O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana
O que impressiona nesses novos tempos moderno e ver como essas pessoas que se define como "socialista" se tornaram gente burra, ignorante, mal informadas, de...
Exibições: 91
Tags:
Comentar
Respeito plenamente a posição de quem discorda de mim, mas confesso estar surpreso, se não estarrecido, ao ouvir alguém se referir ao socialismo como algo positivo. De fato, ele pode parecer bom em seu contexto teórico, como mencionado sobre os kibutzim, onde o controle é menor e limitado. Contudo, em um país, a aplicação é muito mais complexa. Meu comentário parte justamente dessa ênfase, e concordo quando se faz a relação com o contexto histórico, como ao mencionar o imperador Adriano.
A história não mostra um único país onde o socialismo ou comunismo tenha dado certo, exceto na maneira como a mídia o apresenta. É surpreendente, especialmente após os exemplos que temos nos tempos modernos, de que foi um partido socialista o responsável por um dos maiores genocídios da história recente, algo bem conhecido por todos.
Olhando para a história, o Partido dos Trabalhadores de Israel, fundado por David Ben-Gurion, era um partido social-democrata, e tenho grande admiração tanto por ele quanto pelo Mapai. Curiosamente, no Brasil também temos um Partido dos Trabalhadores, cujo presidente, embora seja nosso líder, se declara comunista. Este partido brasileiro adota uma postura de centro-esquerda, semelhante à de Ben-Gurion.
Entretanto, não vejo como comparar Brasil e Israel com base em suas trajetórias. Quando Israel se tornou um estado moderno, o partido de Ben-Gurion tinha objetivos claros: reestruturar a nação e unir o povo, algo que foi concretizado e que resultou no que Israel é hoje. Já o Brasil, sob o comando de um presidente que se autodeclara comunista e está em seu terceiro mandato, não alcançou os avanços prometidos por essa ideologia. Se o socialismo funcionasse, o Brasil deveria ser uma das maiores potências do mundo, mas a realidade é outra. Hoje tememos nos tornar uma nova Venezuela, que também segue essa mesma linha política.
O senhor defende o socialismo como um meio de garantir igualdade, especialmente em áreas como saúde e educação. Contudo, acredito que, pelo fato de o senhor viver fora do Brasil, talvez esteja desconectado da nossa realidade. Digo isso com respeito, sem intenção de ofender, mas preciso expressar minha surpresa. Veja exemplos como a Coreia do Norte ou a Rússia. Na teoria, o socialismo parece um ideal para a igualdade e harmonia social, assim como o comunismo. Porém, na prática, a realidade é bem diferente. Não sou eu que digo isso, é a história, que nos mostra os resultados concretos dessas ideologias.
Fiquei ainda mais surpreso ao ouvir o senhor referir-se de forma deselegante às pessoas que não compartilham dessa visão, insinuando que são ignorantes ou distorcem o conceito do socialismo. Concordo que a esquerda no Brasil tem distorcido a essência da proposta socialista. Parte busca o poder pelo poder, e outra parte age por pura ignorância, no sentido de falta de conhecimento. Esse partido está no poder há quase duas décadas, mas o que podemos dizer? Houve algum progresso social significativo que colocasse o Brasil como exemplo mundial?
Concluo dizendo que, infelizmente, a sociedade brasileira tem flertado com o perigo ao aceitar pseudossistemas sociais que dizem defender os direitos do povo, quando, na verdade, parecem ser apenas narrativas que não atendem às verdadeiras necessidades da população. Isso vai além da política, pois, à medida que buscamos tomar o controle de nossas vidas, surgem aqueles que tentam, de maneira velada, ocupar o lugar que pertence ao Eterno, a quem muitos de nós almejamos estar próximos.
Curioso é ver como essa esquerda praticamente coincide com a narrativa dos neo-nazis!! Quanto a estudar história, não será tarefa fácil (para essa gente), numa era em que a escrita por meio de monsílabos é o novo "normal", e um texto com mais de duas linhas dificilmente terá muitos leitores...
© 2024 Criado por Jayme Fucs Bar. Ativado por
Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!
Entrar em JUDAISMO HUMANISTA