JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

 Minhná  8  - Capítulo  5

O carneiro de Abrahão nosso patriarca.

Quando Abrahão estava para sacrificar Isaac, o anjo ordenou-lhe " Não ponha sua mão  sobre o  rapaz , e não faça nada a ele." Lemos depois: "Abrahão levantou os olhos e viu, e eis que havia um carneiro preso num galho pelos chifres; e Abrahão foi  e pegou o carneiro e  ofereceu em sacrifício no lugar de seu filho.  Este carneiro, diz nossa Mishná, já estava preparado para tal tarefa desde a época da Criação. Mas  por que?

Voltemos ao Midrash. "E o anjo do Eterno o chamou do céu e disse, Abrahão,  Abrahão - ele o  chamou  duas vezes  porque (o patriarca) se apressava para sacrificar a Isaac; então ele gritou, como  alguém angustiado: - o que está fazendo? ... Disse Abrahão, " Então vou  estrangula-lo" - o anjo respondeu: - Não  ponha tua mão  no  rapaz!" Abrahão disse;  "Então  vamos derramar um gota de seu  sangue." O ango respondeu: "  E não  faças nada  ao rapaz!  Ensina o Midrash que Abrahão  disse diante do  Santíssimo, bendito seja: " Como posso ir-me daqui sem oferecer um sacrifício?  O Santíssimo  rspondeu: " eis que tua oferenda está preparada para ti desde os seis dias da Criação."  Então, Abrahão levantou os olhos e viu, e eis que havia um carneiro... e ofereceu em sacrifício no lugar de seu filho. O Midrash pergunta, poru que " no lugar de seu filho"?   E o Santíssimo, bendito seja, lhe assegurou que:  Assim como  viver, teu filho é o  sacrifício primário. e o carneiro não  passa de um  substituto.

Ele veio  desposto ao  sacrifício e perdera toda felicidade para escalar quase atngindo sua meta,  o Céu pareceu pedir-lhe para interromper sua subida e começar a descer. Mas descer é algo que ele não  faria - não depois de ter chegado até aquele ponto. Foi quando encontrou o  carneiro; e seu  Craidor assegurou-lhe que este seria plenamente aceitável no lugar de Isaac. Seu  filho iria viver, e Abrahão escalaria até atingir o  pico.

O motivo pelo qual o carneiro era necessário,  foi ensinar ao  ser humano que ele pode,  de fato, elevar-se diante do  Céu, mediante sacrifícios extremos. Se alguma oferenda tiver de ser feita, deve ser realizada do modo apropriado. Contudo, nenhum sacrifício  HUMANO (grifos meu) deve ser feito, pois é desnecessário, indevido, precipitado e não é isto que o  Céu deseja.

Obs.:  Mas porque era importante o sacrifício?  D'us precisa disso?  Não. 1º - D'us queria ver a disposição  de Abrahão de se desprender daquilo  que mais amava, para confirmar seu  amor ao  Eterno; 2º  - O sacrifício é uma forma de elevação  daquilo que é da  terra (animal) para o espiritual. Aquela cadeia de que o mineral eleva o vegetal e o vegetal eleva o  animal e o animal eleva o espiritual. E o  homem se beneficia dessa cadeia para elevar-se diante do Criador (bendito seja).

Quando  estamos oferecendo um sacrifício, estamos elevando todos da cadeia, do mineral para o espiritual. Porque, o animal que está no altar, comeu do vegetal,  que por sua vez comeu do mineral e então , elevou-se e, agora, eleva-se também para o  espiritual.

Poque o ser humano não  pode ser sacrificado?  Porque o  ser humano , apesar de ter sido formado do mineral (pó da terra) e come tanto do vegetal como do animal, não pode ser posto em sacrifício por ter sido  criado à imagem e semelhança do Criador ( bendito seja). Por termos sidos criados como últimos na cadeia de elevação, não podemos elevarmos mais do que bem Adam, porque, se não estaríamos competindo com  D'us. Porque só Ele é ELEVADÍSSIMO. E que o  homem é "senhor" do  seu  universo que é a Terra e  nunca será SENHOR dos Céus e da Terra.

Então,  cai  por terra a crença que houve um homem que foi  oferecido em sacrifício de salvação pela humanidade. Porque não  foi essa a vontade de D'us. Visto o  exemplo  do nosso pai  Abrahão com seu filho  Isaac, cujo sacrifício  foi  rejeitado por D'us.

Abrahão,   foi  testado  de diversas maneiras pela sua fé em D'us, e esse, foi  mais um teste. O teste de que, a kavaná (intenção) de Abrahão era demonstrar maior amor por D'us que pelo  seu filho único.

E quando  oferecemos um sacrifício no altar, compartilhamos da oferenda, fazendo uso como alimento daquilo  que sendo  material transformou-se em espiritual, fornecendo-nos  a energia  necessária  para a nossa elevação.

Assim,  acontece quando oferecemos o  kidush; primeiro bendizemos ao  Eterno (Hashem)  pelo  alimento, tendo sido agora, envolvido numa energia de santificação, participamos e  alimentamo-nos daquilo que foi oferecido no  "altar" para a nossa própria elevação.

Assim,  faziam os sacerdotes no Templo. Ofereciam os sacrifícios e, participavam comendo das partes  que eram apropriadas para a elevação do corpo  e da alma.  Porque,  D'us não  precisa de nada para se elevar. Tudo é para o nosso próprio  proveito. 

Exibições: 1925

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço