JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Ofereço esse texto que escrevi a alguns anos atrás em homenagem e carinho a todos Afrodescendente, Indios, Quilombolas e Oprimidos nesse imenso Brasil e o meu repúdio e a minha grande tristeza a todos aqueles que ainda abraçam e idolatram " O bezerro de ouro" .
Estava lá eu sentado no seder de Pessach ( Pascoa Judaica) do Kibutz Nachshon em 1983, era o meu primeiro seder comunal em Israel, nunca tinha vivenciado um seder assim tão diferente do costume dos anos que eu vive no Brasil. As mesas estavam devidamente postas e arrumadas, o palco muito bem decorado, com a seguinte frase que se destacava para todos!
Chag Herut Sameach ! Feliz Festa da liberdade!
Essa Frase me chamou atenção! A palavra Liberdade era parte integral da leitura da Hagada que relatava a saída do povo Hebreu do Egito em busca do que bem definiu Emannuel Levinas essa "difícil liberdade."
Eu pessoalmente me defino como um judeu secular Humanista, mais não importa como você se define a liberdade é um direito Universal reservado a todos, seja religiosos, tradicionalistas, seculares, judeus e não judeus, todos nos necessitamos dessa "difícil liberdade " !
Muitos de nos não temos a consciência que essa festividade o Pessach – Chag Herut ( Festa da Libertação) é comemorada há mais de 3.300 anos! Cada geração em seu tempo reflete sobre essa magnifica história de Pessach que do Hebraico significa passar! , Passar da escravidão à plenitude da liberdade.
Pessach é sem dúvida a primeira revolução social que acontece na humanidade onde escravos se revoltam contra seus opressores, Pessach se tornará o símbolo das lutas sociais e política de todos os tempos se incorporara nos gritos de liberdade dos oprimidos que sentiram a aflição da fome e da miséria, e não é por acaso que a Hagada de Pessach começa com essas palavras : "Este é o pão da aflição que nossos ancestrais comeram no Egito. Deixe que todos os famintos venham e comam."
Comemos a cada ano o " O pão da Aflição " para lembramos não somente que fomos escravos no Egito mais que existe ainda muitos seres humanos subjugados a tirania, fome e a opressão!
A Frase Chag Herut! A Festa da Liberdade, me acompanha em meus pensamentos em todos esses anos que vivo em Israel, como se fosse uma prece ou um desejo sagrado de manter com todas as forças em minha vida essas " difícil liberdade" !
Como sempre no pensamento Judaico nada é tão simples principalmente quando o tema é liberdade e a prova disso é a impressionante passagem do diálogo que tem Moshe com o Criador e seu pedido de " Liberte meu povo" a resposta do Criador a Moshe é ainda mais complexa para o nosso entendimento humano, O Criador responde a Moshe " Herut AL Tenai "
Liberdade sob condição!
Essa frase" liberdade sob condição " é o verdadeiro mistério do Pessach é ainda hoje um grande enigma!
O que o Criador quis dizer a Moshe " Liberdade sob condições "?
Que condições seriam essas para que o povo seja realmente livre?
Interessante que na travessia do Mar Vermelho os egiptos são afogados durante a perseguição dos hebreus o povo comemora com alegria a destruição do outro, mais o Criador repreende dizendo “minhas criaturas se afogam no mar e vocês entoam cantos!” como se quisesse dizer que o direito a vida ao Povo hebreu estava condicionada a vida também de outros povos.
Com certeza uma carga de responsabilidade enorme vai ser determinada ao povo judeu, onde sua liberdade estará sempre sob condições a liberdade do outro.
Mais que condições são essas para se garantir uma vida de Liberdade?
Espinosa que foi excomungado e obrigado a abandonar sua comunidade para garantir a liberdade de seu pensamento, com certeza responderia que ser livre sob condição era agir de acordo com a sua natureza e que apenas através da liberdade é que o homem pode se expressar em sua totalidade.
Jean Paul Sartre conhecido como representante do existencialismo nos alertaria que os seres humanos nascem para serem livres. Mas, liberdade significa também responsabilidade.
O Grande Sábio Emannuel Levinas nos diria que a nossa liberdade está sob condição da liberdade do outro. Eu não sou livre se o outro não é livre.
O Polemico Mestres Yeshayahu Leibowitz quando o perguntavam se o Messias estava para chegar ele respondia com toda a sua devoção " Ele Vira! Ele Vira Ele Vira! Mais todo Messias que vier será um Messias falso"! E ao indagar como pode Leibowitz ter tanta devoção sobre o Messias e ao mesmo tempo nega -lo.
Leibowitz dizia que a nossa liberdade está totalmente condicionada a liberdade dos outros seres humanos, somente quando todos seres humanos forem livres poderá chegar a redenção e o Messias.
Será que somos realmente Livres?
Depois da Libertação como escravos no Egipto e livres na Terra de Israel a nossa "difícil liberdade" estará aprova de muitas condições em nossa Historia, seremos invadidos, dominados, exilados e escravizados, por novos opressores e tiranos vindo da babilónia, Pérsia, Grécia, Roma, seremos espalhados pelo mundo, passaremos por perseguições religiosas, humilhações, inquisições, pogrom e o Holocausto a maior opressão e extermínio humano da historia da Humanidade! A palavra liberdade, democracia e o Humanismo toma outro sentido depois do Holocausto!
Rabi Yehudah Leow O Maharal de Praga perguntava-se como o povo judeu poderia ter celebrado sua libertação do Egipto durante os tempos em que estavam mergulhados novamente nas trevas do exílio e perseguição e opressão?
Mais acreditem Milagre existe e ele é feito por Homens e Mulheres!
A Criação do estado de Israel depois de 2000 anos no exílio é um milagre realizado por Homens e Mulheres! Novos Moshe e Miriam nos libertaram de um novo Egipto, abrindo mares vermelhos de sangue, luta e sofrimento de uma longa tragetória de exilio, atravessamos desertos de promessas de uma europa de igualdade, liberdade e fraternidade e infelizmente muitos ainda dançam em volta de bezeros de ouro.
Terá esse povo que passar por tudo isso , para poder chegar de novo a sua terra prometida, e poder ouvir a mesma pergunta feita a 3,300 anos atras “Por que esta noite é diferente de todas as outras?” E a resposta: “Porque esta noite fomos libertados !”
Mais é justamente na noite de Pessach – Chag Herut , que jamais devemos esquecer que nossa liberdade estará sempre condicionada a liberdade do outro. Se o Outro não for livre jamais seremos realmente livres!
É Por Isso que cabe a cada um de nós repudiar todos aqueles que semeiam o odio, o preconceito, o racismo e a violência!
A essência do Pessach é o nosso compromisso e dever como Judeus a Lutar pela Liberdade do outro! E o outro são todos os afrodescendente, Indios e Quilombolas e todos os oprimidos desse imenso Brasil.
Chag Herut Sameach! Feliz Festa da Libertação!

Exibições: 30

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço