JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

CONEXÃO DE SHABAT – AS FORÇAS PODEROSAS DO NOSSO INTERIOR

É comum quando indagamos a alguém: Como vão as coisas? O nosso interlocutor em geral responde: a Luta é grande! Parece que existe em nossa memória retrógrada uma sensação de conflito, de luta constante. Então, aliviamos dizendo: é isso mesmo, você vai vencer! E parece que naquele instante os Egos se satisfazem, e voltamos a conversar como se nada tivesse sido tratado.

Na Torá, em Gênesis 32:4-36:43, há um relato de um conflito entre dois irmãos, envolvidos em uma partilha cuja herança era a Primogenitura, o direito de chefiar o Clã da família. Iacov e Esaú são os antagônicos da história, e que um dia no reencontro haveria o acerto de contas, e certamente o mais forte prevaleceria. Os Cabalistas sempre a isso se referem como as duas forças antagônicas que possuímos em nosso interior.

Houve o reencontro, e após situações preliminares, e demonstrações de poder, finalmente tudo voltou a normalidade, embora essa segunda parte segundo algumas correntes do Judaísmo, ainda ocorrerá. No entanto o reencontro é a compreensão humana de que precisamos voltar ao passado para as correções e dominar forças poderosas que existem no nosso interior, e se assim procedermos, as lutas terminarão, reconciliamo-nos com nós mesmos, e experimentaremos a Paz.

Moré Altamiro Paiva (Avraham Bar-Zohar).

 

 

Exibições: 47

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço