JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

EMPRESA ISRAELENSE REAPROVEITA O LIXO - Fonte: TPS / Texto: Alexander Apfel / Tradução: Fernando Almeida


homebiogas (1)

Tecnologia israelense promete transformar lixo doméstico em gás de cozinha e fertilizante líquido.

A companhia israelense HomeBiogas apresentou na Conferência do Clima de Paris suas soluções tecnológicas para as mudanças climáticas e está se preparando para expandir seu mercado nos países em desenvolvimento. A inovação da companhia consiste em um sistema caseiro que converte lixo doméstico e esterco animal em gás de cozinha e fertilizante líquido. A HomeBiogas foi uma das três companhias israelenses a serem convidadas a participar da conferência, em que várias companhias ofereceram soluções tecnológicas para a questão da mudança climática e do aquecimento global.

O sistema, que foi desenvolvido para ser usado especificamente em residências, é capaz de produzir até quatro horas de gás para fogão ou aquecimento de água e oito litros de fertilizante líquido por dia. O dispositivo tem potencial para revolucionar o descarte de resíduos e a produção de energia renovável em pequena escala. De acordo com os fabricantes, a máquina tem capacidade para transformar até seis litros de resíduos de alimentos por dia ou 15 litros de estrume animal. Ami Amir, diretor de marketing e desenvolvimento de negócios da empresa, disse à Agência Tazpit (TPS) que a companhia, a qual ele orgulhosamente descreveu como “completamente israelense”, é a única a oferecer uma solução tão eficiente para o manejo de resíduos domésticos e a única empresa a oferecer um sistema certificado pela comunidade europeia em conformidade com os padrões de segurança. Nessa área, disse Ami, “nós não tivemos nenhuma concorrência por lá”.

Embora o conceito de reciclagem destes resíduos exista há aproximadamente 30 anos, Amir disse que os sistemas anteriores estavam muito longe de serem perfeitos. “Foi frustrante porque os sistemas antigos não funcionavam bem, eles não eram seguros e estragavam rápido”. Ele também informou que o produto já despertou muito interesse de países da América Central, Sudeste da Ásia e África, principalmente por causa dos métodos utilizados por muitos destes países para cozinhar e fertilizar as plantações. A empresa HomeBiogas aproveitou a oportunidade em Paris para explicar como sua tecnologia faria muito mais do que simplesmente tratar os efeitos do aquecimento global e mudanças climáticas. “O principal impulso da empresa será fornecer soluções para as comunidades subdesenvolvidas. Muitas famílias ainda cozinham seus alimentos utilizando madeira, carvão vegetal ou esterco animal. As estatísticas são horríveis. Mais de 4 milhões de crianças e mulheres morrem a cada ano por inalar fumaça e por poluição do ar “, acrescentou Amir.

Amir lamentou a dura realidade de que os resíduos nessas regiões do mundo são simplesmente despejados em vales e rios contaminando a água. Ele também ressaltou o fato de que em alguns países muitas mulheres são frequentemente forçadas a carregar de 20 a 40 quilos de madeira por cada dia para cozinhar. Segundo ele, a HomeBiogas espera reduzir a carga física sobre as mulheres e famílias pela utilização de gás limpo e fertilizante natural limpo para vegetais, gerados a partir de resíduos domésticos ou da pecuária. “Isto é melhor para a família, de qualquer maneira que você veja isto”, concluiu Amir.

homebiogas 2

Fonte: TPS / Texto: Alexander Apfel / Tradução: Fernando Almeida

Exibições: 109

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço