JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Uma das metáforas mais usadas quando se fala de renda, recursos e distribuição, é o "bolo".

 

O capitalismo, por exemplo, propõe-se aumentar o tamanho do "bolo" económico comum através da aceleração do crescimento económico, de modo que, no final, mesmo o menor pedaço do "bolo" é grande o suficiente para alimentar e sustentar até pessoas mais pobres na sociedade

 

A teoria econômica de Marx é baseada na partilha equitativa do "bolo."

 

A literatura fundamental do Judaísmo, o TaNaKh, não está tão preocupado com a falta de recursos materiais, mas sim pelo comportamento humano. Portanto, a Torá, os Profetas e os Escritos- os livros que compõem o TaNaKh- sustentam que a preocupação não é com o "bolo" que não pertence aos seres humanos, mas a Deus.

 

A preocupação da teoria econômica judaica não é tanto sobre o "bolo", como ela é sobre os convidados: é uma teoria da moralidade humana.

 

O povo judeu deu ao mundo uma economia que comanda "para anular um canto de um campo, o canto da colheita para os pobres." Ele deu ao mundo o conceito do dízimo, uma teoria que fala de dignidade, empatia e justiça económica.

 

O que a literatura fundamental de Israel diz é que quando os problemas econômicos são considerados do ponto de vista moral, não há necessidade, e certamente nenhuma pressão para acumular riqueza ou acelerar o crescimento económico.

 

Isto é claramente descrito no capítulo 25 do livro de Levítico, que detalha o "ano sabático" e de "Jubileu".

 

O que essas leis dizem é que a terra é  de Deus e que nós vivemos neste mundo como estrangeiros e viajantes, e todos nós temos é simplesmente um empréstimo que nós foi dado por um tempo limitado. A ideia é que o que possuímos, nós devemos.

 

Na teoria econômica judaica, os seres humanos são apenas mordomos ou depositários dos bens de Deus. A responsabilidade humana é a de gerir adequadamente a riqueza que Deus confiou aos seus cuidados.

 

No judaísmo considerações de caridade, moralidade e bondade são parte da estrutura do mercado.

 

Parafraseando Meir Tamari, ex-economista-chefe do gabinete do governador do Banco de Israel, essas considerações não são deixadas à " escolhas agonizantes " do indivíduo ou a seu nível pessoal de religiosidade.

 

Em vez disso, elas são parte da política e do código de regulamentação de conduta na esfera econômica. Assim, além de atos pessoais e voluntários de eventos de caridade e filantropia, há também atos de caridade financiada pelo dinheiro "santo", a obrigação de indivíduos e corporações para cumprir as suas obrigações para financiar as necessidades da sociedade.

 

Exibições: 201

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço