JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Alimente o corpo - mas nutra a alma

Mais dois filhos com personagens contrastantes é o tema da Conexão desta semana. Yaakov e Eisav são tão diferentes um do outro quanto dois irmãos podem ser. Um é guerreiro de vida rápida que aprecia os prazeres sensoriais da vida - incluindo comida (na medida em que vende seu direito de a primogenitura ao irmão por um guisado de lentilha), o outro é um erudito de leitura que gosta tanto de estudar que encontra o seu caminho ao ar livre em contato com a natureza.

  • Nos ensinamentos da Cabala, Eisav representa o corpo e Yaakov representa a alma. Em termos de corpo, os judeus não são muito diferentes dos gentios. Daí Yaakov foi capaz de enganar aparentemente seu pai Yitzhak para obter as bênçãos da família usando as roupas de Eisav - o corpo pode enganar.
  • A verdade de uma pessoa está na alma, não no corpo. E aqui a alma judaica se distingue, na medida em que os judeus continuaram a existir diante das perseguições e mortes além de qualquer outra cultura - a adesão espiritual a D'us sendo a expressão da alma judaica.
  • Há momentos em que precisamos usar as roupas de Eisav - a astúcia e inteligência necessárias para defender nossos corpos contra nossos inimigos, se não, não sobreviveremos. Mas a distinção final reside na nossa resposta espiritual, intelectual e emocional ao nosso ambiente e aos desafios mais sutis da vida.
  • Devemos portanto educar nossos filhos a se prepararem fisicamente onde está sua força – mas também preocuparem-se em ter uma alma sensível e perspicaz.

Moréh Altamiro Paiva (Avraham Bar-Zohar).

Exibições: 46

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço