JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

“O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz”. Esta é a bênção que a Torá instrui sair da boca dos Cohanim, os sacerdotes, para todo o povo de Israel.

Shalom” tem o mesmo significado da paz. A paz é a negação da guerra é um estado de não-violência. Shalom, no entanto, vem de “Shalem“, de “shlemut“, que significa plenitude e integridade. Shalom, para chegar a ser plenitude e integridade, pressupõe de um estado de tranquilidade, apoio, paz, calma, harmonia e amizade. O conceito de shalom deixa sua manifestação visível na realidade econômica, e se enraiza ainda mais fundo no mundo dossentimentos e das atitudes vitais humanas.

O Talmud nos ensina que “o mundo é baseado em três pilares: a justiça, a verdade e o shalom” e que D’us “criou o mundo para que haja shalom entre os homens.” Shalom, deste modo, é um referente crucial na vida judaica.

O desafio mais importante e difícil de shalom é institui-lo dentro de nossas próprias casas. A Torá orienta, inclusive, permitir algumas transgressões, caso o preço do shalom na família esteja em jogo. Isto pois, o shalom dentro de uma família é a forma mais amplas de paz e integridade.

A inclinação natural do homem tende a levá-lo a prática da violência: a necessidade de conquistar, dominar, controlar, são alguns exemplos de instintos humanos. Assim, em prol da paz, devemos transcender e dominar. Por isso é necessário alcançar, antes de tudo um estado de paz interior, para ser capaz de projeta-la dentro da casa e só então, exteriorar-la para a comunidade e, enfim, contribuir para o shalom de todo o mundo.

Para participar na construção de shalom, tanto quanto o particular, quanto o coletivo, você deve merecer que “O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti”, como a bênção dos Cohanim em nossa porção da Torá. O shalom deve estar sempre perto, deve ser parte do cotidiano da vida familiar. Deste modo o shalom é tanto algo prático e rotineiro, quanto uma utopia em situações complexas e conflitantes. Cabe a nós, desvendar tornar isso realidade e construir uma vida e um mundo de Shalom.

Exibições: 26

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2017   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço