JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Nova professora de hebraico em Portugal: Shoshana Hovav

Os Bnei Anussim e as comunidades judaicas de Portugal receberam um novo professor voluntário de hebraico: Shoshana Hovav. Ensinar em Portugal é um tipo de retorno para Hovav, que pode traçar sua ascendência familiar de volta à comunidade judaica portuguesa, antes de sua expulsão no século XV.

Hovav, 70, nos enviou uma notável árvore genealógica da família Tzadik. Yosef ben Yakov, o patriarca da família, nasceu ao redor do ano 1075 na cidade andaluza de Córdoba, hoje, na Espanha moderna. Ele era um rabino, filósofo e poeta que recebeu o nome de família, Tzadik – que significa justiça – dos cristãos locais que o chamavam de “Justo” ou “homem da justiça”.

Hovav traçou os descendentes da família Tzadik através de muitas regiões e cidades – Amsterdã, Bagdá, Turquia e o assentamento judeu sob o governo otomano em Jerusalém. Ela escreveu sobre isso no livro “The Shape of the Land” de Rivka Rubin (Yad Ben-Zvi Publishing).

Hovav diz que embora sua pesquisa, assim como a árvore genealógica não estão finalizadas, sendo “apenas uma vaga pesquisa preliminar”, está já pode ser suficiente para “despertar a curiosidade da geração jovem e seu desejo em explorar, ainda mais, sua história”.

Hovav está mantendo Portugal ocupado. Possui grupos de estudo que se reunem diariamente a cada horas  e meia, começando às 10:00 da manhã. Às 19h00, dirige-se para a sinagoga local de Belmonte, onde criou um outro grupo de estudo – “com mulheres, homens e crianças”, diz ela.

Hovav está em Portugal há apenas um mês – ela vive no “Beit HaAnusim” da Shavei Israel em Belmonte. Seu marido também está com ela.

Hovav tem uma graduação em ciências sociais e um mestrado em história da Universidade de Haifa. Possui, também, uma maestria adicional da Universidade Bar-Ilan com foco no ensino de alunos com dificuldades de aprendizagem.

Hovav sente que é uma obrigação pessoal e um privilégio trazer a aprendizagem judaica de volta a Portugal, onde a jornada da família começou há tantos anos atrás.

Exibições: 5

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2017   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço