JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Comentários de Jayme Fucs Bar

Caixa de Recados (524 comentários)

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Às 15:50 em 2 janeiro 2022, antonioflorentino disse...

Shavua Tov chaver Jaime Fucs Bar!

Às 7:18 em 1 janeiro 2022, antonioflorentino disse...

Shabat Shalom Lekulam  Jaime Fucs!

Às 0:53 em 8 junho 2020, Wesley disse...
Boa noite . Gostaria de saber se o sobrenome Andrade é de origem judaica . Minha família dis que é mais não tenho certeza
Às 22:16 em 3 fevereiro 2019, Wesley disse...
Boa noite . Gostaria de saber se em campo grande ms tem comunidade judaica .
Às 13:46 em 3 setembro 2016, Robson Ben-Hur disse...
Shabat Shalom!

As tuas postagens na FISBA sobre a postura do governo de Israel e de alguns rabinos frente aos movimentos dos anunssins no Brasil e no mundo materializam a nossa fé e nos dão mais força para continuarmos a nossa causa indefessa.
Às 11:38 em 30 janeiro 2016, maisa campos loli disse...

fone 6133555161,por poucos dias,vou mudarme de brasilia,grata,

Às 11:37 em 30 janeiro 2016, maisa campos loli disse...

shabat shalom preciso entrar em contato com judaísmo humnistad eaguas claras aqui em brasilia estou no fone 33555161 casa do professor luiz Eduardo grata.

Às 15:36 em 23 janeiro 2016, maisa campos loli disse...

meu emil ma1ca2lo3@gmail.com

meu fone esta com problems delsigdo,meu tablete esta com defeito

Às 15:36 em 23 janeiro 2016, maisa campos loli disse...

shalom senhor por favor comunique se com o lider de aguas claras aqui embrasilia.estou precisando de um socororo urgente delsaqui

so agora descobri a comunidade daqui

tenho sofrido demais por estar sem comunidade 

estou em situação de riscograta

Às 16:23 em 23 outubro 2015, Shmuel de Mattos disse...

Task, task, tasck: O que é ser Judeu?

Primeiramente, ate o Dr. Jayme, homem de uma logica cartesiana, necessita divagar sobre pontos e períodos da Historia Geral, eras, a interligação dos judeus, com o conceito da Ortodoxia, o conceito de Nacionalismo, indo ate à formação do Estado de Israel, e segundo as poucas luzes que tenho desse Estado, a Orientação Ortodoxa desse país, e a sua aparente posição na contramão do Oriente Médio,  - pelo menos no que tange a “Palestina”.

Bem, sobre Israel, não conheço a fundo a politica local, e acato as palavras do Dr. Jayme e de outras fontes, como fidedignas. Realisticamente, creio ser uma situação insolucionável, e às vezes ate caio numa de “Armagedon”, como uma possível saída, mas me falta a fé escatológica para conceber esse Armagedon Bíblico. Assim como o Dr. Jayme, ando matutando, “chutando a lata” (kicking the can) rua afora, num estado de “stream of conciousness”, tentando formular um pensamento que anda na ponta da língua, mas que não consigo concatena-lo.

O que é ser judeu? O que é ser humano? O que é ser um Mench? O que é Deus, ou mais amiúde a sua interligação comigo?

Martin Buber escreveu muito sobre isso - e não me respondeu essa pergunta. Responderei eu? Li em muitas outras fontes, também sem uma resposta?

Será que não tem resposta? Definitiva, não creio.

Devemos então desanimar, por não termos resposta? Não.

É o Judaísmo invalido por não ter uma explicação semântica? Não.

Afinal as palavras ainda não nos deram uma definição do “ponto”, em geometria plana. Da “eletricidade e da força”, na física. Todavia, deslocando-se o ponto temos a reta e dai tem-se a geometria. Apesar de não definirmos a contento a forca e eletricidade, a minha casa esta conectada a malha elétrica e meu carro tem alguns HP de força cavalar...

E o que tem essa baboseira a ver com o judaísmo?

Simples, o Judaísmo é “sentido”. O judaísmo é o “agente ou religião capaz de”, o judeu “é reconhecido por”. In sumula, “o judaísmo é”, e diferentes Judeus, completam a definição segundo as suas luzes.

Eu gosto de uma definição do Miguel de Cervantes, algumas vezes, a definir o Judaísmo. Essa eh a minha visao poetica dessa definicao. Shabbat Shalom a todos!

Às 15:17 em 5 março 2015, Shmuel de Mattos disse...

Quando criança em VIX notava que era costume em muitas casas (incluso na minha), nas Sexta Feiras de manhã, fazerem uma “faxina geral” e prepararem uma comida para o “fim de semana”.

Não sei se no Rio, há 50 anos faziam isso.

Também gostaria de mencionar a “Schimia” de POA, bem Yidish. Alias. Noto que não falta por lá Assimilados de Bombacha, e alguns somente agora estão se dando conta que foram “assimilados”.

Às 8:02 em 9 fevereiro 2015, Eduardo Laurentino disse...

Muito obrigado!

Às 22:59 em 4 fevereiro 2015, Irailson Ribeiro de Camargo disse...

obrigado por me aceitar, fico feliz,por ter me aceitado 

Às 1:37 em 31 dezembro 2014, Yosef Ben Avraham disse...

Bom dia Jayme! como entro em contato com você? Gostei muito da proposta! tem facebook? Grato

Às 0:24 em 4 julho 2014, maria de fatima pombo de barros disse...

Sr. Jaime Fucs Bar,

eu fui a Israel em 2011, fiquei 22 dois dias , os mais bonitos da minha vida!

Fiquei hospedada em Tel Avi tres semanas e uma semana em Safed. Conheci Akko, Haifa, Galileia (fiquei três dias em um Kibutz) e Nazaré. Durante uma semana, a última em Israel eu ia todos os dias a Jerusalém e passava o dia. ia pela manhã e retornava as sete da noite. Amei tudo. Amo Eretz Israel e já estou planejando a próxima ida, ainda este ano. Shalom.

Às 12:38 em 29 junho 2014, Uildicler E Silva disse...

"Grande Jayme ! Meus primeiros contatos.

Em 9:22pm on fevereiro 11, 2014, Suely Rocha Rodrigues deu para Jayme Fucs Bar um presente...
Presente
Sr Jayme Fucs, muito obrigada por ter organizado este grupo, Shalom!
Às 7:23 em 5 dezembro 2013, Maria Dias disse...

Bar, gosto muito dos seus artigos; eu fiz volotariado nas bases de tzaal e vi também muita boa educação, os soldados também são capazes de dar o lugar às pessoas de idade, e mesmo no fim dum dia de trabalho; eu sou também pela ideia que os ortodoxos deveriam como todos, fazer o serviço militar. também pude apreciar, durante a segunda guerra do Liban, estive là com o meu filho, que fez uma alia, e muitos jovens volontarios vieram ajudar, em especial os franceses, os israélianos- pessoas de bastante idade, antigos combatentes e mesmo encontrei 2 familias religiosas no meu grupo, as mães e filhos, qu vestiram a farda militar. nesses momentos hà uma grande tensão e stress, mas as pessoas son unidas e solidàrias. vivi varios momentos com os jovens guerreiros e devo-lhes a minha admiração pela coragem, o meu respeito e amizade.

Às 11:25 em 27 setembro 2013, Sérgio Freitas de Oliveira disse...

Como Cuidar das Coisas Vivas.

Nesta semana O Criador do Universo "Conspirou" para minha cura.

Estava muito atribulado e a insatisfação de estar assim fez com que eu jogasse tudo para o alto e me retirasse de cena. Estou na Chapada Diamantina, parte central do Estado da Bahia. Aqui,em meio a Natureza exuberante, tive a oportunidade de meditar sobre este texto; interagir com o meio ambiente; com as pessoas do local e que possuem outro conceito de viver. Aqui aprendemos a entender que a Vida só gosta de quem gosta Dela.

Toda honra ao Eterno.

Shabat Shalom!

Às 14:55 em 22 julho 2013, Sérgio Freitas de Oliveira disse...

Sobre o texto: judeu sem religião. Me fez lembrar de uma pergunta feita a Dalai Lama; "qual a melhor religião", e ele respondeu: aquela que lhe faz um ser humano melhor.

Shalom!

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço