JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Mirna Pinsky ganha prêmio literário da Academia Brasileira de Letras. Um menino, sua amiga, um fichário e dois preás foi um dos vencedores na categoria Literatura Infantojuvenil.

mirnaNesta segunda-feira (7), a Academia Brasileira de Letras (ABL) divulgou a lista de vencedores de seus Prêmios Literários 2014, para obras publicadas em 2013. Com Um menino, sua amiga, um fichário e dois preás, da Editora FTD, a escritora Mirna Pinsky, foi agraciada na categoria Literatura Infantojuvenil. A obra conta a história de Jonas, que apesar de ter dez anos e frequentar a escola, não sabe ler. No entanto, lê o mundo à sua volta e tem muitos conhecimentos sobre a natureza. Com a colaboração de uma amiga, que escreve cartas e poemas, o menino aprende a dar significação aos conjuntos de letras. Através de um livro ilustrado que narra as aventuras de Robinson Crusoé, Jornas transfere os conhecimentos da natureza para a escrita.

A autora conta essa história por meio de vários narradores: Jonas, seu fichário, as cartas da amiga, uma carta do avô de Jonas e, de certa forma, também por Robinson Crusoé. As belas ilustrações de Carlos Fonseca e o projeto gráfico favorecem a percepção dessa mudança de narração, enriquecendo a história com mais uma técnica, a visual. Natural de São Paulo, Mirna é formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e fez mestrado em Teoria Literária na Universidade de São Paulo. Na década de 1970, escreveu para revistas e jornais, como Movimento, Cadernos de Opinião, Cadernos de Pesquisa etc. Em 1978 passou a publicar livros para crianças e jovens, tendo hoje mais de 1 milhão de exemplares vendidos.

Exibições: 29

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço