JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Todas as mensagens do blog (1,384)

Na sua forma atual, o judaísmo humanístico foi fundado em 1963 pelo rabino Sherwin Wine. Como um rabino instruído através do judaísmo reformista, com uma pequena congregação secular, não-teísta em Mi…

Na sua forma atual, o judaísmo humanístico foi fundado em 1963 pelo rabino Sherwin Wine. Como um rabino instruído através do judaísmo reformista, com uma pequena congregação secular, não-teísta em Michigan, Wine desenvolveu uma liturgia judaica que refletia seu ponto de vista filosófico de sua congregação, enfatizando a cultura judaica, história e identidade, juntamente com…

Continuar

Adicionado por Jose Angelini Aquino, em 22 maio 2018 às 22:08 — Sem comentários

Ibn Yahya O Cavaleiro Negro - Jayme Fucs Bar





Quando visitei Portugal pela última vez e estava passeando pelas lindas muralhas da aldeia de Óbidos, um de seus moradores me contou sobre um pequeno e esquecido lugar bem proximo de Obidos de nome "Aldeia dos Negros"

Esse nome me chamou atenção principalmente pelo morador me dizer que era a aldeia dos judeus "Negros" e isso aumentou ainda mais a minha curiosidade e fui a procura de informações e vejam o que descobri.

Muitos anos antes da inquisição no principio do…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 10 maio 2018 às 19:30 — 1 Comentário

REFLEXÕES MISTICAS DA TORÁH - TECNOLOGIA DA ALMA, BEHAR (LEVITICO 25:1 – 26:2)

ZOHAR BEHAR VOL. 16: pg; 313.

“O rabino Elazar fala sobre a noite quando os julgamentos são realizados no mundo e a maldade se manifesta. Ele conta o que acontece quando a meia-noite se aproxima e a alegria que Deus encontra entre os justos no Jardim do Éden. De manhã, os Julgamentos e as chamas se acalmam,…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 5 maio 2018 às 15:08 — Sem comentários

Os Judeus por Escolha De San Nicandro, Itália

Escondida em uma vila remota no sul da Itália, uma pequena e única sinagoga se ergue, controlada principalmente por mulheres. Tudo começou quase uma centena de anos atrás, quando o “profeta” Donato Manduzio se apaixonou com o judaísmo e reuniu uma comunidade de crentes. Depois que dezenas de moradores se converteram e fizeram Aliyah, aqueles que ficaram para trás eram em sua maioria mulheres, que se casaram com homens não-judeus locais. Juntos, eles continuam celebrando o Shabat e as festas,…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 26 abril 2018 às 23:26 — Sem comentários

REFLEXÕES MÍSTICAS – VISLUMBRES DE UM PORVIR Isaias 2:4 e Miquéias 4:3

Uma reportagem recente no jornal The New York Times trazia a manchete “Venda mundial de armamentos sobe para 30 bilhões de dólares”. Que países, em 1999, foram os principais fornecedores de tão grande quantidade de armas? No topo da lista estavam os Estados Unidos com vendas que chegaram a…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 26 abril 2018 às 23:09 — Sem comentários

EUA vão abrir embaixada em Jerusalém em 14 de maio

Os Estados Unidos abrirão sua embaixada na cidade de Jerusalém em 14 de maio para coincidir com o Dia da Independência de Israel, disse um porta-voz da embaixada de Israel na Rússia em uma entrevista publicada nesta segunda-feira.

Em dezembro, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou sua decisão de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel e instruiu o Departamento de Estado dos EUA a iniciar o processo de transferência da embaixada dos EUA, atualmente localizada em Tel Aviv,…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 23 abril 2018 às 18:18 — Sem comentários

Novo Romance De Richard Zimler - O EVANGELHO SEGUNDO LÁZARO

O meu mais recente romance O EVANGELHO SEGUNDO LÁZARO acabou de sair no Brasil.  Quero que o livro seja um sucesso porque gostaria de continuar a publicar os meus romances no vosso país.  O livro foi um “bestseller” Número 1 em Portugal e foi escolhido como o Livro do Ano pelas…

Continuar

Adicionado por Richard Zimler em 22 abril 2018 às 8:21 — Sem comentários

Parashat Tzav

Parashat Tzav

O sangue é vida

«E não comereis sangue, de ave ou de outro animal, em nenhuma das vossas moradas. Toda alma que comer sangue será cortada do seu povo.» (Levítico 7, 26-27)

A Torá destaca várias vezes nesta parashá e noutros capítulos da Torá a proibição de comer o sangue dos animais. A repetição deste preceito reforça a importância que o judaísmo lhe dá.

Esta é uma das proibições que devem ser respeitadas por toda a Humanidade, judeus e não-judeus, já…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 15 abril 2018 às 23:44 — Sem comentários

Israel assegura que população judia mundial é inferior à de 1939

Israel publicou nesta quarta-feira (11) cifras sobre a população judia global, afirmando que há menos judeus no mundo em 2018 do que em 1939, às vésperas da Segunda Guerra Mundial.

Israel dá início nesta quarta-feira à noite ao "Dia da Lembrança do Holocausto", termo para designar o extermínio de seis milhões de judeus pelo regime nazista, dos 16,6 milhões que viviam no mundo em 1939.

Segundo esta análise realizada pelo Escritório de Estatísticas, um organismo estatal em…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 12 abril 2018 às 1:22 — Sem comentários

VISÕES DA KABBALAH – Pêssach a Festa da Liberdade

“A Festa de Pêssach é um dia Cósmico e universal, aonde a influência do planeta Marte chega ao máximo (na noite da lua cheia), para o bem ou para o mal. Quém decide é você. O termo Pêssach que significa “passar por cima” vem do verso: “....e passará sobre aquela…
Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 27 março 2018 às 17:36 — Sem comentários

VISÕES DA KABBALAH – Pêssach a Festa da Liberdade

“A Festa de Pêssach é um dia Cósmico e universal, aonde a influência do planeta Marte chega ao máximo (na noite da lua cheia), para o bem ou para o mal. Quém decide é você. O termo Pêssach que significa “passar por cima” vem do verso: “....e passará sobre aquela…
Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 27 março 2018 às 17:36 — Sem comentários

Membros da “Tribo Perdida de Manassés” retornam a Israel após 2.700 anos

Mais de 100 judeus da tribo de Manassés chegaram a Israel esta semana. Os chamados “Bnei Menashe” se juntam a outros 3.500 de seus irmãos que já vivem em Israel. Ainda restam cerca de 7 mil deles no noroeste da Índia.

O governo de Israel decidiu conceder vistos de residência e reconhecê-los como judeus apesar das controvérsias. Desde 2005 alguns rabinos defendem que eles são parte de uma das “dez tribos perdidas”, exilados de sua terra natal há cerca de 2.700 anos.

Segundo…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 24 março 2018 às 22:40 — Sem comentários

SHABAT HA GADOL (Shabat Maior)

É o Shabat que precede Pessach. Possui conexão com o acontecido entre a comemoração da Páschoa pelos Hebreus no Egito, quando seguindo a orientação de Moshe, prepararam um cordeiro. Paralelamente já quase no momento do evento da praga que…
Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 23 março 2018 às 17:36 — Sem comentários

Israel fará visita histórica ao Brasil em junho

Netanyahu fará visita histórica ao Brasil

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deve fazer uma visita histórica ao Brasil em junho, anunciou o embaixador israelense em Brasília, Yossi Shelley. Será a primeira vez na história que um premiê de Israel vem ao país.

Em setembro do ano passado Netanyahu visitou a Argentina, a Colômbia e o México. Porém, ainda faltam alguns detalhes importantes antes de se confirmar a data da visita. Antes, o Brasil precisa regulamentar o…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 18 março 2018 às 1:56 — Sem comentários

Bnai Brith participa do Dia Nacional de Combate à Intolerância ReligiosaPor PLETZ.com

A celebração alusiva ao Dia Nacional da Luta Contra a Intolerância Religiosa realizou-se na Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos/ Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial.

O Secretário da Pasta e presidente do Fórum Inter-Religioso por uma Cultura de Paz e Cultura de Paz e Liberdade de Crença, Márcio Fernando Elias Rosa, fez a abertura do evento e disse:

“É na conduta que se mede a…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 10 março 2018 às 19:08 — Sem comentários

SHABAT: ANULANDO OS JULGAMENTOS DA SEMANA

A tarde de sexta-feira à tarde é o período da semana quando todos os julgamentos afloram, logo antes da Luz da Rainha Shabat, assim como sempre há uma depressão antes da onda. Por isso sempre é bom escanearmos ou ouvirmos o Cântico dos Cânticos.…
Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 9 março 2018 às 17:10 — Sem comentários

Porque é proibido acender fogo no Shabat?

«E reuniu Moisés toda a congregação dos filhos de Israel e disse-lhes: “Estas são as coisas que o Eterno ordenou fazer: Seis dias trabalharás e no sétimo dia descansarás, pois será dia santo, quer dizer, dedicado ao Eterno. Todo aquele que fizer um trabalho nesse dia será morto. Não acendereis fogo nas vossas moradas no dia de Sábado.»  (Êxodo, 35, 1-4)

O cumprimento da ordem bíblica de respeitar o Shabat exige abster-se de todo o trabalho. Esta abstenção de trabalhar em Shabat não…

Continuar

Adicionado por Manoel Ramão Ferreira Queiroz em 7 março 2018 às 23:55 — Sem comentários

REFLEXÕES MÍSTICAS – O encobrimento do Mundo perfeito pelo Criador.

Na Toráh, no livro de Bereshit, Gênesis, consta que o homem foi criado a imagem e semelhança do Criador. Significa que a verdadeira imagem do ser humano antes da queda, era de perfeição. Ao terminar o seu projeto o Eterno considerou todas as coisas criadas como boas, legando ao homem o domínio de todas as…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 5 março 2018 às 16:54 — Sem comentários

CHEGOU PURIM

Uma grande fenda de Alegria e Milagres nestes dias, a lua cheia de Peixes, conhecida como Purim. São dias para abraçar, dançar, orar com fé e, principalmente, meditar mais profundamente, pois a Cabala explica que quando atingimos a dimensão do Entendimento (Biná),…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 28 fevereiro 2018 às 17:38 — Sem comentários

Purim da sobrevivência Jayme Fucs Bar

O Povo Judeu está presente na historia da humanidade por mais de 3 mil anos não é somente o povo do livro, mas com certeza o povo mais persequido da face da Terra.

Se analisarmos profundamente a maioria das festevidades judaica se comemora uma salvação, um recordo de uma tragédia , ou um ato de libertação. Talvez o nome do povo Judeu deveria ser o Povo da sobrevivência!

Purim é um carnaval típico judaico a palavra Purim não quer dizer Carnaval e sim no idioma Persa "sorte", pois…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 26 fevereiro 2018 às 22:05 — Sem comentários

Arquivos mensais

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

1999

© 2018   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço