JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Nos tempos bíblicos havia dois começos de ano, o Primeiro no mês de Nissan (primavera),onde comemorávamos a saída dos filhos de Israel da escravidão do Egito , e também o começo do ano agrícola , o segundo era no mês de Tishrei,( outono) que marcava a criação de toda a Humanidade, simbolizada por Adão é Eva e o fim do ano agrícola.
Outra curiosidade é o que chamamos Rosh Hashana nome da festa que conhecemos hoje era conhecido dentro das fontes da Torá com outro nome, seu verdadeiro nome era "Yom Teruah ou "a Lembrança da Teruah" .O nome "Teruah" em hebraico é o ato de tocar o shofar. Na verdade esse era festa de tocar a trombeta .
Mais porque tocar Trombeta ( shofar) e qual seu significado?
Na Torá apesar de estar claro que é uma mitzvá o ato de Tocar o Shofar em Rosh Hashana, ela não nos dá uma resposta muito clara sobre esse motivo, mas o judaísmo é brilhante em sua sabedoria , pois nos faz refletir e pensar , tendo sempre alguém que procura dá uma resposta e interpretações para essas questões.
Um deles é o mestre Rambam (Maimônides) , que nos dá uma resposta curta mais bastante complexa sobre essa questão ele escreve assim " Tocar o Shofar é um dos preceitos que está além de nossa capacidade de compreensão humana". O Interessante é que Rambam usou esse mesmo conceito " além da nossa capacidade Humana" quando fala sobre Deus ! Mais porque Rambam coloca o ato do tocar o shofar na mesma esfera de Deus? Será que Rambam, via em sua visão panteísta o som melancólico do Shofar como uma forma de manifestação divina?
Para o Saadia Gaon ,Rosh HaShaná e o toque do Shofar é o dia que se anuncia o início da Criação da humanidade. É o Saadia Gaon que nos diz que " Da mesma forma que se tocamos trombetas no dia da coroação de um rei de carne e osso, nós devemos tocar o Shofar para coroá-lo o Rei do Universo".
Outra relação com o Toque do Shofar é o sacrifício de Issak que também aconteceu em Tishrei , que Abrão estava disposto a sacrificar a vida de seu filho por uma ordem divina e, no último instante, foi substituído por um carneiro que tinha seus chifres presos num arbusto. Seus chifres ( o Shofar) nos relembra que somos todos parte inseparáveis dessa unidade.
Bernardo Kliksberg nos chama atenção de que esse conceito "unidade" será a base dos princípios do judaísmo Isso quer dizer, que " Todos os seres humanos são iguais nos mais amplo transcendente, somos iguais desde a sua origem somos iguais na responsabilidade uns com os outros".
De acordo com a tradição da Torá, Rosh Hashaná não é somente um dia importante para os judeus e sim a toda a Humanidade, pois é o dia do juízo da consciência de todos seres humanos, onde colocamos em julgamento nossos atos . Por Isso que Rosh Hashana também é conhecida como o "Dia do Julgamento". Esse é o Dia que não somente comemoramos o " Ano Novo" e sim julgamos nossos atos perante a humanidade.
Então Porque que somos julgados em Rosh Hashaná e perdoados em Yom Kipur?
O Judaísmo como uma cultura milenar de grande sabedoria cria para nos o Rosh Hashana como um momento de reflexão para você parar e poder julgar sobre o seus atos para conscientes saber pedir o perdão para si , e aos outros em Yom Kipur!
Muitos dos Sábios judeus enfatizaram o papel do shofar relacionando como momento onde se anuncia a cada um de nos que estaremos entrando num dia especial uma oportunidade para que cada um possa ter sua sessão celestial onde você poderá realizar interiormente o seu próprio julgamento, sendo o tocar melancólico do shofar a formula de nos levar as profundezas de nossas almas , como nos queria dizer Rambam sentir em nossos corações através do Shofar um partícula divina que possa abrir nossos pensamentos, para uma chamada a "Melhorar nossas ações um com o outro."
O famoso Filósofo judeu Philo na Alexandria definiu o significados do tocar do Shofar com o que passou o povo de Israel no Monte Sinai "E houve trovões e relâmpagos e nuvem pesada sobre o monte e o som do Shofar muito forte estremeceu todo o povo que estava no acampamento. "
De acordo com Philo, o toque do shofar no Monte Sinai foi um alerta não somente ao povo de Israel, e sim para toda a humanidade , um grito para o fim das guerras e da violência um grito da esperança de paz e prosperidade. Para Philo as orações de Rosh Hashaná "É a condenação das maldades no mundo é um pedido da extinção de todos os regimes que geram as desgraças e tirania ."
Há uma história, no Talmude, que expressa de forma brilhante a ideia do tocar o do shofar em Rosh Hashana. Onde conta que o filho de um rei tinha ido pelo mau caminho. Seu pai lhe mandou uma mensagem (Um Toque de Shofar), rogando-lhe: “Volta, filho”! O filho, responde: “Como posso voltar? Estou envergonhado de voltar à tua presença”. Então o pai manda-lhe outra mensagem( Um toque de Shofar) dizendo: “Volta até onde conseguires, e eu irei encontrar-te no restante do caminho”.
Rosh Hashana é o ato de poder ouvir no toque do Shofar as palavras ocultas que vem em seu sonido, palavras que chegam de formas diferentes para cada um de nos, como desse conto do Talmude onde o toque do Shofar é de não ter medo de voltar até onde conseguires, pois se fizer isso terá com certeza alguém para encontra-lo.

Shana Tova!

Exibições: 102

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço