeiro patrimônio e apesar da assimilação ao cristianismo na América Latina, Espanha e Portugal, muitas famílias ainda mantém resíduos das práticas do judaismo, mesmo aqueles…
Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 5 junho 2017 às 2:11 — Sem comentários

O despertar dos cripto-judeus

Nos últimos anos, uma imagem nova e fascinante surgiu desses descendentes de judeus secretos que vivem hoje como cristãos, mas mantém as tradições de suas famílias que são indicações inequivocamente claras de suas origens judaicas. Apesar de que muitas gerações viveram em sigilo em relação ao seu verdadeiro patrimônio e apesar da assimilação ao cristianismo na América Latina, Espanha e Portugal, muitas famílias ainda mantém resíduos das práticas do judaismo, mesmo aqueles…
Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 5 junho 2017 às 2:05 — Sem comentários

Fundamentos da fé e tradição judaicas

A resposta deste mistério que muitos têm tentado decifrar e que tem sido objeto de muitas discussões ao longo dos anos requer uma certa compreensão sobre a religião judaica. Como a resposta, obviamente, não tem nada a ver com características peculiares físicas ou mentais do povo judeu, a explicação está relacionada a este indiscutível fato: ser judeu significa  pertencer a uma cultura onde estão fortemente entrelaçadas a religião, a tradição e a herança.  Através das provações e…
Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 5 junho 2017 às 2:01 — Sem comentários

Quem é considerado judeu?

           

De acordo com a lei judaica, apenas uma criança nascida de uma mãe judia ou um adulto que se converteu ao judaísmo é considerado um judeu. Como princípio, a religião judaica proíbe a coversão de não-judeus ao judaísmo, e só quem realmente provar que tem capacidade de se "amarrar" a fé judaica, será aceito ao judaísmo. Você nunca ouviu falar de uma cruzada judaica, porque nunca existiu uma ou nunca poderia haver um fenômeno desses, e qualquer…
Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 5 junho 2017 às 1:59 — Sem comentários

TRUMP COMPROMETE-SE EM "CONFRONTAR O ANTI-SEMITISMO"

 

O presidente norte-americano Donal  dTrump  comemorou o"Dia da Lembrança do Holocausto"com um discurso proferido no Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos. No seu discurso, Trump condenou os que negam o Holocausto e comprometeu-se em confrontar o anti-semitismo.
Esta visita realizada ontem pelo presidente norte-americano fez parte do programa de inauguração de uma nova secção do Museu - um centro de investigação e…
Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 1 maio 2017 às 19:27 — Sem comentários

OUTRAS SURPRESAS

As escavações já trouxeram à luz outras surpresas, como foi o caso de uma pequena tablete em pérola exibindo um candelabro judaico de 7 braços.
 
      Shalom, Israel!
                                   
                               

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 1 maio 2017 às 19:15 — Sem comentários

ISRAEL PAROU 2 MINUTOS EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

As sirenes soaram esta manhã por todo o Israel para evocar os 6 milhões de judeus assassinados durante o Holocausto. 
Todas as atividades e circulação automóvel pararam, ao mesmo tempo que cerimonias comemorativas vão sendo realizadas um pouco por todo o lado, com especial incidência na capital Jerusalém. …
Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 1 maio 2017 às 19:02 — Sem comentários

O Santo Graal no ‘armazém da Arca Perdida’ de Israel

Não se trata de um bunker secreto inexpugnável nem de um recinto fortificado sob a proteção do Tzahal, o poderoso Exército israelense, mas sim de um armazém na cidade de Beit Semesh, no Distrito de Jerusalém. O edifício de aparência anódina esconde um depósito misterioso, cortado por fileiras intermináveis de estantes com sarcófagos e ânforas, além de caixas de madeira das quais emergem capitéis. Uma decoração apropriada para a cena final do primeiro filme da saga cinematográfica de…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 4 abril 2017 às 21:22 — Sem comentários

judeus do Brasil

Jerusalém, 8 mar (EFE).- A Comissão de Imigração do parlamento de Israel questionou nesta quarta-feira as políticas do governo de Benjamin Netanyahu para conseguir um correta aclimatação dos emigrantes judeus que chegam ao país pr... - Veja mais em…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 9 março 2017 às 23:31 — Sem comentários

O que significa Santo dos Santos?

Deus deu a planta deste tabernáculo a Moisés e nele existiam algumas divisões e subdivisões. Existia uma divisão maior que era o páteo. Dentro do páteo existia uma área coberta dividida em duas partes. Em uma das partes temos o que chamamos de Santo Lugar. Ali os sacerdotes tinham acesso livre.

O Santo dos Santos (ou Lugar Santíssimo como também era chamado) era a outra subdivisão. Ela era a área mais restrita e ficava também na parte coberta do tabernáculo. No templo construído por…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 3 março 2017 às 22:54 — Sem comentários

O mundo está 98% pronto para o Messias”, ensina rabino

  Rabbi Mendel Kessin

Em uma pregação recente, diante de uma sinagoga lotada em Jerusalém, afirmou que o Messias já nasceu, e “o mundo está ‘98% pronto’” para recebê-lo.

O conferencista internacional defende que existe um processo de “retificação” em andamento, que seria necessária como preparação da chegada do Messias. Kessin explica que nesse “Plano Divino”,  desde que Adão pecou Deus pretende corrigir o mundo,…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 1 março 2017 às 23:59 — Sem comentários

Messias virá com sinal visível nos céus.

               

É bastante raro um jornal secular dar espaço para falar sobre a vinda do Messias judeu. Contudo, o Internacional Business Times, voltado para economia e negócios está falando sobre o assunto.

Em matéria publicada esta semana, destacou as previsões do Rabino Yosef Berger, líder da…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 1 março 2017 às 23:43 — Sem comentários

O Pleno Significado de Ser Jude

O conceito mais generalizado, e o que não deixa de ser apenas um resumo do que definimos por: ser “judeu” é uma consequência lógica da concepção e compreensão da vida, o que determina apenas uma fé e não um religião, como é concebida na atualidade a palavra “religião”, assim, determinamos uma distinção entre…
Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 23 fevereiro 2017 às 14:38 — Sem comentários

Profecia de Isaías 49 está se cumprindo em Israel, afirma ministério

Um emocionante vídeo mostrou a chegada de 72 Bnei Menashe [Filhos de Manasses] em Israel este mês. Muitos judeus fizeram orações de ação de graças ao Todo-Poderoso por tornar seu sonho realidade. Os membros desta comunidade residente na Índia alegam serem descendentes de judeus expulsos de Israel no 8º século a.C. para a região que hoje é a Índia.

No total, 102 membros da chamada “tribo perdida” entraram no país. Trata-se do maior grupo dos “judeus perdidos” a fazerem aliyah…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 22 fevereiro 2017 às 13:39 — Sem comentários

O ECLIPSE SOLAR TOTAL EM ISRAEL E SEU SIGNIFICADO PROFÉTICO

O eclipse solar que se aproxima, coincide com o Nissan 1, que é o primeiro dia do calendário hebraico (Êxodo 12:2). Foi a primeira mitzvah (mandamento) dado à recém-nascida nação de Israel,mesmo antes do êxodo do Egito, como preparação para a Páscoa (saída do Egito) que é comemorada nos dias 15 a 22 de Nisan.



Segundo a tradição judaica, um eclipse solar em Nisan 1 é tomado como um "sinal de julgamento para o mundo."

Para muitos estudiosos que…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 19 fevereiro 2017 às 14:50 — Sem comentários

A historia do povo Hebreu

A historia do povo hebreus conta com mais de 8000 mil anos. esse povo foi oprimido e perseguido em diversas épocas. vale lembrar.  No antigo Egito pelos assírios, filisteus, romanos, entre outros povos antigos, nessa época o objetivos era escravizar o povo judeus na era cristã os judeus foram perseguidos pelos cristão inclusive muitos judeus tiveram suas casa saqueadas e queimadas, e aqueles que não fugiram foram assassinados pelos cristãos. a perseguição se estendia por toda Europa. Na era…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 14 fevereiro 2017 às 21:47 — Sem comentários

Jerusalém está situada no sul de um planalto no Judeia, que inclui o Monte das Oliveiras (Leste) e o Monte Scopus

 

             (Nordeste). A elevação da Cidade Velha é de aproximadamente 760 metros. A grande Jerusalém é cercada por vales e leitos de rio secos (wadis). Os vales do Cédron, Hinom, e Tyropoeon se unem em uma área ao sul da cidade antiga de Jerusalém.[97] O Vale do Cédron segue para o leste da Cidade Velha e divide o Monte das Oliveiras a partir da cidade propriamente dita. Ao…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 11 fevereiro 2017 às 21:44 — Sem comentários

Ponte das Cordas

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 11 fevereiro 2017 às 21:30 — Sem comentários

© 2017   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço