ola paulo,por favor me diga qual o aero porto mais proximo,se é galeao,santos dumont ou jacarepagua,e de possui alguma pequena pensão para se hospedar ai bem perto do evento.
Paulo: também não sei mexer nisso aqui. Onde será que está a resposta? Vou fazer como Walter Benjamim ao se referir ao ato de abrir o armário pra pegar um cobertor, tá bom?
Paulo, acabo de descobrir onde clicar para te ler e responder. Sei de sua trajetória com os Tolmasquim. Silvia já me falou sobre ela. Em relação aos ensinamentos de Nehama, posso tentar, na medida em que minha memória me ajude. Talvez seja uma boa oportunidade pra manusear novamente todo o material dela. Tenho um carinho enorme pelos Leibovitch. Fui aluna tanto da Nehama quanto do Yeshaiahu em suas respectivas casas em Jerusalem, o que não me torna uma entendida no pensamento de nenhum dos dois. Um grande abraço.
Estou aqui rindo. Me desculpe a entrada repentina em seu panteão. Não li seu artigo sobre os anjos, mas gostaria de lê-lo. Onde o encontro?
Não foi de propósito mas é bom te reconhecer. Beijos. PT
Oi Paulo: Entrei no Fórum e comecei a achar seus textos. Vou lê-los. O blog que você citou com o texto sobre anjos, não consegui encontrar. Você pode me ajudar nessa busca?
Silvia está bem. A Dra. é minha sogra. Estaremos juntas no Seder familiar na segunda-feira. Bjo. PT
Li no Fórum algo sobre um seder coletivo. Vai rolar?
0
erev tov paulo blank,gostaria que me informasse o endereço do sêder de pessach,pois iremos em duas pessoas saqui de campo grnde/ms.gostaria tambem que me informasse se possivel for quantos km fica a rodoviaria do rio para o botafogo.estamos estudando de vamos de darro ou de onibus.
Oi e muito prazer. Na minha família, há anos temos uma Hagadá própria onde mantivemos as bençãos e principais rezas, mas sem perdermos nenhum conteúdo, nós a transformamos em uma leitura mais atual, com as crianças entendendo a história de Pessach mais facilmente e acrescentamos textos do Scliar e outros sempre dentro do contexto Liberdade e da busca dela. Esta nossa 'Hagadá" é atualizada há cada 3 ou 4 anos, de forma a ficar sempre agradável de ser compartilhada numa mesa enorme, onde se sentam não judeus casados com os nossos filhos, sobrinhos, etc... e esta é a mesa na casa de minha mãe, uma senhora de 86 anos. Todos lemos alternadamente as passagens de forma a 'obrigar' a termos atenção prá podermos continuar o que o outro ao nosso lado estava lendo. Truques!!!!! É muito bom. MAIS UMA VEZ UM FELIZ PESSACH bem 'celebrado'!
ESSE É UM PEQUENO POEMA DE NOSSA HAGADÁ FAMILIAR. um abraço Ivone
Libertaram o escravo rebentando suas correntes
Então achou-se ele, como sempre escravo.
Achou-se acorrentado à servidão
Achou-se ainda preso à indolência e ao ócio.
Achou-se ainda limitado pela superstição e pelo medo
Pela ignorância, pela suspeita e pela barbárie.
Sua escravidão não estava nas correntes e sim nele.
Podem libertar-se somente os homens livres e
Homens livres não precisam ser libertados.
Homens livres libertam-se a si mesmos!
Bem significativo estarmos juntos em Acharon shel Pêssach... "Seudat Mashiach", como disse Baal Shem Tov porque "este dia é iluminado por um raio da luz de Mashiach."
Estarei me preparando para a viagem e lhe comunicarei assim que tudo estiver arranjado.
Quanto aos atos de bondade..."Bem aventurada a geraçao na qual o grande presta atençao ao pequeno", diz a sabedoria judaica!
shalom paulo,estou otimo e estou hospedado no laranjeiras hotel,no bairro laranjeiras há un 100 metros da hebraica rio ,estamos sem energia aqui no hotel,nesse momento estou num saiber cafe estou com a beteria do meu celular descarregada.daqui ha pouco te ligo ok!
shalom rav,estamos com saudade,gostaria de saber se voce possui mais daquela obra literaria que voce me brindou,pois todos por aqui gostariam de adquirir,abraço a silvana essa grande shavera que abrilhantou a nossa noite de seder,estamos contando os dias.shavua tov
ola paulo muito bom dia,que bom que voces voltaram bem de eretz israel,voce recebeu as fotos de encontro das aguas? eu te mandei no seu email particular,eu comentei com voce paulo sobre um dicionario hebraico portugues ,sidur eu tenho,estamos com saudades de voces estamos nos preparando para recebe-los um grande abraço.claudionor
ola chaverim do jh,gostaria de saber se algem tem informaçao de que qual das tribos de israel na diaspora colonizou espanha e portugal,grato pela atençao de todos.
ola paulo blank boa tarde gostaria que vc me confirmasse em quantos voces virao e quantos dias pois precisamos nos organizarmos por aqui veja se possivel me envie estas informaçoes ate o proximo domingo ok.um grande abraço a voce e silvana
ola paulo blank,como vao por ai tudo bem?por aqui estamos bem.gostaria de saber se voce eo elias virao com o jaime ou so um de voces com o jaime vira por aqui,me responde se possivel ate sexta 23/07/10 pois presciso fazer reserva do hotel e planejamento para recebe-los.fico no aguardo de uma resposta,grande abraço.
É nisso que estou concentrada Paulo. Como seria se a história começasse diferente com algumas falas de nossas matriarcas ou sábias mulheres? O que elas fariam ou fizeram? O que diriam? Apenas exercitando: E Sarah arrumou suas malas e partiu junto a Abraão em direção ao deserto, rumo ao desconhecido... ou Rivka: Em momentos de crise mantenha olhos e ouvidos bem abertos e faça o que a sua consciência determinar. Miriam diria: Quando vc tiver um exército inimigo enfurecido em suas costas e a frente uma barreira natural aparentemente intransponível simplesmente cante, dance e acredite no milagre... Sobre o lado que vc mencionou acho que o perfil das mulheres no judaismo segue o mesmo dos homens, não temos heróis perfeitos, temos arquétipos de imperfeição, como me ensinou Nehama Leibovich, sabemos, através do escrito toda a história de Moisés, mas não temos uma única palavra sobre seu aspecto físico, por exemplo, não sabemos se era loiro, moreno, alto, baixo, mas sabemos que era impaciente, gago, nada sociável, enfim... to nesse ponto tentando sair da história única.
é que ando lendo seus escritos no seu blog. Veja uma idéia sua que peguei: "O perdão é uma invenção genial do ser humano porque libera aquele que perdoa de qualquer vínculo com quem lhe causou alguma ofensa, liberando assim o ofendido da paralisia do mar da mágoa." É claro que entendi que vc falava em cima do pensamento de Levinas, mas essa foi a sua conclusão. Bjinho. PT
Oi Paulo, as vezes durmo tarde sim, mas nem sempre! :)
Também sofro da síndrome do subdesenvolvimento e ainda por cima sem doutoramento! a sua casa estava exausta e confesso que tive dificuldade de manter as pálpebras abertas. A reunião estava interessantíssima e eu lá quase dormindo.Foi muito legal encontrar o David depois de 17 anos sem vê-lo...ele fala pra caramba! hahah Vamos fazer mais rodadas de reflexão, ok? Ofereço minha casa também para encontros. Podemos experimentar um ritual de havdalá. Seria interessante pensar a havdalah como a celebração da continuidade, do fazer com os sentidos aguçados, do mundano... Li Aqui também acontecem anjos. Gostei muito. O problema com o seu blog (estou certa que o problema é fruto de minha ignorância com os meios eletrônicos) é que nunca consigo retornar aos textos. Não sei como chego neles e nem voltar a eles, assim sua leitura pra mim é aleatória. As cartas ainda não li e só para registrar - eu jamais estudei Levinas apesar de alguns professores terem-no citado. Horrível isso, não? Vc é super intelectual e eu sou mais, diria, intuitiva... meio sem método...é isso. Os Leibovich moram eternamente em meu coração. Tenho todos os estudos de Tanach da Nehama em papel datilografado por ela. Beijos e Shabat Shalom. Patricia
Oi Paulo! Então tá combinado, como dizem os indígenas estamos na mesma canoa nesse mundo. Bora juntá! haha combinadíssimo. Tachles, 6ª que vem tem kabalat shabat na casa do Furrer. Depois 2 shabatot antes d'eu viajar pra Israel. Vou dia 31/08 e volto em 16/09. Aí é Yom Kipur. Shabat de sucot? Bjão :)
ola mestre paulo blank,fiquei muito contente com a atençao me dispensada,pois eu ja tinha pesquisado sobre as bases do cristianismo e tomei conhecimento sobre o maniqueismo,que e a maneira mais sordida de manipulaçao das massas,mais gato escaldado tem medo de agua fria,por isso pedi auxilio ao nosso rav para saber qual éra a posiçao do nosso povo.toda rabapela atençao
boker tov rav,sim eu ja estava repassando as informaçoes ao nosso pessoal aqui,estamos bastante avançados em algumas materias do judaismo.ah! vamos conversar como iremos realizar o treinamento nosso aqui por voce ou alguem que voce indicar,se sera online via skipe,temos o desafio de colocar-mos piso e forro na kehila aqui e assim que puser-mos iremos começar a traze-los aqui na comunidade para interagirmos com voces,um grande abraço.
Paulinho,
Eis que 39 anos depois, a profecia inscrita no muro do pequeno quarto da rua Cardoso Junior se cumpre. Por pouco não igualava o feito de Moisés em anos, mas, em escala menos dramática, passei uma noite inteira no aeroporto Roissy Charles de Gaulle sem poder por os pés na Paris prometida. Só depois, tendo feito baldeação em Tel Aviv e Jerusalém, e com escala em Bruxelas, pude, então, adentrar a velha cidade, pela qual esperei num contido e silencioso canto. No avião, de Bruxelas para Paris, viajei aos prantos. E sigo aos prantos, mesmo por aqui, quando me lembro da profecia, quase ao pé da letra realizada.
Estou muito feliz de poder privar das benesses espirituais e comunitárias deste blog, ao qual, em boa hora, você me apresentou. E logo, logo, saberei me guiar (quero dizer, clicar) nesse labirinto de opções e ícones e loguins, ou seja lá que nome tenham essas modernidades.
Beijo,
Ola Paulo, Li sua mensagem, estive hoje com o pessoal da Tmura e conversamos sobre o processo que comecamos no rj e sp.
te procurei no skype e nao te encontrei conectado na internet para a gente conversar. eu vou dormir pois estou com essa de fuso horario acordando de madrugada e dormindo cedo. eu vou ver se te ligo amanha para tua casa.
abraco
jayme
Boker tov, sr Paulo!!!
Enquanto espero minha funcionaria chegar, passei por aqui para ler um pouquinho e vi o video dos discipulos do rav Nachman de Braslav postado por Claudionor... Sr Paulo, sei que seu tempo é curto, mas sei tambem que possui um vasto conhecimento e uma alma inclinada para ensinar... Que tal postar textos dos ensinamentos do Rav? É uma ideia...
Abraços cordiais! Tenha uma excelente semana...
Ps: Quanto a respostas a minhas outras perguntas, somente tenho que agradece-lo por preocupar-se com minha alma... Fique sossegado que o tempo da rejeição passou!!! B'H!!!
Ola (..) Paulo!
Acabei de comprar o livro na Sefer e estou muiiiiito feliz!!! ahahah Feliz... felizzz rsrs Todá!
Depois virão mais perguntas...
Que neste ano o senhor faça muitos discipulos para que mais pessoas compreendam o texto "A CAIXA", para começar ... Assim, nao se sentira sozinho...rsrs
Rav Paulo Hashamaim rs Que tal? Eu gostei...
Nossa Paulo assim o senhor me arranca lagrimas... De alegria gerada pela esperança deste enccontro aqui no E.Santo... Me encarrego da terrivel e dificil tarefa de reunir todos...rsrs (Aqui tem todas as tribos), mas uns 20 eu consigo..
Com as misericordias e graça do noso Echad, B'H, teremos todos um ano fertil em todas as areas... Vamos plantar!!!!
Grande abraço fraterno...
Gmar Chatimá Tová!
É mais fácil conversarmos por aqui. O que selecionei, do texto, dá uns 10 minutos de leitura. É muito? Você prefere, você mesmo, fazer a seleção?
Aguardo instruções.
Bjs.
PARABENS GRANDE AMIGO PAULO,
HOJE EH DIA ESPECIAL PARA TE DAR PRESENTES, MAIS SAIBA QUE A SUA PERSONALIDADE JUDAICA E SABEDORIA HUMANA EH UM
יום מולדת שמח
shalom chaver muito me alegrou sua atitude e do jaime,estou no leito do hospital todo quebrado,mas estou vivo,eu e mjnha esposa nascemos de novo.toda raba a voces e a alguem do jh que me envio tsedaca
shalom
gostari de pedir seu auxilio no trabalho academico que irei apresentar no simposio de pos graduação em antropologia em Belo Horizonte entre dias 4 e 9 de julho poderia contribuir com fatos sociais culturais da comunidade judaíca ou ate mesmo historias de imigrantes judeus para o Brasil? grata sueli
GOSTEI DESTA FRASE. " O PERDÃO É UMA PERDA MUITO GRANDE". ATÉ PORQUE NÃO TEMOS CAPACIDADE NEM COMPETENCIA PARA PERDOAR.
O PERDÃO É USADO DE UMA FORMA SIMPLISTA E RELIGIOSA. NÃO FALAM DO PERDÃO NO SENTIDO HUMANO E COMO HUMANOS PENSO QUE O PERDÃO É UMA COISA IMPRATICÁVEL. NINGUEM PERDOA NINGUEM MAS, PODEMOS EVITAR DANOS AOS OUTROS SE QUISERMOS OU ATÉ DANOS A NÓS MESMOS. NÃO SABEMOS NEM NOS PERDOAR ENTÃO CONSEQUENTEMENTE NÃO SABEREMOS PERDOAR AOS OUTROS.
Obrigado, Senhor, por ter nos dado Paulo Blank. Obrigado, Paulo Blank, por compartilhar inteligência e cultura com que Hashem lhe brindou, naturalmente exteriorizadas em seu discurso fértil, sabiamente sereno, mas eminentemente crítico, poético e filosófico, características de sua atuação marcante, preciosa e constante, baluarte a honrar-nos e iluminar-nos neste Cantinho de sonhadores que, por transcendermos juntos, em Grupo, já não é mais apenas um sonho, mas o princípio e o desenvolvimento de uma Nova Realidade. Ainda contamos com 57 venturosos aniversários. Mazal Tov! Chico Munhoz (Bauru-SP). Obrigado, Senhor, por nos ter dado Paulo Blanc!
Ellen
21 Mar, 2010
Olim kosta
21 Mar, 2010
Marcos kiperman
22 Mar, 2010
Patricia T. Tolmasquim
23 Mar, 2010
Patricia T. Tolmasquim
23 Mar, 2010
Patricia T. Tolmasquim
Não foi de propósito mas é bom te reconhecer. Beijos. PT
23 Mar, 2010
Marcio Acselrad
23 Mar, 2010
Patricia T. Tolmasquim
Silvia está bem. A Dra. é minha sogra. Estaremos juntas no Seder familiar na segunda-feira. Bjo. PT
Li no Fórum algo sobre um seder coletivo. Vai rolar?
0
23 Mar, 2010
Olim kosta
23 Mar, 2010
Patricia T. Tolmasquim
24 Mar, 2010
Patricia T. Tolmasquim
24 Mar, 2010
Patricia T. Tolmasquim
25 Mar, 2010
IVONE HERZ
27 Mar, 2010
IVONE HERZ
Libertaram o escravo rebentando suas correntes
Então achou-se ele, como sempre escravo.
Achou-se acorrentado à servidão
Achou-se ainda preso à indolência e ao ócio.
Achou-se ainda limitado pela superstição e pelo medo
Pela ignorância, pela suspeita e pela barbárie.
Sua escravidão não estava nas correntes e sim nele.
Podem libertar-se somente os homens livres e
Homens livres não precisam ser libertados.
Homens livres libertam-se a si mesmos!
27 Mar, 2010
Angela R. C. Nespoli
Estarei me preparando para a viagem e lhe comunicarei assim que tudo estiver arranjado.
Quanto aos atos de bondade..."Bem aventurada a geraçao na qual o grande presta atençao ao pequeno", diz a sabedoria judaica!
27 Mar, 2010
Emanuele Chaia
desejo pra você um ótimo pessach !!
29 Mar, 2010
Olim kosta
6 Abr, 2010
Olim kosta
24 Abr, 2010
Kamila Souza
15 Maio, 2010
Olim kosta
16 Maio, 2010
Olim kosta
27 Maio, 2010
Olim kosta
27 Maio, 2010
Olim kosta
13 Jun, 2010
Olim kosta
20 Jul, 2010
Patricia T. Tolmasquim
5 Ago, 2010
Patricia T. Tolmasquim
5 Ago, 2010
Patricia T. Tolmasquim
6 Ago, 2010
Patricia T. Tolmasquim
Também sofro da síndrome do subdesenvolvimento e ainda por cima sem doutoramento! a sua casa estava exausta e confesso que tive dificuldade de manter as pálpebras abertas. A reunião estava interessantíssima e eu lá quase dormindo.Foi muito legal encontrar o David depois de 17 anos sem vê-lo...ele fala pra caramba! hahah Vamos fazer mais rodadas de reflexão, ok? Ofereço minha casa também para encontros. Podemos experimentar um ritual de havdalá. Seria interessante pensar a havdalah como a celebração da continuidade, do fazer com os sentidos aguçados, do mundano... Li Aqui também acontecem anjos. Gostei muito. O problema com o seu blog (estou certa que o problema é fruto de minha ignorância com os meios eletrônicos) é que nunca consigo retornar aos textos. Não sei como chego neles e nem voltar a eles, assim sua leitura pra mim é aleatória. As cartas ainda não li e só para registrar - eu jamais estudei Levinas apesar de alguns professores terem-no citado. Horrível isso, não? Vc é super intelectual e eu sou mais, diria, intuitiva... meio sem método...é isso. Os Leibovich moram eternamente em meu coração. Tenho todos os estudos de Tanach da Nehama em papel datilografado por ela. Beijos e Shabat Shalom. Patricia
6 Ago, 2010
Patricia T. Tolmasquim
8 Ago, 2010
Olim kosta
11 Ago, 2010
Olim kosta
11 Ago, 2010
Jaime Leibovitch
Eis que 39 anos depois, a profecia inscrita no muro do pequeno quarto da rua Cardoso Junior se cumpre. Por pouco não igualava o feito de Moisés em anos, mas, em escala menos dramática, passei uma noite inteira no aeroporto Roissy Charles de Gaulle sem poder por os pés na Paris prometida. Só depois, tendo feito baldeação em Tel Aviv e Jerusalém, e com escala em Bruxelas, pude, então, adentrar a velha cidade, pela qual esperei num contido e silencioso canto. No avião, de Bruxelas para Paris, viajei aos prantos. E sigo aos prantos, mesmo por aqui, quando me lembro da profecia, quase ao pé da letra realizada.
Estou muito feliz de poder privar das benesses espirituais e comunitárias deste blog, ao qual, em boa hora, você me apresentou. E logo, logo, saberei me guiar (quero dizer, clicar) nesse labirinto de opções e ícones e loguins, ou seja lá que nome tenham essas modernidades.
Beijo,
Jaime.
13 Ago, 2010
Jayme Fucs Bar
te procurei no skype e nao te encontrei conectado na internet para a gente conversar. eu vou dormir pois estou com essa de fuso horario acordando de madrugada e dormindo cedo. eu vou ver se te ligo amanha para tua casa.
abraco
jayme
15 Ago, 2010
Jaime Leibovitch
Os montes
E as pegadas ancestrais
De Jerusalém
Seus muros de pedra
Suas casas de pedra
Seus nervos. De pedra
Meu coração de pedra
Também
17 Ago, 2010
Moises Storch
Abração,
Moiche
11 Set, 2010
Angela R. C. Nespoli
Enquanto espero minha funcionaria chegar, passei por aqui para ler um pouquinho e vi o video dos discipulos do rav Nachman de Braslav postado por Claudionor... Sr Paulo, sei que seu tempo é curto, mas sei tambem que possui um vasto conhecimento e uma alma inclinada para ensinar... Que tal postar textos dos ensinamentos do Rav? É uma ideia...
Abraços cordiais! Tenha uma excelente semana...
Ps: Quanto a respostas a minhas outras perguntas, somente tenho que agradece-lo por preocupar-se com minha alma... Fique sossegado que o tempo da rejeição passou!!! B'H!!!
13 Set, 2010
Angela R. C. Nespoli
Acabei de comprar o livro na Sefer e estou muiiiiito feliz!!! ahahah Feliz... felizzz rsrs Todá!
Depois virão mais perguntas...
Que neste ano o senhor faça muitos discipulos para que mais pessoas compreendam o texto "A CAIXA", para começar ... Assim, nao se sentira sozinho...rsrs
Rav Paulo Hashamaim rs Que tal? Eu gostei...
15 Set, 2010
Angela R. C. Nespoli
Com as misericordias e graça do noso Echad, B'H, teremos todos um ano fertil em todas as areas... Vamos plantar!!!!
Grande abraço fraterno...
Gmar Chatimá Tová!
16 Set, 2010
Elias Salgado
26 Out, 2010
Jaime Leibovitch
É mais fácil conversarmos por aqui. O que selecionei, do texto, dá uns 10 minutos de leitura. É muito? Você prefere, você mesmo, fazer a seleção?
Aguardo instruções.
Bjs.
26 Out, 2010
Jaime Leibovitch
29 Out, 2010
Marcelo Barzilai
30 Jan, 2011
Jayme Fucs Bar
HOJE EH DIA ESPECIAL PARA TE DAR PRESENTES, MAIS SAIBA QUE A SUA PERSONALIDADE JUDAICA E SABEDORIA HUMANA EH UM
יום מולדת שמח
30 Jan, 2011
Eva Spitz
30 Jan, 2011
Olim kosta
5 Abr, 2011
sueli rivkah vieira
gostari de pedir seu auxilio no trabalho academico que irei apresentar no simposio de pos graduação em antropologia em Belo Horizonte entre dias 4 e 9 de julho poderia contribuir com fatos sociais culturais da comunidade judaíca ou ate mesmo historias de imigrantes judeus para o Brasil? grata sueli
11 Maio, 2011
lidia ribas
30 Out, 2011
roberto carvalho
gostaria de ser seu amigo.
GOSTEI DESTA FRASE. " O PERDÃO É UMA PERDA MUITO GRANDE". ATÉ PORQUE NÃO TEMOS CAPACIDADE NEM COMPETENCIA PARA PERDOAR.
O PERDÃO É USADO DE UMA FORMA SIMPLISTA E RELIGIOSA. NÃO FALAM DO PERDÃO NO SENTIDO HUMANO E COMO HUMANOS PENSO QUE O PERDÃO É UMA COISA IMPRATICÁVEL. NINGUEM PERDOA NINGUEM MAS, PODEMOS EVITAR DANOS AOS OUTROS SE QUISERMOS OU ATÉ DANOS A NÓS MESMOS. NÃO SABEMOS NEM NOS PERDOAR ENTÃO CONSEQUENTEMENTE NÃO SABEREMOS PERDOAR AOS OUTROS.
SHALOM
28 Dez, 2011
Marcelo Barzilai
29 Jan, 2012
Francisco Pereira Munhoz
Obrigado, Senhor, por ter nos dado Paulo Blank.
Obrigado, Paulo Blank, por compartilhar inteligência e cultura com que Hashem lhe brindou, naturalmente exteriorizadas em seu discurso fértil, sabiamente sereno, mas eminentemente crítico, poético e filosófico, características de sua atuação marcante, preciosa e constante, baluarte a honrar-nos e iluminar-nos neste Cantinho de sonhadores que, por transcendermos juntos, em Grupo, já não é mais apenas um sonho, mas o princípio e o desenvolvimento de uma Nova Realidade.
Ainda contamos com 57 venturosos aniversários. Mazal Tov! Chico Munhoz (Bauru-SP).
Obrigado, Senhor, por nos ter dado Paulo Blanc!
30 Jan, 2012