JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Blog de Jayme Fucs Bar (725)

O Mistério do "Hananei Kavod" Nuvens de Glória de Sucot – Jayme Fucs Bar

"No dia quinze do sétimo mês, ao recolherem o fruto da terra, comemorem uma festa para o Criador por sete dias. O primeiro dia será um dia de descanso, e o oitavo dia, será um dia de descanso… Durante sete dias, habitem em tendas. Cada nativo de Israel deve viver em barracas de palha, Isto é para que as futuras gerações saibam que eu fiz com que os Filhos de Israel vivessem em tendas, quando eu os tirei da terra do Egito. Eu sou Adonai, o seu Deus".

A Torá neste trecho nos apresenta de…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 15 outubro 2019 às 16:36 — Sem comentários

O significado oculto do Yom Kipur - Jayme Fucs Bar

No período do primeiro e segundo templos, o Yom Kipur tinha um conteúdo único, bem diferente do atual. Era uma cerimónia longa e mística, com detalhes impressionantes, realizada pelo Cohen Hagadol (sumo sacerdote). O foco central do ritual era o Kipur, que literalmente significa “ato de arrependimento pelo pecado”. Que pecado seria esse?

O pecado do Bezerro de Ouro.

Com certeza, esse foi um episódio de grande impacto para os nossos antepassados. Moshê subiu o monte para receber as…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 6 outubro 2019 às 16:48 — Sem comentários

Em Homenagem a Branca Gonçalves - A Ruth dos Bnei Anussim em Tras - os Montes - por Jayme Fucs Bar

Era um dia claro e tranquilo na região de Tras – os - Montes antiga rua da Judiaria em Miranda do Douro com suas lindas casas bem decoradas, com suas flores em suas janelas, onde ainda mostrava a beleza e a riqueza que era essa rua que viveram os Judeus no passado.

Com a Inquisição já não havia nas rua Judeus, que podiam praticar suas crenças , não existia mais as sinagogas e seus centros de estudo, tudo agora era uma rua nova, a rua da Costanilha.

Nessa rua viviam em 1544 centenas…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 31 agosto 2019 às 10:59 — Sem comentários

Abolição da escravidão em 1888 foi votada pela elite evitando a reforma agrária, diz historiador Amanda Rossi

Da BBC Brasil em São Paulo

13 maio 2018

Em 13 de maio de 1888, há 130 anos, o Senado do Império do Brasil aprovava uma das leis mais importantes da história brasileira, a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão. Não era apenas a liberdade que estava em jogo, diz o historiador Luiz Felipe de Alencastro, um dos maiores pesquisadores da escravidão no Brasil. Outro tema na mesa era a reforma agrária.

O debate sobre a repartição das terras nacionais havia sido proposto pelo…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 27 junho 2019 às 17:30 — Sem comentários

Dia do perdão.Paulo Blank

Ao reverter a seta do tempo o perdão transforma relações. Desfaz as nódoas paralisadas da existência. Modifica o passado e transforma o futuro. Sem ele as emoções continuariam congeladas num eterno presente. A sua função é libertar quem sofre. Desviculá-lo daquele que lhe causou a dor. O perdão interessa a quem perdoa. Na civilização midiática ocidental, qualquer homem público diz e faz o que bem entende, mas, assim que tropeça em alguma falta, vai a público e pede desculpas. A expectativa…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 23 abril 2019 às 14:38 — Sem comentários

Israel e Egito assinaram há 40 anos tratado que alterou situação no Médio Oriente

"https://www.dnoticias.pt/"

Na terça-feira cumprem-se 40 anos que o israelita Menaghem Begin e o egípcio Anwar al-Sadat assinavam em Washington o primeiro tratado de paz israelo-árabe alterando profundamente a situação diplomática e militar no Médio Oriente, segundo a agência France Presse.

Realizado na sequência dos acordos de Camp David de 1978 e da visita histórica a Jerusalém em 1977 do Presidente Sadat, o tratado acabou com o estado de guerra entre os dois países que durava há 30… Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 27 março 2019 às 20:30 — Sem comentários

Judaísmo na Corte de D. Pedro II por Reuven Faingold

Em 2 de setembro de 2018, um incêndio devastou o Museu Nacional do Rio de Janeiro, chocando a sociedade brasileira e o mundo, e revelando o descaso total das autoridades com o patrimônio cultural do país. Esta instituição guardou durante anos uma Torá, também conhecida como os “Pergaminhos Ivriim”.

Edição 102 - Dezembro de 2018

Felizmente, como tais manuscritos necessitavam nova restauração, a Torá foi trasladada, do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, para a Seção de Obras…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 18 março 2019 às 4:56 — Sem comentários

Purim da sobrevivência Jayme Fucs Bar

O Povo Judeu está presente na historia da humanidade por mais de 3 mil anos não é somente o povo do livro, mas com certeza o povo mais persequido da face da Terra.

Se analisarmos profundamente a maioria das festividades judaica se comemora uma salvação, um recordo de uma tragédia , ou um ato de libertação. Talvez o nome do povo Judeu deveria ser o Povo da sobrevivência!

Purim é um carnaval típico judaico a palavra Purim não quer dizer Carnaval e sim no idioma Persa "sorte", pois…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 16 março 2019 às 14:36 — Sem comentários

Davy Bogomoletz Z"L

Davy Bogomoletz partiu desse mundo e vai deixar a todos muitas saudades e sabedorias judaica humanista quardadas em nossos corações!!

Que sua memória seja sempre lembrada.

Apresento a todos as palavras emocionantes de Paulo Blank ao nosso querido Davy Bogomoletz

Davy Bogomoletz, pensador judeu e winnicottiano.

“Lamentavelmente agora estou no GALUT ( exílio)

e não há como ir até a terra prometida”

Davy respondendo a um convite para vir

ao Rio de Janeiro em 2017.…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 11 março 2019 às 18:43 — Sem comentários

Amor e Trevas. Amor e Trevas.

Paulo Blank



Amor e Trevas.

As sincronicidades estão por ai para quem quiser enxerga-las. Muitas vezes numa afinidade invertida difícil de ser percebida. Foi no que pensei assim que recebi uma mensagem do meu irmão. Amos Oz morreu. Sinto muito. Imediatamente sai do WatsApp e abri a pagina do Haaretz. Jornal israelense constantemente acusado pelo governo de ser esquerdista e traidor do seu país: “Amos Oz 1939-2018. Morreu o presidente da tribo da cor branca”. Branco da paz. Da…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 29 dezembro 2018 às 10:38 — Sem comentários

Doutores e Pescadores Jayme Fucs Bar

Doutores e Pescadores Jayme Fucs Bar

Em Homenagem aos Professores

É muito comum no Brasil que alguém como forma de respeito chama o outro de "Doutor",geralmente pessoas que se consideram "simples" e valoriza o outro por seu " grande conhecimento ".

Esse tema me fez chamar atenção de uma linda história que contou Paulo Freire antes de ele ser reconhecido como um grande pedagogo.

Se conta que dava aula de alfabetização numa aldeia de pescadores e as pessoas o chamava…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 15 outubro 2018 às 16:50 — Sem comentários

Recordando Emmanuel Lévinas Jayme Fucs Bar

Hoje tive um sonho muito extranho, onde estava na casa de Paulo Blank na "Sinagoga dos pequenos" que é uma sala bem pequena em sua casa, mas com um grande acervo de livros e textos judaico, era um Beit Midrash, e ele me ensinava a filosofia de Emanuel Levinas.

Acordei com uma sensação de felicidade! E me lembrei que reencontrei Paulo a uns 10 anos atrás, na verdade meu ultimo encontro com Paulo antes desse , foi na minha adolescência onde ele era meu psicólogo quando vivia no Lar das…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 24 agosto 2018 às 11:56 — Sem comentários

Iemei Teshuva - O Caminho do Verdadeiro Retorno Jayme Fucs Bar

A Torá sem duvida foi, o alicerce da primeira revolução social ocorrida na Humanidade, a 3500 anos atrás, e se sua plataforma fosse apresentada no atual mundo conturbado de hoje com certeza seria considerada muito "Esquerdista", mas muito e muito antes de alquem sonhar com as teorias socialistas, capitalistas ou a divisão do mundo entre direita e esquerda os princípios de Justiça e igualdade social já fazia parte das leis judaica, que não erão somente uma obrigação, mais uma exigência de ser…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 18 agosto 2018 às 20:09 — Sem comentários

Jaredim vs. Drusos Joseph Hodara

No pocos judíos en Israel conocen deudas con jóvenes drusos que sirven en las fuerzas armadas y en los servicios secretos del país. Incluso líderes como Netanyahu y Bennet confiesan que en no pocas ocasiones se han eximido de peligros en la actividad política y militar merced a la oportuna ayuda de jóvenes drusos. Y no pocos diplomáticos de este origen sirven con singular éxito en embajadas y consulados del país, además de contribuir en todas las ramas de la economía nacional.…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 13 agosto 2018 às 19:41 — Sem comentários

Comunidade Pnei Or

No dia 18 de julho 2018 ocorreu na comunidade Judaica do RJ um acontecimento histórico a FIERJ sob a liderança de seu presidente Sr. Flávio Stanger reconheceu a comunidade dos Bnei Anussim Pnei Or como parte integral das comunidades e instituições judaica do RJ.

A decisão da FIERJ é exemplo claro que com seriedade, respeito e um profundo processo de estudo podemos ter…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 22 julho 2018 às 17:47 — Sem comentários

A ONU é hipócrita e moralmente falida Por David S. Moran

Quando a ONU foi fundada em 1945, a maioria dos países integrantes eram democracias e íntegros.

Com o passar do tempo, novos países foram criados artificialmente, levados apenas por interesses econômicos e políticos de ocasião, o que os leva hoje a votar na Organização sem objetividade. O leitor deve logo pensar que estou reclamando da atuação desta Organização contra Israel, que há muito tempo virou seu saco de pancadas. Mas não é só isso.

Na África há muita fome, crises…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 22 junho 2018 às 19:46 — Sem comentários

Nada nuevo bajo el sol - Dra. Bejla Rubin  Revista Aurora

Nada nuevo bajo el sol…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 15 junho 2018 às 9:28 — Sem comentários

Ibn Yahya O Cavaleiro Negro - Jayme Fucs Bar





Quando visitei Portugal pela última vez e estava passeando pelas lindas muralhas da aldeia de Óbidos, um de seus moradores me contou sobre um pequeno e esquecido lugar bem proximo de Obidos de nome "Aldeia dos Negros"

Esse nome me chamou atenção principalmente pelo morador me dizer que era a aldeia dos judeus "Negros" e isso aumentou ainda mais a minha curiosidade e fui a procura de informações e vejam o que descobri.

Muitos anos antes da inquisição no principio do…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 10 maio 2018 às 19:30 — 1 Comentário

Bnai Brith participa do Dia Nacional de Combate à Intolerância ReligiosaPor PLETZ.com

A celebração alusiva ao Dia Nacional da Luta Contra a Intolerância Religiosa realizou-se na Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos/ Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial.

O Secretário da Pasta e presidente do Fórum Inter-Religioso por uma Cultura de Paz e Cultura de Paz e Liberdade de Crença, Márcio Fernando Elias Rosa, fez a abertura do evento e disse:

“É na conduta que se mede a…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 10 março 2018 às 19:08 — Sem comentários

Purim da sobrevivência Jayme Fucs Bar

O Povo Judeu está presente na historia da humanidade por mais de 3 mil anos não é somente o povo do livro, mas com certeza o povo mais persequido da face da Terra.

Se analisarmos profundamente a maioria das festevidades judaica se comemora uma salvação, um recordo de uma tragédia , ou um ato de libertação. Talvez o nome do povo Judeu deveria ser o Povo da sobrevivência!

Purim é um carnaval típico judaico a palavra Purim não quer dizer Carnaval e sim no idioma Persa "sorte", pois…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 26 fevereiro 2018 às 22:05 — Sem comentários

Arquivos mensais

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

© 2019   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço