JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Vivemos uma época de crise denominada nova desordem mundial: a sociedade está doente, assim como a família, a escola e o planeta.
Já existe um consenso: a mudança deve começar pela educação.
Mas o que é a Educação, qual é o seu objetivo?
Educar é um processo de crescimento e desenvolvimento positivo do potencial humano para a vida e para a felicidade: é estimular o que existe de melhor em cada um de nós, promovendo as auto-realizações pessoal, familiar, profissional, social, espiritual.
Os últimos estudos sobre o cérebro e a felicidade, apontam para a presença necessária das emoções positivas. A paz, o amor e a alegria são a bússola da felicidade.
O amor é a emoção estruturante, o norte magnético da felicidade, é o pai e a mãe das inteligências múltiplas. O que é bom para o coração, é bom para o cérebro.
A presença amorosa do professor na sala de aula é a sua maior virtude, capaz de descobrir talentos, revelar sonhos, desenvolver a criatividade, propor vivências, gerar novos aprendizados.
Segundo Maturana, uma criança que cresce no respeito por si mesma pode aprender qualquer coisa e adquirir qualquer habilidade, se o desejar. Portanto, a educação para o trabalho também deve respeitar a vocação natural do aluno.
A criança educada com emoções positivas se desenvolverá de forma saudável e terá um caráter bom e construtivo. O oposto também é verdadeiro! Quando preponderam as emoções negativas da tristeza, do medo e da raiva, a criança adoecerá e se tornará destrutiva. Infelizmente, é essa a nossa atual realidade.
Estamos em tempos de Avaliação da Aprendizagem, que significa verificar o crescimento integral do aluno. Normalmente em nossas escolas destaca- se o lado negativo, o que não contribui para elevar a sua auto-estima. A escola atual sofre do coração...
Avaliação positiva significa reforçar o lado saudável do aluno. Destacar o que o aluno tem de bom, o seu lado OK, para que sua auto-estima aumente e que seja um elemento motivador de seu crescimento pessoal em todas as áreas.
Não adianta só mudar a forma de avaliação, precisamos mudar para outro paradigma que estimule a paixão de aprender, evoluir, ser feliz!
Educar o nosso aluno sem reconhecer suas emoções positivas e estimular o seu potencial para a felicidade é bloquear o seu crescimento, inclusive intelectual.
Nossa missão é criar uma pedagogia mais amorosa, alegre e pacífica. Fecundar a liberdade, reinventar a utopia, promover a inclusão social. Uma Pedagogia para uma vida feliz.
Só assim, com criatividade, encontraremos respostas à grave situação atual.

- Educação Física: Prof. Talema
Biodança e Ioga
Terapeuta de família e de casal www.talema.pro.br
talema@talema.pro.br

Exibições: 125

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço