JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Por que as antigas mesas mineiras tinham uma grande gaveta ?ABRADJIN

Você sabe porque as antigas mesas mineiras tinha uma enorme gaveta ?

Ao contrário do que se pensa, tal história não tem nenhuma relação "sovinice","misereza"ou"mesquinhez" e simplesmente acontecia ao medo de delação a Inquisição Portuguesa.

Em meados do século XVII e XVIII os cristãos novos, ou seja, os judeus aqui chegaram e seus descentes "convertidos" ao cristianismo em Portugal em 1492, fato também ocorrido com índios e escravos, parte triste da história do Brasil e do mundo.

Muitas tradições judaicas podem ser observadas no povo mineiro, mas vamos saber por que da mesa com gaveta.

Os "Cristãos-Novos", ou seja, Judeus que chegaram após o descobrimento utilizava-se desse método para esconder a comida quando chega visita: esse costume, conhecido dos mineiros e relacionado à sovinice, tem outra raiz. É o costume que tinham os cristãos-novos e que passou aos seus descendentes, de guardar a comida que estavam comendo quando chegava um visitante – normalmente um cristão-velho. Para isso, as mesas da copa tinham gavetas.

A raiz desse costume é que muitos cristãos-novos, apesar do batismo forçado, continuavam praticando secretamente a sua religião. E no judaísmo, a comida deve ser kasher, ou seja, a comida recomendada pela Torah, na qual existem alimentos proibidos aos judeus – Levíticos 11 – como, por exemplo, a carne de porco, peixe sem escama, etc.

Dentro desse preceito, há receitas tipicamente judaicas. E se um cristão-velho chegasse de repente à casa e visse essa comida típica, fatalmente o cristão-novo seria reconhecido e denunciado. Por isso, eles guardavam o que estavam comendo nas gavetas, e ofereciam outra coisa ao visitante, como o queijo minas, por exemplo. Esta é a raiz desse costume, que muitos mineiros até brincam a respeito, mas que não está relacionado à sovinice e sim ao medo da delação.

Dentre tantas histórias de nossa Minas Gerais, o povo antigo de Mariana tinha o apelido de gaveteiro concidência ?

Exibições: 300

Respostas a este tópico

Muito interessante! Tem mais dessas histórias professor? Onde posso conseguir? 

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço