Bnei Anussim

A iniciativa de criar um grupo sobre os Anussim , tem como objetivo de ampliar as discuções e informações sobre esse importante tema.

  • Jorge Luiz Marinho Chrystalino

     

    OS   Judeus  Anussim   buscam  o  reconhecimento   da   sua  identidade   judaica  mas   existe   resistencia   de  setores  conservadores  do judaismo   para  receber  os  anussim.    RECOMENDO    a   bibliografia  da  pesquisa   feita  pela  historiadora   ANITA  NOVINSK    da  USP,  a  mesma   possui   um  vasto  material    de  pesquisa    sobre   CRISTÃOS  NOVOS   e  inquisição.  shalom

  • roberto carvalho

    PENSO QUE O PESSOAL DE SÃO PAULO PODERIA CONCTAR A ANITA NOVINSK NO SENTIDO DE QUE ELA POSSA NOS FORNECER MATERIAL DE ESTUDOS AQUI PARA O NOSSO GRUPO. O QUE ACHAM DA IDÉIA?

    SHALOM

  • Marcos Moreira da silva

    Manifestação mundial Anussita
    26 abril 2012
    Neste dia o movimento nacional benei Anussim fará manifestação em todos os lugares onde existe concentração de Anussitas, uma manifestação para mostrar ao mundo judaico e secular nossa existência e reivindicar o retorno a religião e povo de Israel.
    Nossa iniciativa, e para mostramos ao mundo que e possível nos mobilizar em prol de uma causa justa, de herança histórica, genética uma herança cultural, a prova viva da imortalidade de Israel.
    Queremos que nos irmão se mobilizem em siti de relacionamentos com Orkut,feicebok e outros para manifestarmos neste dia em toda parte ,com faixas e cartazes,assinatura publica e entregarmos junto as autoridades de Israel pelo consulado.
    Onde houver comunidades os lideres devem enviar carta comunicado, a jornais e revistas vamos fazer sem bagunça o maior barulho possível,ou seja estaremos em grande numero para marcar este momento único de defesa de no fé cultura e religião.
    Aqui em são Paulo nos organizaremos um pequeno seminário no período da tarde para apresentarmos possível solução política religiosa, com a presença de vários convidados nacional e internacionais.
  • roberto carvalho

    PRECISAMOS SABER SE EXITEM GRUPOS ORGANIZADOS DE ANUSINS EM MINAS E EM QUAIS CIDADES. SOMOS DO INTERIOR E ESTAMOS NOS ORGANIZANDO MAS PRECISAMOS DE ORIENTAÇÕES

    SHALOM

  • alipio feitosa marques

    obrigado pela resepção .

  • Marcos Moreira da silva

  • Mario Celso de Moraes

    Tenho enorme respeito e admiração por  Jayme Fucs Bar.

    Seu trabalho e dedicação aqui são fantásticos.

    Shalom.

  • Adam David

    Shalom a todos, sugeria que todos fizessem uma abaixo assinado pedindo a revista morashá que nus doasse exemplares e também ao chabad.org que nus doe sua revista eletronica e convidar também a editora SEFÉR para ser nossa parceira nus vendendo livros com desconto especial tenho certeza que o Jairro apreciará com carrinho, :sugeria também que convidassemos os Rabinos Moré ventura e Nilton Bonder aqui do Brasil, e o Rabino Dr AKIVA Gamaliel Bellk de Jerusalém todos estes orgãos citados poderão nus ajudar muito,como também estas pessoas são de facíl convivência e muito dócil 

  • Adam David

  • Marcos Moreira da silva

    Neste domingo estarei no vao do masp na av paulista para reunir a todos chaverim que desejam fazer parte da comunidade beit israel em são paulo .
    Apartir das 15;OO horas, com a presença Nurit, cineasta israelense Forte abraço... sigamos confiantes e esperançosos de que nossas metas serão alcançadas de acordo com os desígnios e vontade de nosso Criador, Bentido Seja... Laila Tov...
    RAV :Mordechai Moré

  • Antônio Lídio Gomes

    Jayme, tenho sobrenome Gomes. Sempre nutri uma simpátia muito forte pelo judaísmo. como saber se sou descendente?

  • Albo Berro Rodrigues

    Caro Antônio, somente o sobrenome não indica muita coisa, pois estes sobrenomes foram adotados por judeus, não quer dizer que sejam 100% sobrenomes judaicos, pois eram na maioria pertencentes a portugueses e espanhóis (não-judeus). Mas se nutre este sentimento, como diriam nossos rabinos é porque tem uma "alma judaica), já é um ponto de começo. A partir deste sentimento busca-se reconstruir a arvore genealógica de sua família a fim de provar sua judaicidade.
    Este processo pode ser difícil, por isso, tente escrever a história de sua família, contando costumes peculiares, que estes sim tem um peso maior do que somente o sobrenome. Costumes como varrer a casa da frente para os fundos, não realizar nada de trabalho ao cair da sexta-feira, não derramar sal em casa, não deixar os "pés da cama" virados para a porta de entrada do quarto, banhar o corpo do morto e envolve-lo em morta-lha, etc.

    Espero ter ajudado! Shabat Shalom