JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Boa noite...caros chaverim!


Algum tempo atrás, enviei um email ao Jayme falando sobre minha situação.
Resumindo fui criado na fé cristã (católica), mas sempre questionei muitas e muitas coisas.
Desde que comecei a ler sobre religiões (gosto muito de ler sobre religiões e seitas) e dai sobre o judaismo senti uma coisa que me atraiu e desde então estou na caminhada (2003).
Resumindo mais ainda, hoje sei e não tenho nenhuma dúvida sobre minha decisão de ser judeu.
Só vivo um dilema pois quero me converter e infelizmente na cidade onde moro apesar de ter uma quantidade considerável de habitantes (São José dos Campos - SP) mais de 600mil hab. não conheço e aé onde sei não existe uma comunidade judaica.
O mais próximo que cheguei foi de um judeu, que me parece ele reúne umas pessoas em sua casa, tentei uma aproximação, tirar algumas dúvidas e não obtive resultados positivos.

Gostaria de todo meu coração, que vocês pudessem me ajudar; dicas, onde devo ir, com quem posso conversar e etc.

Só finalizando, depois de certo tempo nessa caminhada comecei a me perguntar porque nunca me "encaixei" na religião dos meus pais.
E como acredito que nada é por acaso, uns dois meses atrás dando uma olhada na livraria Sêfer na seção de DVD, vi um documentário chamado: "A Estrela Oculta do Sertão"; no qual o assunto gira em torno dos descendentes de cristãos novos (marranos).
Como tenho uma parte da ascendência portuguesa, comecei a perguntar a minha mãe sobre alguns costumes de meus avós, meus antepassados e descobri que muitos costumes batiam com o que vi no documentário sendo esses costumes judaicos. Naquele momento que acabei de assistir este documentário senti como uma avalanche de "verdades do passado" e me perguntei, será que é por isso que tenho essa chama judaica interior? Hoje acredito nisso e essa postagem mais para um desabafo digamos assim, pode ajudar outras pessoas com um passado oculto judaico.

É isso, desculpem se escrevi muito, por diversas vezes procurei o Jayme, mas senti que deveria expor esse sentimento na comunidade até porque acredito que ela está aqui para isso também.


Fico por aqui então.

Muito obrigado a todos!



Shalom!


Exibições: 9784

Responder esta

Respostas a este tópico

Hoje, tive a oportunidade de ler uma consideração de Jayme , postada em 19 de novembro de 2010, sobre conversão ao judaismo.

Simples e primoroso foi seu comentário. Ele de forma lúcida, resumiu que é judeu aquele que se identifica como tal; citando o exemplo do Livro de Ruth.

Com Todo respeito aos canones rabínicos e os centros de congregação judaicas; uma entrega verdadeira da condução da vida pessoal baseada nas Mitzvot do Eterno, são mais valorosas do que um documento assinado por homem definindo a sua viculação a uma determinada vertente espiritual.

Em Levítico, está escrito que o preregrino que com o povo judeu está, um deles é.

Hoje, portanto, conversão é menos importante que um coração sincero.

Shalom!



Paulo Roberto disse:

Olá seria legal dar uma olhada nisso, pode ser verídico

https://www.scribd.com/doc/249347163/Rabino-Andy-Fonseca



Paulo Roberto disse:



Olá, seria legal darem uma olhada nisso, pode ser verídico

Apagaram o link mas colocaram de novo

https://www.scribd.com/doc/249347163/Rabino-Andy-Fonseca

http://www.scribd.com/doc/246589792/Rabino-Andy-Fonseca 

 Conversão legítima reconhecida em qualquer parte do mundo, só pela ortodoxia.  Conversão local é em qualquer sinagoga liberal/reformista e conservadora.  Fora disso, é chover no molhado. Você pode ter sua  conversão feita com a testemunha de três judeus considerados. Mas, não será reconhecido pela comunidade em geral.  Você pode estar dentro de um grupo de estudos, e lá resolverem fazer sua conversão. Mas , não terá o reconhecimento da comunidade judaica. Para a comunidade, você  continua um não-judeu.

Igor gostaria de conversar com você sobre o assunto se possível, venho buscando também uma conversão ao judaísmo mas a menos tempo que você, e gostaria de saber de alguma dica ou opinião sua sobre o assunto... Sou de São José dos Campos também, e desde já agradeço uma resposta!!!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço