JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

A religião é frequentemente identificada com a prática de rituais. Os judeus ortodoxos em Israel, de fato, são chamados "datim," uma palavra aramaica que originalmente significa "lei". "Datim" são aqueles que observam as leis, mais conspicuamente as leis de culto.

 

Leis dietéticas, observância dos feriados religiosos, até mesmo a maneira se vestir, são leis de práticas de culto, cujo objetivo é facilitar a participação em um mundo transcendente, um mundo que, como religião entende, é a "realidade última".

 

Todas as religiões compartilham essa característica comum de classificar tudo em dois reinos: o sagrado e o profano.

 

"Santo", em suma, significa valor absoluto, o que é de valor incomparável. Incomparável, neste caso, não é simplesmente o que é super- excelente, mas o que não pode ser derivado e comparado com outros bens. Algo é santo quando está fora e acima do que atual.

 

É um estado de espírito, ou uma atitude espiritual, a consciência de estar ligado com o que dá sentido à vida, que vai além da sobrevivência física é a esfera na qual os seres humanos buscam o seu destino, a esfera em que as motivações mais profundas do ser humano, aquelas que fazem que a vida vale a pena viver, estão enraizados.

 

Se o diário é o que usamos como um meio para o fim, o sagrado é um fim. Para o Judaísmo a santidade é a finalidade para a qual o judeu tenta. Portanto, uma das expressões mais significativas da literatura Fundacional de Israel é no capítulo 19, versículo 2 do Livro de Levítico

 

Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo.

 

É verdade que para os antigos sacerdotes e todos aqueles que hoje têm uma mentalidade sacerdotal, a santidade tem sobretudo a ver com a observância meticulosa e até mesmo pedante de minúcias ritualísticas. Como o Dr. Kauffman Kohler escreveu em sua obra clássica da teologia judaica, em contraste com isso.

 

"A santidade que o judaísmo atribui a Deus refere-se à mais alta pureza ética, inacessível para a carne, mas projetada para ser imitada."

 

Para ser santo, um judeu deve honrar o pai e a mãe,  não agir falsamente, ou mentir, insultar as pessoas surdas ou colocar um obstáculo diante do cego, não ser culpado de qualquer injustiça, não caluniar-,  não ficar de braços cruzados frente a sangue do próximo, não odeio e não buscar vingança, ... mas amar o próximo como a si mesmo. Em suma a santidade é, basicamente, um valor ético.

 

Abraham Heschel J., um rabino conservador e um dos principais teólogos judeus e filósofos judeus do século 20, observou agudamente que:

 

"O Decálogo não contém nenhum mandamento para adorar a Deus. Ele diz:" Honra teu pai e tua mãe ", ele não nos diz: “Honra teu Deus, adorá-Lo, oferecer sacrifícios a Deus. "

 

Porque o conceito de santidade parece ter se originado nos círculos sacerdotais, ocorrendo com mais frequência no livro de Levítico e no livro de Ezequiel, o sacerdote, ele é identificado, de forma simplista com o sacerdócio, como em "um reino de sacerdotes e uma nação santa."

 

Mas como Israel Knohl, do departamento de estudos bíblicos da Universidade Hebraica aponta: mesmo entre os sacerdotes que têm escrito na Torá

 

"Trabalhar pela justiça social, cuidar dos pobres e dos fracos, amor ao próximo, tudo isto faz parte do conceito de santidade ..."

 

Observância do ritual sem moralidade torna a realização da religião judaica impossível. Para garantir este entendimento é que os capítulos 17-26 do livro de Levítico foram escritos.

 

 

Exibições: 590

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço