JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Formação das comunidades do JH no Brasil

Informação

Formação das comunidades do JH no Brasil

Espaço de orientação para ajudar a formação de  comunidades do JH  no Brasil .

Membros: 6
Última atividade: 19 Dez, 2016

O Beit Hakinesset ( A Casa do Saber) da comunidades do Judaísmo Humanista no Brasil

 Funções do Beit Kinesset do Judaísmo Humanista:

1. O Beit Hakinesset ( A Casa do Saber) do Judaísmo Humanista é uma instituição que tem como objetivo socializar o judaísmo para todos e abranger seus conhecimentos e sabedoria judaica como forma de fortalecer os laços e a identidade Judaica Humanista.

2. No costume judaico Humanista se exigem para ser comunidade a presença de um minian, o quorum de 10 Mulheres e Homens, Por isso, quem reunir um minian pode se definir como comunidade do Judaísmo Humanista e realizar seus festejos e tradições.

3. O Beit Kinesset ( A Casa do Saber) do judaísmo Humanista é um centro comunitário , lugar aberto a todos judeus e pessoas que se identificam com o Judaísmo Humanista ou são simpatizante do Judaísmo.

4. O Beit Hakinesset ( A Casa do Saber) do Judaísmo Humanista tem uma função coletiva da vida comunitária pode ser num local totalmente programado para ser um centro comunitário onde tenha um Beit Hakinesset, ( A Casa do Saber) pode ser um lugar simplesmente adaptando para esse fim. Pode ser num compartimento na casa de um membro comunitário que oferece esse espaço para esse fim.

5. Importante no processo da construção da comunidade do Judaísmo Humanista ter um Beit hakinesset ( A Casa do Saber) onde esse Beit Hakinesset seja uma grande Sifria (biblioteca) de livros Judaico nesta sifria deveremos ter um Sefer Torá como referência principal de nossa ética e moral e a base de nossa historia e tradição como comunidade e como judeus humanista.

6. A Capa do Sefer Tora ( Meil) do Judaísmo Humanista deve ter uma mensagem que de o significado maior da base do Judaísmo Humanista Como a palavra ADAM , Ou Amar o Próximo como a si Mesmo Ou valores do caminho dos profetas etc...

7. Toda a vida espiritual e cultural da comunidade gira em torno do Beit Haknesset, ( A Casa do Saber) cujas funções institucionais deve abranger toda a vida judaica da comunidade, A Casa do Saber tem também a função de ser um Beit Hamidrash, ( Casa de Estudos,) proporcionar atividades de movimentos juvenis ligados ao ( Habonim Dror ou Hashomer), grupos de mulheres, atividades de Tzedaka, Casa de Cultura, e ações sociais e ecológicas etc..

8. Os serviços do Beit Hakinesset ( A Casa do Saber) do Judaísmo Humanista podem ser conduzidos por, membros da instituição, que devem possuir conhecimento e treino para fazê-lo. A administração e manutenção da instituição geralmente ficam a cargo deles, que podem ser voluntários ou eleitos para ocupar postos de liderança.

9. A congregação judaica Humanista é importante ter seu própio rabino, O rabino é uma pessoa que tenha uma formação e vivência comunitária dentro da corrente do judaísmo Humanista, somente a comunidade tem o poder de definir seu próprio Rabino.

10. O Rabino do Judaísmo tem a função de se dedicar a fornecer a sua comunidade a orientação e a realização dos serviços do ciclo da vida Judaico e a liderança de todos os setores da vida comunitária.

11. A Comunidade do Judaísmo Humanista no Brasil deve ter o compromisso de atuar em função dos conceitos básicos dessa corrente no Brasil e no Mundo que são:

a) O Judaísmo Humanista acredita que o Judaísmo é uma das praticas da liberdade e da dignidade do povo judeu e defende o direito da liberdade e a dignidade de todo seres humanos.

b) O Judaísmo Humanista acredita que Judeu é aquele que se identifica como judeu e se sente vinculado a sua historia, cultura e tradições.

c) O Judaísmo Humanista acredita que o Judaísmo é uma civilização onde estado de Israel é o centro da Civilização judaica.

d) O Judaísmo Humanista acredita que a revolução sionista foi uma revolução cultural que proclamou a soberania espiritual do homem judeu no centro de sua cultura e civilização.

e) O Judaísmo Humanista acredita que a religião judaica é uma das manifestações da cultura e tradição judaica.

f) O Judaísmo Humanista acredita que a identidade judaica é preservada através da educação judaica onde se pratica sua cultura, suas festividades, suas tradições, seu ciclo da vida judaica, criando e mantendo seus rituais, invocando o estudo da sua historia, sua filosofia, literatura e todo tipo de manifestações culturais judaica, em um ambiente livre e pluralista.

g) O Judaísmo Humanista acredita que a historia Judaica é um das sagas do ser humano, o Tanach e o Talmud são referencias originarias do significado da moral e da ética do ser humano.

h) O Judaísmo Humanista acredita que todos têm a responsabilidade na resolução dos problemas humanos.

i) Os Judaísmo Humanista propõem a ação social e a luta por justiça social, e ecológica atuando e educando tanto na comunidade judaica, como em Israel e na sociedade geral almejando um mundo mais justa e mais solidário

 O Simbolismo do Beit Hakinesset ( A Casa do Saber) do Judaísmo Humanista e seus Rituais:

a. Sefer Torá (Aron HaCodesh ) um armário, ou um recesso na parece no qual são guardados os Rolos de Torá (Sifrei Torá). A cortina cobrindo o Aron HaCodesh é chamada de paroquet. O Aron HaCodesh é colocado em uma parede de forma que a congregação Possa visualizar como o lugar central , ou seja, em direção à Jerusalém.

b. Sifria ( Biblioteca ) Tema essencial ,a existência dentro do Beit Hakineset ( Casa do Saber) literatura judaica ampla do passado e da atualidade que convida ao publico a ler e estudar o judaísmo e ser parte de suas sabedorias ( Am Hasefer) Povo do Livro

c. Luz Eterna (ner tamid) a Luz da Humanidade uma lâmpada colocada acima e em frente do Aron Hakodesh essa luz deve estar sempre acesa onde simboliza a continuamente da vida judaica e a luz da Paz e da coexistência de toda a Humanidade.

d. Bimá é a plataforma, tradicionalmente separada da Arca, sobre a qual pode ser uma grande mesa (shulchan). Nesta mesa, local onde se centraliza as atividades do Beit hakinesset ( A Casa do Saber) e de onde os serviços são conduzidos local onde pode se sentar, ler e realizar os estudos judaico.

e. Candelabro (Menorá) de sete braços é a formar de simbolizar a criação do Mundo e de todos os seres humanos geralmente se coloca a Menorah em local proeminente perto do Aron HaCodesh ou ao lado da mesa ou da bimá.

F.Artefatos ter simbolismo Judaico dentro do Beit Hakinesset ( A Casa do Saber) é muito importante pois ele define a visão de mundo judaico da congregação : ter vitrais, tapetes, panos bordados coloridos, pinturas, relevos, etc., com dizeres que expressa os conceitos básicos do Judaísmo humanista da comunidade.

Estrutura da Diretoria da comunidade do Judaísmo Humanista:

Rabino – escolhido pela comunidade
Gabai – Presidente (a)
Gabai Mishne – Vice Presidente (a)
Shamash – Diretor administrativo
Chazan – Responsavel pelo cantigo na comunidade
Sheliach (a) sibur de culto e ciclo da vida judaico
Sheliach (a) sibur de Educação Judaica
Sheliach (a) sibur de estudo e cultura Judaica
Sheliach a) sibur Tzedaka Ajuda social
Sheliach (a) sibur Guisbar (Financeiro)

a. O Rabino não deve apenas ensinar a Torá e o modo de vida judaico através daquilo que diz, mas principalmente através de seu exemplo pessoal. Não deve apenas ensinar o Judaísmo e ser líder de instituições, mas refletir pessoalmente como passar os valores e os caminhos dos profetas de viver um judaísmo de moral e ética.

b. O Gabai o termo gabai tem sido tradicionalmente aplicado ao presidente (a) da comunidade líder político da comunidade do Judaísmo Humanista. Ele é o presidente +a) eleito e escrito na diretoria do estatutos da comunidade deve ser uma pessoa reconhecida e respeitada por todos, que possa auxiliar a manutenção financeira da comunidade e tem a capacidade de conduzir os assuntos gerais da congregação.

c. O shamash é um funcionário administrativo da comunidade que tem muitos deveres geralmente está encarregado de supervisionar e, cuidar e manter o funcionamento administrativo da comunidade como: pagamentos das contas, arrecadações de fundos dos chaverim (membros) da comunidade etc, ele trabalha com o rabino e com a diretoria e auxilia a todos em e diversas maneiras.

d. Chazanut os cantores e cantoras (ou chazanim, em hebraico) ou um grupo musical desempenha um papel importante na congregação importante ter um grupo musical que faz parte dos festejas o dos serviços da comunidade

e. Os Shelichim tzibur). Eles e Elas representam as diretorias ativa da comunidade que representa e lidera a congregação em todos os campos junto com o rabino e o Presidente.
Dependendo das necessidades da congregação, devera haver responsabilidades e cargos em outras áreas de trabalho da comunidade como exemplo: A educação judaica, o centro de cultura judaico, a ajuda social etc,,

Rav Jayme Fucs Bar
Kibbutz Nachashon D.N Shimshon
Israel
99760

Fórum de discussão

Orientações para a organização de Beit HaKinesset (e Havurot)

Iniciado por Gehazi Ramiris dos Santos Bispo. Última resposta de Gehazi Ramiris dos Santos Bispo 13 Jan, 2016. 2 Respostas

Rav, tenho três perguntas sobre a descrição/orientações sobre Beit HaKinesset. 1) Quais orientações se aplicariam à criação de havurot?2) Em que medida essas orientações estão em consonância (ou…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Formação das comunidades do JH no Brasil para adicionar comentários!

 

Membros (6)

 
 
 

© 2017   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço