JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Nos últimos anos, uma imagem nova e fascinante surgiu desses descendentes de judeus secretos que vivem hoje como cristãos, mas mantém as tradições de suas famílias que são indicações inequivocamente claras de suas origens judaicas. Apesar de que muitas gerações viveram em sigilo em relação ao seu verdadeiro patrimônio e apesar da assimilação ao cristianismo na América Latina, Espanha e Portugal, muitas famílias ainda mantém resíduos das práticas do judaismo, mesmo aqueles descendentes que ainda não têm a menor idéia sobre sua identidade judaica.
Na verdade, às vezes as primeiras indicações de ascendência judaica de um indivíduo são os seus costumes familiares. Não ter tido qualquer contacto prévio com o costume judeu, a descoberta desta herança familiar misteriosa, com base em práticas de preservação judaísmo espanhol medieval, pode ser uma revelação chocante, concentrando-se na identidade espiritual e despertando uma nova perspectiva pessoal fazendo embarcar em uma jornada muito pessoal.
Até recentemente, revelações sobre essas práticas têm sido esporádicas e medidas. Até hoje, os descendentes desses judeus em países de idiomas espanhol e portugues  instintivamente hesitam sobre compartilhar a história sobre a sua verdadeira herança judaica. No entanto, nos últimos anos devido ao acesso amplo e generalizado à Internet, permitindo pesquisas individuais, mas abrangentes dos confins do próprio lar, rapidamente estas informações se transformam em um fluxo de conhecimentos compartilhados e depoimentos. (Para compartilhar sua história de família ....)
Histórias sobre famílias que até hoje acendem velas na noite de sexta-feira, circuncidam os filhos recém-nascidos, comem pão achatado fino (matzá) na Páscoa, usam nomes bíblicos e têm tradições familiares de não comer porco ou trabalhar no sábado, estão aparecendo cada vez mais. Alimentos judaicos, tradições orais, cultura, e secredo, costumes religiosos estão aparecendo hoje no folclore, língua, hábitos e práticas dos descendentes e ultimamente, estão sendo identificados como os costumes judaicos. Em sua maior parte, essas atividades são consideradas únicas tradições familiares e membros da família não as concedem como uma identidade judaica, até que esses fatos são claramente divulgados.
Muitos agora estão juntando os pedaços de sua própria família, peça por peça, pista após pista.
Alguns têm memórias compartilhadas de ter ouvido um avô ou tio ou tia dizer-lhes "Somos Judios", enquanto outras famílias continuam a manter em segredo sua ascendência ou simplesmente esqueceram o seu passado. Em algumas famílias este segredo profundo só é revelado quando algum familiar ou parente curioso empreende uma busca minuciosa em seu passado e começa a entrevistar seus parentes.

Exibições: 7

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2017   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço