JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

O Povo Judeu está presente na historia da humanidade por mais de 3 mil anos não é somente o povo do livro, mas com certeza o povo mais persequido da face da Terra.
Se analisarmos profundamente a maioria das festividades judaica se comemora uma salvação, um recordo de uma tragédia , ou um ato de libertação. Talvez o nome do povo Judeu deveria ser o Povo da sobrevivência!
Purim é um carnaval típico judaico a palavra Purim não quer dizer Carnaval e sim no idioma Persa "sorte", pois tivemos muita sorte de consequirmos nos livrar de mais um grande genocídio.
Na Meguilá de Esther está escrito : “Hamán fez sorteios para escolher o ‘melhor’ dia para exterminar os Judeus”. Essa " Sorte " na ironia se inverteu, em algo que poderia se tornar mais uma das grandes tragédia ao povo judeu se trasformou num dos mais alegres dias do calendário Judaico.
Tem alguns que dizem que o Carnaval brasileiro veio dessa comemoração judaica certo ou não é um dia muito alegre para nos Judeus, que como um bom carnaval nos dá o direito por Lei de ficar alegre até perder os sentidos.
Nessa festa você pode se fantasiar na figura de seus sonhos e ficar muitíssimo alegre, pode dançar e cantar para celebrar que o decreto do Rei para a destruição da nação judaica por sorte ( Purim) não aconteceu!
Voce pode beber até que não saiba a diferença entre “abençoado Mordechai” e “amaldiçoado Haman” é um meio para liberar todas as tensões que vivemos como Judeus.
Me orgulho de ser Judeu! Ser judeu é saber ficar alerta pois o ódio a esse povo é algo presente, e em cada época esse ódio toma um novo sentido e tem novas facetas ! Fico impressionado em ver e acompanhar hoje em dia na mídia tanto ódio contra esse povo. E sempre pergunto Porque? E nunca encontro respostas!!
A Meguilá Esther é parte da Torá o curioso que o Nome do Único não é mencionado nenhuma vez na Meguilá, alguns dizem é porque Deus está oculto dentro de cada um de nos. Se ele está realmente oculto dentro de cada ser Humano talvez seja a oportunidade de pararmos parar pensar e perguntar porque tanto ódio nesse mundo?, Porque tanto preconceito? Porque tanta descriminação?
Talvez na Maguila Esther Deus de forma oculta vem nos advertir para estarmos preparado a saber enfrentar os desafios futuro e sermos capaz de sobreviver através da história.
Chag Purim Sameach!!

Exibições: 97

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Jayme Fucs Bar em 24 fevereiro 2021 às 16:18

Purim da sobrevivência Jayme Fucs Bar

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço