JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Todas as mensagens do blog (1,424)

Ibn Yahya - O Cavaleiro Negro

Ibn Yahya - O Cavaleiro Negro
Jayme Fucs Bar
Quando visitei Portugal pela última vez e estava passeando pelas lindas muralhas da aldeia de Óbidos, um de seus moradores me contou sobre uma pequeno e esquecido lugar bem proximo de Obidos de nome "Aldeia dos Negros"
Esse nome me…
Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 15 novembro 2020 às 7:20 — Sem comentários

Estudo Judaico Virtual - Introdução a História do Sionismo

Formação do grupo de estudos  pela Zoom .
Tema : Introdução a História do Sionismo
Encontro: Segundas Feiras - 23,30, Novembro -  7,14 e 21 Dezembro
Horário de Brasilia  : 18:00 horas
Professor: Jayme Fucs Bar
Preço: 150 reais  ou 25 Euros pelos 5 modulos 
Minimo 5 pessoas
Inscrições até Domingo  dia…
Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 14 novembro 2020 às 8:00 — Sem comentários

Sion não é palavrão! Jayme Fucs Bar

Devido ao meu ativismo nas redes socias como judeu sionista secular humanista, com uma posição clara de esquerda, recebo todos os tipos de mensagens no meu particular; a última que recebi me despertou uma grande curiosidade.

Alguém me questionou como eu podia ser um judeu humanista e me definir como sionista. A princípio não entendi a pergunta, mas parei para pensar e me surgiu a ideia de perguntar à pessoa o que, em sua opinião, era o sionismo e ele respondeu: "Sionismo é um…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 12 agosto 2020 às 10:40 — Sem comentários

Às Sete Maravilhas do Mundo! Jayme Fucs Bar

As vezes, as nossas preocupações, os nossos medos e as nossas incertezas tomam conta do nosso interior e isso faz nos afogar em pensamentos e em muitas vezes até em depressões.

Eu descobri um bom remédio! Que me ajuda muito! Que é no final da tarde aqui no Kibbutz Nachshon observar o por do sol, e contemplar as montanhas de Jerusalém e as grandes árvores que existe em minha volta e no final agradeço ao criador pela vida!

Procuro fazer esse ritual quase que diário, e isso me ajuda…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 23 julho 2020 às 17:14 — Sem comentários

18J

LINK:

TINTA ROJA .pdf

Adicionado por Moshe Moti Rosen em 18 julho 2020 às 8:00 — Sem comentários

Yeshayahu Leibowitz e o Monoteísmo Maximalista Jayme Fucs Bar

Nesses últimos tempos tenho observando o triste processo politico que estamos vivendo em Israel e com certeza em vários lugares do mundo entre eles no Brasil, me fez pensar muito numa das personalidades que muito admiro que é Prof. Yeshayahu Leibowitz, que nunca soube como realmente defini-lo um cientista, um rabino, um sábio ou um profeta , talvez ele foi em vida um pouco de tudo isso.

Na verdade, fico até meio inibido e com muita humildade escrever esse artigo, pois estou muito longe…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 12 julho 2020 às 5:09 — Sem comentários

Tradição

Numa pequena cidade ucraniana, por volta de 1876, Salomão Rabinowitz foi entrevistado por um rico proprietário de terras judeu para a posição de professor particular. O potencial empregador queria sobretudo saber se Rabinowitz tinha estudado a passagem bíblico sobre as filhas de Zelofeade: "Sim, senhor", respondeu o licenciado de 17 anos.

O que o magnata estava tentando descobrir era se o jovem Salomão seria o professor certo para a sua filha e netas: Rabinowitz conseguiu o…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 8 julho 2020 às 23:24 — Sem comentários

O Segredo dos Mekubalim ( Cabalistas) de Sfat – Jayme Fucs Bar

O Lugar que tenho maiores saudades de estar nesses tempos de Corona em Israel é Sfat, não sou religioso e nem místico, mas não sei explicar sempre que estou em Sfat algo acontece, o que comecei a perceber com minha intuição que certas pessoas que vivem nesse lugar chamado Mekubalim (cabalistas) sempre estão conectados com outro pronto a intervir em várias situações que você não pode imaginar e nunca sabe de onde vem!

Situações que nos parece algo do cotidiano se transformam em dádivas…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 8 julho 2020 às 10:33 — Sem comentários

A Onde Mora Deus – Jayme Fucs Bar

Há um conto Hassídico,que um Dia o Rabino Kotzk fez a seguinte pergunta aos seus discípulos " A Onde Mora Deus?

Cada um fez a sua reflexão e comentários! Um disse " Deus mora em todos os lados" Outro exclamou " Deus mora dentro de cada um de nos" O outro " Deus mora nas sinagogas e nos lugares sagrados" o Rabino Kotzk sorriu e disse " Deus mora no lugar a onde você deixa o entrar!"

Como sempre esses tesouros dos contos e parábolas do Talmude nos faz sempre a refletir e pensar! Isso…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 30 junho 2020 às 18:39 — Sem comentários

O Projeto Humano avança dolorosamente, mas tudo bem

A morte torna impossível ignorar nossa vulnerabilidade e impotência. Tentamos desviar seu efeito emocional pensando digitalmente: 1 ... 10 ... milhares ... centenas de milhares ... quanto maior o número, menos dor.

 

A contextualização é outra maneira de tentar mitigar o impacto da morte. O ritmo biológico, a idade, as circunstâncias ... Apesar disso, quem perdeu um ser querido sabe que nada atenua o vazio em nossas vidas que nos nega abraçar, conversar com nossos seres…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 4 maio 2020 às 20:30 — Sem comentários

Shalom!

Boa noite!

Estou muito feliz por fazer parte desta comunidade judaica e aprender com todos vocês. Minha missão aqui é entender mais sobre o judaísmo e servir a um único Deus.

Todá.

Adicionado por Antonio Souza em 29 abril 2020 às 20:23 — Sem comentários

O QUE É UM JUDEU? Por Leon Tolstoy (1829-1910)

Leon Tolstoy (1829-1910) descendente de uma família cristã da nobreza russa e um dos maiores escritores e romancistas do mundo, autor de obras como "Guerra e Paz"e "Anna Karenina", escreveu:

O que é um judeu? Esta pergunta não é, de forma alguma, tão estranha quan-

to parece. Vejamos que tipo de cria-tura peculiar é o judeu, molestado e violentado, oprimido e perseguido, esmagado e assassinado, queimado e enforcado, coletiva e individualmente por tantos gover-nantes e povos - e…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 27 abril 2020 às 20:26 — Sem comentários

el golem

EL GOLEM .pdf

Adicionado por Moshe Moti Rosen em 29 março 2020 às 12:53 — Sem comentários

Pêssach este ano

“Epidemia” e “Pandemia” são termos científicos para descrever uma ameaça que requer respostas extremas imediatas para impedir que uma forma de vida se infiltre e aniquile a nossa.

 

Não visto simplesmente de uma perspetiva científica, um termo apropriado para esse tipo de intrusão é "praga", como nas "Dez pragas do Egito".

 

É verdade que hoje não é sangue, sapos, piolhos, moscas, pestilência, furúnculos, granizo, gafanhotos, trevas, mas um único vírus que ameaça…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 27 março 2020 às 10:31 — Sem comentários

Faces humanas por Paulo Blanck

Lá pelas tantas a amiga comentou que andava lembrando da avó. Ela costumava trancar suas cinco crianças num quarto da fazenda assim que um deles aparecia com catapora, sarampo, o que fosse a epidemia da vez. A ideia era forçar o contagio. Brincar de médico e doente revezando os papeis ajudava a suportar a situação. Livrava a garotada do horror de ficarem esperando a ameaça invisível. O pai lhe contou que os irmãos nunca estiveram tão unidos como naqueles dias de espera forçada. Enquanto ela…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 22 março 2020 às 7:47 — Sem comentários

O Judaísmo e a Medicina do corpo e da alma! Jayme Fucs Bar

Hoje pela manhã, logo que acordei, me deu vontade de escrever esse texto. O interessante foi que, assim que abri o celular, observei uma mensagem de um amigo meu de SP, o Washington Wanvvar. Ele me contou que estava se sentindo, nesses dias conturbados, como o povo hebreu no Egito, que precisou ficar de quarentena até que todas as pragas e doenças no Egito estivessem terminadas.

Só que a diferença hoje é que o vírus invisível da COVID -19 não faz distinção entre os antigos egípcios e…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 21 março 2020 às 17:53 — Sem comentários

A lembrança do passado

 Quando o ser humano não é considerado em termos puramente biológicos, somos o que lembramos. A memória é fundamental para a pergunta "quem sou eu?" A amnésia total é, de fato, uma perda total de si.

 

De fato, quando queremos nos entender, procuramos em nossa memória o que é mais valioso em nossas vidas.

 

O ato de lembrar não é uma simples reflexão interna, envolve agir de acordo. A memória é altamente seletiva e, consequentemente, o passado que escolhemos…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 20 fevereiro 2020 às 19:01 — Sem comentários

A ajuda imprevisível e inexplicável que encontramos

Com o êxodo do Egito algo radicalmente novo aconteceu, a história tomou um rumo inesperado, e com ele, o mundo mudou repentinamente.

 

O êxodo, o livro que narra este acontecimento, diz-nos que quando a atividade humana segue um caminho autodestrutivo, a única saída é fazer uma mudança radical de direção.

 

A história está cheia de exemplos onde no último momento pequenos grupos heroicos ou mesmo seres humanos solitários apareceram em cena para salvar suas nações…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 23 janeiro 2020 às 0:25 — Sem comentários

"Ausência" de Deus

O Livro do Êxodo é o documento fundador da história nacional de Israel. Aqui encontramos os eventos que, mais do que qualquer outro, moldaram os sentimentos e atitudes do povo judeu: o relato do êxodo do Egito e a aliança com o Monte Sinai.

 

Por meio de interpretações posteriores, as experiências da geração Êxodo foram incorporadas a este livro, o que é indiscutivelmente uma obra-prima literária e uma das grandes meta-histórias do mundo ocidental.

 

O objetivo do…

Continuar

Adicionado por Moshe Pitchon em 18 janeiro 2020 às 21:20 — Sem comentários

"Viemos expulsar a escuridão " "באנו חושך לגרש "

È uma das músicas mais cantadas em Chanucá e foi escrita nos anos 60 ela é sempre muito atual até os dias de Hoje.

por Jayme Fucs Bar

" Viemos expulsar a escuridão para iluminar a humanidade na esperança de paz e da coexistência entre povos, culturas e religiões"

"Viemos expulsar a escuridão para iluminar os nossos lares trazendo o amor e compreensão"

"Viemos expulsar a escuridão para iluminar o caminho da esperança e de justiça a todos os desabrigados, e famintos neste…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 23 dezembro 2019 às 18:23 — 1 Comentário

Arquivos mensais

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

1999

© 2020   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço