JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Jayme Fucs Bar
  • Masculino
  • Kibutz Nachshon
  • Israel
Online agora
Compartilhar

Amigos de Jayme Fucs Bar

  • Dr. Raúl Ariel Jiménez Cortés
  • Miriel Monteiro Gomes
  • Rita Carvalho
  • Jonathan Gibran
  • Adriana Jaeger Santos
  • fred jorge dionisio
  • Nythamar Fernandes de Oliveira
  • olair rafael da silva jr
  • Kathy de Araujo Amazonas
  • Joanna Quintana
  • WELBER DA SILVA SANTANA
  • Rui César rodrigues
  • Manoel Ramão  Ferreira  Queiroz
  • Rolderick da Rocha leão Filho
  • Jerusa cavalhe iro fontana
 

Página de Jayme Fucs Bar

Últimas atividades

Posts no blog por Jayme Fucs Bar

Doutores e Pescadores Jayme Fucs Bar

Doutores e Pescadores Jayme Fucs BarEm Homenagem aos ProfessoresÉ muito comum no Brasil que alguém como forma de respeito chama o outro de "Doutor",geralmente pessoas que se consideram "simples" e valoriza o outro por seu " grande conhecimento ".Esse tema me fez chamar atenção de uma linda história que contou Paulo Freire antes de ele ser reconhecido como um grande pedagogo. Se conta que dava aula de alfabetização numa aldeia de pescadores e as pessoas o chamava de Doutor por ele ter uma…Ver mais...
ontem
Jayme Fucs Bar comentou a postagem no blog As 10 Mitzvot para o judaísmo de nossos tempos. Jayme Fucs Bar de Jayme Fucs Bar
"As 10 Mitzvot para o judaísmo de nossos tempos. Jayme Fucs Bar"
sexta-feira
Emerson Pessoa Ferreira curtiram a discussão Organizações em Israel ligado ao Judaismo Humanista de Jayme Fucs Bar
2 Out
Jayme Fucs Bar compartilhou o grupo deles em Facebook
2 Out
Jayme Fucs Bar adicionou uma discussão ao grupo Tmurá – Instituto para a capacitação de rabinos seculares humanistas e líderes judeus em Israel.
Miniatura

Organizações em Israel ligado ao Judaismo Humanista

THE ADAM COLLEGE (Midrasha) FOR DEMOCRACY AND PEACEJerusalem Forest, P.O. Box 3353, Jerusalem 91033Tel: 02-6448290 Fax: 02-6752932E-Mail: adam@adaminstitute.org.ilO Colégio Adam desenvolve e aplica programas de estudo e cursos, destinados a promover a educação para a democracia e a paz. Também organiza cursos de formação, jornadas de estudo e seminários para várias idades.ELLUL - BET MIDRASH8 Bustanai St., P.O. Box 8158, Jerusalem 91081Tel: 02-5619436 Fax: 02-5619425E-Mail:…Ver mais...
2 Out
Yossi Hofi curtiu o vídeo de Jayme Fucs Bar
27 Set
Jayme Fucs Bar respondeu à discussão O QUE É UM JUDEU? Por Leon Tolstoy (1829-1910) de Jayme Fucs Bar no grupo Canto dos poetas e sonhadores
"O QUE É UM JUDEU? Por Leon Tolstoy (1829-1910)"
26 Set
Fernando G. Reisler curtiu a postagem no blog Pesaj - Entre la oralidad y la escritura - Leonardo Cohen de Jayme Fucs Bar
19 Set
Fernando G. Reisler curtiu a postagem no blog Recordando Emmanuel Lévinas Jayme Fucs Bar de Jayme Fucs Bar
19 Set
Fernando G. Reisler curtiu a postagem no blog Iemei Teshuva - O Caminho do Verdadeiro Retorno Jayme Fucs Bar de Jayme Fucs Bar
19 Set
José Sperb de Oliveira respondeu à discussão Yeshayahu Leibowitz z"L, 1903-1994 :Um homem de intelecto e de paixão fonte: Haaretz - de Jayme Fucs Bar
"Leibowitz  foi um duro crítico da maneira como o judaísmo era usado como instrumento político no Estado de Israel.  Advertia  que Israel poderia se tornar um "Estado fascista",  e sobre as graves…"
26 Ago
Jayme Fucs Bar respondeu à discussão Fragmentação do Judaísmo ou Finais dos Tempos? Jayme Fucs Bar de Jayme Fucs Bar
"Muito boa reflexão!! Abraço Jayme"
26 Ago
Jayme Fucs Bar curtiram a discussão Fragmentação do Judaísmo ou Finais dos Tempos? Jayme Fucs Bar de Jayme Fucs Bar
26 Ago
Decio Zylbersztajn respondeu à discussão Fragmentação do Judaísmo ou Finais dos Tempos? Jayme Fucs Bar de Jayme Fucs Bar
"Prezado Jayme O seu artigo que analisa a fragmentação do pensamento judaico em tempos recentes reflete uma realidade difícil de ser tratada. Você conseguiu fazê-lo. Eu entendo que a…"
26 Ago
ADAILTON CYPRIANO MENEZES respondeu à discussão Emuna ( Fé- Crença ) no Judaismo e o direito de ser diferente - Jayme Fucs Bar de Jayme Fucs Bar
"Onde posso encontrar uma comunidade judaica em Lisboa Benfica sou descendente de sefaditas"
25 Ago
Jayme Fucs Bar postou uma discussão

Fragmentação do Judaísmo ou Finais dos Tempos? Jayme Fucs Bar

Tenho 60 anos de idade , sou judeu e fiz aliá pelo movimento sionista socialista Hashomer Hatzair, na qual vivo num Kibbutz a 37 anos e nessa trajetória de vida , acompanho e participo das redes sociais Judaica e fórum de discussão , mas confesso que nos últimos anos nunca vivenciei, tanto ódio nas redes entre os própios Judeus como vemos hoje. Em minha vida como ativista Judeu sionista já fui ameaçado e acusado em muitas ocasiões por muitos não judeus pelos simples fato de ser considerado…Ver mais...
25 Ago

Meus Pensamentos sobre o Judaismo Humanista

Meus Pensamentos sobre o Judaismo Humanista
O Judaismo Humanista acredita que Judeu é aquele que se identifica como judeu e está vinculado de forma ativa a sua historia, cultura e tradições.

O Judaismo Humanista acredita que o Judaismo é uma civilização onde estado de Israel é o centro da Civilização judaica.

O Judaismo Humanista acredita que a revolução sionista foi uma revolução cultural que proclamou a soberania espiritual do homem judeu no centro de sua civilização.

O Judaismo Humanista acredita que a religião judaica é uma manifestação da cultura e tradição judaica de nossos tempos.

O Judaismo Humanista acredita que a identidade judaica é preservada atravez educação judaica onde se pratica sua cultura, suas festividades, suas tradições, seu ciclo de vida , criando e mantendo seus rituais, invocando o estudo da sua historia, sua filosofia, literatura e todo tipo de manifestações culturais judaica, em um ambiente livre e pluralista.
O Judaismo Humanista acredita que a historia Judaica é um saga do ser humano, o tanach é um testamento do significado da moral e da etica do ser humano que tem como base a responsabilidade humana.
O Judaismo Humanista acredita que o Judaismo é a pratica da liberdade e da dignidade do povo judeu e devem ir em conjunto com a liberdade e a dignidade de todo ser humano.
O Judaismo Humanista acredita que os seres humanos têm a responsabilidade para resolver problemas humanos. Tendo como sua tradição judaica a ação social e a luta por justiça social, atuando e educando na comunidade judaica, em Israel e na sociedade geral almejando um mundo,mais justo,mais solidario e mais humano.

Fotos de Jayme Fucs Bar

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Vídeos de Jayme Fucs Bar

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Blog de Jayme Fucs Bar

Doutores e Pescadores Jayme Fucs Bar

Postado em 15 outubro 2018 às 16:50 0 Comentários

Doutores e Pescadores Jayme Fucs Bar

Em Homenagem aos Professores

É muito comum no Brasil que alguém como forma de respeito chama o outro de "Doutor",geralmente pessoas que se consideram "simples" e valoriza o outro por seu " grande conhecimento ".

Esse tema me fez chamar atenção de uma linda história que contou Paulo Freire antes de ele ser reconhecido como um grande pedagogo.

Se conta que dava aula de alfabetização numa aldeia de pescadores e as pessoas o chamava…

Continuar

Recordando Emmanuel Lévinas Jayme Fucs Bar

Postado em 24 agosto 2018 às 11:56 0 Comentários

Hoje tive um sonho muito extranho, onde estava na casa de Paulo Blank na "Sinagoga dos pequenos" que é uma sala bem pequena em sua casa, mas com um grande acervo de livros e textos judaico, era um Beit Midrash, e ele me ensinava a filosofia de Emanuel Levinas.

Acordei com uma sensação de felicidade! E me lembrei que reencontrei Paulo a uns 10 anos atrás, na verdade meu ultimo encontro com Paulo antes desse , foi na minha adolescência onde ele era meu psicólogo quando vivia no Lar das…

Continuar

Iemei Teshuva - O Caminho do Verdadeiro Retorno Jayme Fucs Bar

Postado em 18 agosto 2018 às 20:09 0 Comentários

A Torá sem duvida foi, o alicerce da primeira revolução social ocorrida na Humanidade, a 3500 anos atrás, e se sua plataforma fosse apresentada no atual mundo conturbado de hoje com certeza seria considerada muito "Esquerdista", mas muito e muito antes de alquem sonhar com as teorias socialistas, capitalistas ou a divisão do mundo entre direita e esquerda os princípios de Justiça e igualdade social já fazia parte das leis judaica, que não erão somente uma obrigação, mais uma exigência de ser…

Continuar

Jaredim vs. Drusos Joseph Hodara

Postado em 13 agosto 2018 às 19:41 0 Comentários

No pocos judíos en Israel conocen deudas con jóvenes drusos que sirven en las fuerzas armadas y en los servicios secretos del país. Incluso líderes como Netanyahu y Bennet confiesan que en no pocas ocasiones se han eximido de peligros en la actividad política y militar merced a la oportuna ayuda de jóvenes drusos. Y no pocos diplomáticos de este origen sirven con singular éxito en embajadas y consulados del país, además de contribuir en todas las ramas de la economía nacional.…

Continuar

Comunidade Pnei Or

Postado em 22 julho 2018 às 17:47 0 Comentários

No dia 18 de julho 2018 ocorreu na comunidade Judaica do RJ um acontecimento histórico a FIERJ sob a liderança de seu presidente Sr. Flávio Stanger reconheceu a comunidade dos Bnei Anussim Pnei Or como parte integral das comunidades e instituições judaica do RJ.

A decisão da FIERJ é exemplo claro que com seriedade, respeito e um profundo processo de estudo podemos ter…

Continuar

Caixa de Recados (524 comentários)

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Às 13:46 em 3 setembro 2016, Robson Ben-Hur disse...
Shabat Shalom!

As tuas postagens na FISBA sobre a postura do governo de Israel e de alguns rabinos frente aos movimentos dos anunssins no Brasil e no mundo materializam a nossa fé e nos dão mais força para continuarmos a nossa causa indefessa.
Às 23:41 em 22 março 2016, Manoel Ramão Ferreira Queiroz disse...

GRATO  JAYME

Às 11:38 em 30 janeiro 2016, maisa campos loli disse...

fone 6133555161,por poucos dias,vou mudarme de brasilia,grata,

Às 11:37 em 30 janeiro 2016, maisa campos loli disse...

shabat shalom preciso entrar em contato com judaísmo humnistad eaguas claras aqui em brasilia estou no fone 33555161 casa do professor luiz Eduardo grata.

Às 15:36 em 23 janeiro 2016, maisa campos loli disse...

meu emil ma1ca2lo3@gmail.com

meu fone esta com problems delsigdo,meu tablete esta com defeito

Às 15:36 em 23 janeiro 2016, maisa campos loli disse...

shalom senhor por favor comunique se com o lider de aguas claras aqui embrasilia.estou precisando de um socororo urgente delsaqui

so agora descobri a comunidade daqui

tenho sofrido demais por estar sem comunidade 

estou em situação de riscograta

Às 16:23 em 23 outubro 2015, Shmuel de Mattos disse...

Task, task, tasck: O que é ser Judeu?

Primeiramente, ate o Dr. Jayme, homem de uma logica cartesiana, necessita divagar sobre pontos e períodos da Historia Geral, eras, a interligação dos judeus, com o conceito da Ortodoxia, o conceito de Nacionalismo, indo ate à formação do Estado de Israel, e segundo as poucas luzes que tenho desse Estado, a Orientação Ortodoxa desse país, e a sua aparente posição na contramão do Oriente Médio,  - pelo menos no que tange a “Palestina”.

Bem, sobre Israel, não conheço a fundo a politica local, e acato as palavras do Dr. Jayme e de outras fontes, como fidedignas. Realisticamente, creio ser uma situação insolucionável, e às vezes ate caio numa de “Armagedon”, como uma possível saída, mas me falta a fé escatológica para conceber esse Armagedon Bíblico. Assim como o Dr. Jayme, ando matutando, “chutando a lata” (kicking the can) rua afora, num estado de “stream of conciousness”, tentando formular um pensamento que anda na ponta da língua, mas que não consigo concatena-lo.

O que é ser judeu? O que é ser humano? O que é ser um Mench? O que é Deus, ou mais amiúde a sua interligação comigo?

Martin Buber escreveu muito sobre isso - e não me respondeu essa pergunta. Responderei eu? Li em muitas outras fontes, também sem uma resposta?

Será que não tem resposta? Definitiva, não creio.

Devemos então desanimar, por não termos resposta? Não.

É o Judaísmo invalido por não ter uma explicação semântica? Não.

Afinal as palavras ainda não nos deram uma definição do “ponto”, em geometria plana. Da “eletricidade e da força”, na física. Todavia, deslocando-se o ponto temos a reta e dai tem-se a geometria. Apesar de não definirmos a contento a forca e eletricidade, a minha casa esta conectada a malha elétrica e meu carro tem alguns HP de força cavalar...

E o que tem essa baboseira a ver com o judaísmo?

Simples, o Judaísmo é “sentido”. O judaísmo é o “agente ou religião capaz de”, o judeu “é reconhecido por”. In sumula, “o judaísmo é”, e diferentes Judeus, completam a definição segundo as suas luzes.

Eu gosto de uma definição do Miguel de Cervantes, algumas vezes, a definir o Judaísmo. Essa eh a minha visao poetica dessa definicao. Shabbat Shalom a todos!

Às 15:17 em 5 março 2015, Shmuel de Mattos disse...

Quando criança em VIX notava que era costume em muitas casas (incluso na minha), nas Sexta Feiras de manhã, fazerem uma “faxina geral” e prepararem uma comida para o “fim de semana”.

Não sei se no Rio, há 50 anos faziam isso.

Também gostaria de mencionar a “Schimia” de POA, bem Yidish. Alias. Noto que não falta por lá Assimilados de Bombacha, e alguns somente agora estão se dando conta que foram “assimilados”.

Às 8:02 em 9 fevereiro 2015, Eduardo Laurentino disse...

Muito obrigado!

Às 22:59 em 4 fevereiro 2015, Irailson Ribeiro de Camargo disse...

obrigado por me aceitar, fico feliz,por ter me aceitado 

 
 
 

© 2018   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço