JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Em Homenagem a Professora Anita Waingort Novinsky - Jayme Fucs Bar

Tomei a liberdade de publicar uma entrevista que G. David Sedrez – Conde do Blog "Good time" realizou com a Professora Anita Waingort Novinsky, em Maio de 2011 , onde podemos ver e sentir através de suas próprias palavras, como essa grande mulher judia não somente foi considerada a mais importante Historiadora, da temática dos Cristão novos no Brasil e no mundo , mas também em toda a sua vida foi uma guerreira, que lutou sem trégua contra qualquer tipo de intolerância, antissemitismo, preconceitos e a desumanização do ser .
Professora Anita Novinsky , partiu desse mundo, mas sua memória e o seu legado estará para sempre guardado em nossos corações!
Entrevista com a professora Anita Waingort Novinsky - LIBERDADE DE OPINIÃO
( G. David Sedrez – Conde do Blog "Good time")
1 - O que fez de mais importante em sua vida?
O mais importante que fiz em minha vida além de constituir minha família, foi ter introduzido os estudos sobre os cristãos novos e a Inquisição na Universidade de S.Paulo e ter aberto na História do Brasil um capítulo novo, praticamente desconhecido, sobre o papel que os judeus,(marranos, anussim, cristãos-novos, conversos) representaram na construção e colonização deste país. Hoje, com as pesquisas realizadas em fontes primárias, esse fato não pode mais ser ignorado.
2 - O que lamenta não ter feito, ou ainda deseja fazer, de importante?
Há muita coisa que eu lamento não ter feito na minha vida. Uma delas, é não ter convivido mais tempo com meus filhos, e com as pessoas que amei. Para realizar as outras que eu lamento não ter feito, eu teria de viver muitas vidas.
3 - Diante da multiplicidade de disputas e conflitos étnicos e raciais se generalizando em todo mundo, você acha que a Humanidade caminha para tempos sombrios?
Lamentavelmente, os acontecimentos que temos presenciado no mundo não são muito promissores. Os grandes perigos são a xenofobia, os nacionalismos e o antissemitismo. O ódio aos judeus é apenas um dos sintomas dos tempos tenebrosos que vivemos. Se em alguns anos esses fenômenos crescerem, e todos os povos não compreenderem que tem de conviver amigavelmente e em paz, sucumbiremos todos como loucos.
4 - Você concorda com o balizamento estatal ou religioso nas opções e preferências pessoais de cada indivíduo, incluindo a comunicação, opção sexual, vestimenta, fumo e bebida?
A meu ver, todos os povos devem ter a liberdade de seguir os costumes, rituais e crenças de sua origem, uma vez que esses costumes não perturbem ou prejudiquem seus semelhantes. O Estado não tem o direito de impor maneira de vestir ou comportamento a um grupo estrangeiro, a não ser que seja uma lei de toda a nação. Se um país distante violar os direitos universais do homem, o mundo tem a obrigação de se manifestar e intervir., porque os direitos humanos foram idealizados para toda humanidade e não apenas para as nações ocidentais. Se a tradição de um povo o levar a cometer atos que mutilem o corpo humano e causem sofrimento, contra a vontade dessa pessoa, ou se violar o princípio máximo que é a vida, as nações livres e democráticas do mundo tem a obrigação moral de interferir.
5 - Você concorda com o balizamento estatal ou religioso nas opções e preferências pessoais de cada indivíduo, incluindo a comunicação, opção sexual, vestimenta, fumo e bebida?
Caso eu vivesse numa sociedade totalitária e fascista, sem poder falar e escrever livremente, eu procuraria minar esse governo, criando movimentos clandestinos, esclarecendo através da palavra companheiros vizinhos e colegas, mas sem armas e sem violência. Criaria um movimento de resistência, semelhante ao da segunda grande guerra, distribuindo panfletos secretos, mobilizando a juventude, fazendo-a compreender, como disse Walter Benjamin, que "privar o homem da palavra é o mesmo que privá-lo de pão.”
http://start-cohen.blogspot.com/.../liberdade-de-opiniao...

Exibições: 33

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço