JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Oi Jaime:

O texto que postaste conecta-se muito bem com as idéias de comunidade de Buber e certamente vinculadas ao significado que o hassidismo dá ao divino.

O compromisso ético de ser humano, livre, onde o divino é ausente como mísitica, e presente como compromisso ético entre seres humanos que exalta a felicidade e a vida.

Um tema relativo ao texto é a "hospitalidade" tratada também por Levinas e por Derridá.
Vou procurar e coloco na página.
Abraço
Davis

Exibições: 60

Responder esta

Respostas a este tópico

Davis,
Acho que sera para todos de grande importancia esse tipo de contribuicao sua, pois pessoalmente acredito que quando falamos desse termo "judaismo Humanista" muito nao comprendido no mundo judaico e pouco divulgado nas comunidades.
Eu particularmente me identifico muito com essa sua brilhante definicao e assim que compreendo o meu judaismo"O compromisso ético de ser humano, livre, onde o divino é ausente como mísitica, e presente como compromisso ético entre seres humanos que exalta a felicidade e a vida".
Com certeza textos e trabalhos sobre Buber, Levinas, Leibovith e outros podera ajudar a todos a aprofundar essa ideia de fazer esse nosso judaismo ter um novo sentido, nao somente para cada um de nos, mais tambem para os "outros".

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço