JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

 

Governo apóia reivindicação da comunidade judaica de Budapeste para receber de volta  milhares de artigos religiosos saqueados pelos nazista na Segunda Guerra Mundial

Judeus húngaros pediram a Rússia para receber os  pergaminhos e valiosos artigos religioso saqueados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Seu pedido teria sido apoiados pelo governo de Budapeste. Cerca de 300 a 400 rolos de Torá e milhares de vestimentas, coroas e outros artigos estão sendo expostos em museus na Rússia, disse Slomo Koves rabino da Congregação Unified. Apreendidos pela Alemanha nazista, durante a guerra e depois pelo Exército Vermelho em 1945, muitos itens haviam sido armazenados para a segurança no Banco Nacional Húngaro durante o Holocausto.

Mais de 600 mil judeus morreram nas mãos dos nazistas e seus aliados, de acordo com Memorial do Holocausto de Budapeste e da comunidade judaica da Hungria, que hoje soma cerca de 100.000 membros que enfrentam, ainda o medo do antissemitismo. Na semana passada um político de extrema-direita pediu ao governo a elaboração de lista de judeus que representavam um "risco para a segurança nacional".

O Rabino Koves afirmou que havia enviado uma carta a autoridades russas sobre os artefatos religiosos, que fazem parte de um conjunto maior de arte e objetos de valor, que as autoridades húngaras dizem que os soviéticos levaram do país quando a guerra terminou.

"Nosso pedido é que, se nós não estamos falando das artes saqueadas, pelo menos falamos sobre as peças que são importantes para a comunidade judaica".

Ele havia pedido para Moscou que permitisse que uma delegação documentassem os itens e, em seguida elaborasse um processo para o seu retorno.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros húngaro Janosz Martonyi também escreveu a Moscou para dizer a questão "infelizmente se arrastava há muito tempo" e completou que os objetos eram "de grande importância nacional para todo o país".

Cerca de um décimo dos seis milhões de judeus que foram mortos durante o Holocausto vieram da Hungria. A maioria foi deportado para campos de extermínio da Alemanha nazista, após ocuparam o país em 1944.

Os historiadores têm documentado histórias de pessoas que arriscaram suas vidas ou morreram tentando proteger os rolos de Torá. Alguns esconderam e queimaram antes de serem deportados para os campos de extermínio.

Rolo nos museus

Os Rolos da Torá são o centro de culto judaico e uma comunidade precisa obtê-los antes de construir uma sinagoga. Meticulosamente copiados à mão em pergaminho, que contém os cinco livros de Moisés , eles são mantidos em “armário”na sinagoga, geralmente voltada para o leste em direção a Jerusalém. Koves disse que os rolos em questão eram muito antigos e seu preço “impagável".

De acordo com um catálogo elaborado pela Conferência sobre Reivindicações de Materiais Judaicos contra a Alemanha, 344 rolos da Torá foram entregues pelo Arquivo Especial da Rússia, para parte do Arquivo do Estado russo Militar e para o Museu Histórico do Estado.

O grupo húngaro disse que a Rússia também tem Torá no Museu de Nizhny Novgorod. Alguns estudiosos disseram que eles vieram da Hungria, enquanto outros afirmaram que eram de sinagogas russas.

"Quando falamos de rolos da Torá, não há dúvida de que eles pertencem à comunidade judaica e todos nós somos herdeiros dos sobreviventes", disse Koves. "Hoje não temos de pôr em perigo nossas vidas, mas devemos chamar a  atenção das pessoas, este é o nosso primeiro dever como judeus húngaros." Cerca de 8.000 sobreviventes do Holocausto vivem na Hungria.

 

Fonte: Jornal Rua Judaica.

 

 

Obs.:  Não só a Rússia, mas, todos aqueles que saquiaram os pertences do nosso povo, devem devolver ao seu legítimo dono, a saber: ISRAEL. Todos os objetos que são artigos de história, de serviço de culto e etc. São reliquias memoráveis que marcam e ratificam a vida do nosso povo.

Devolvam. Porque é nosso.

 

Baruch Shofar.

Exibições: 351

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço