JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Na sua forma atual, o judaísmo humanístico foi fundado em 1963 pelo rabino Sherwin Wine. Como um rabino instruído através do judaísmo reformista, com uma pequena congregação secular, não-teísta em Mi…

Na sua forma atual, o judaísmo humanístico foi fundado em 1963 pelo rabino Sherwin Wine. Como um rabino instruído através do judaísmo reformista, com uma pequena congregação secular, não-teísta em Michigan, Wine desenvolveu uma liturgia judaica que refletia seu ponto de vista filosófico de sua congregação, enfatizando a cultura judaica, história e identidade, juntamente com ética humanista, excluindo todas as orações e referências a Deus. Sua congregação desenvolveu no Templo Birmingham, agora em Farmington Hills, Michigan. Logo uma antiga congregação reformista em Illinois, bem como um grupo em Westport, Connecticut começou a acompanhá-lo.

Em 1969, estas congregações e outros se uniram organizacionalmente, sob a égide da Sociedade para Judeus Humanistas (SHJ - Society for Humanistic Judaism). A sociedade tem 10 000 membros em 30 congregações espalhadas por todo os Estados Unidos e Canadá.

O Instituto Internacional do Judaísmo Secular Humanista foi fundado em 1986. É o centro acadêmico e intelectual de judaísmo humanístico. Foi criado em Jerusalém em 1985 e, atualmente, conta com dois centros de atividade: um em Jerusalém, Israel e outra em Lincolnshire, EUA. O rabino Adam Chalom é o decano da América do Norte. O instituto oferece programas de formação profissional para porta-vozes, educadores, líderes (também conhecidos em hebraico como madrikhim/ot ou em iídiche como vegvayzer), e rabinos, além de suas publicações, seminários e colóquios públicos para leigos.

Exibições: 55

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2019   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço