JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Blog de Jayme Fucs Bar (734)

Sion não é palavrão! Jayme Fucs Bar

Devido ao meu ativismo nas redes socias como judeu sionista secular humanista, com uma posição clara de esquerda, recebo todos os tipos de mensagens no meu particular; a última que recebi me despertou uma grande curiosidade.

Alguém me questionou como eu podia ser um judeu humanista e me definir como sionista. A princípio não entendi a pergunta, mas parei para pensar e me surgiu a ideia de perguntar à pessoa o que, em sua opinião, era o sionismo e ele respondeu: "Sionismo é um…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 12 agosto 2020 às 10:40 — Sem comentários

Às Sete Maravilhas do Mundo! Jayme Fucs Bar

As vezes, as nossas preocupações, os nossos medos e as nossas incertezas tomam conta do nosso interior e isso faz nos afogar em pensamentos e em muitas vezes até em depressões.

Eu descobri um bom remédio! Que me ajuda muito! Que é no final da tarde aqui no Kibbutz Nachshon observar o por do sol, e contemplar as montanhas de Jerusalém e as grandes árvores que existe em minha volta e no final agradeço ao criador pela vida!

Procuro fazer esse ritual quase que diário, e isso me ajuda…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 23 julho 2020 às 17:14 — Sem comentários

Yeshayahu Leibowitz e o Monoteísmo Maximalista Jayme Fucs Bar

Nesses últimos tempos tenho observando o triste processo politico que estamos vivendo em Israel e com certeza em vários lugares do mundo entre eles no Brasil, me fez pensar muito numa das personalidades que muito admiro que é Prof. Yeshayahu Leibowitz, que nunca soube como realmente defini-lo um cientista, um rabino, um sábio ou um profeta , talvez ele foi em vida um pouco de tudo isso.

Na verdade, fico até meio inibido e com muita humildade escrever esse artigo, pois estou muito longe…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 12 julho 2020 às 5:09 — Sem comentários

O Segredo dos Mekubalim ( Cabalistas) de Sfat – Jayme Fucs Bar

O Lugar que tenho maiores saudades de estar nesses tempos de Corona em Israel é Sfat, não sou religioso e nem místico, mas não sei explicar sempre que estou em Sfat algo acontece, o que comecei a perceber com minha intuição que certas pessoas que vivem nesse lugar chamado Mekubalim (cabalistas) sempre estão conectados com outro pronto a intervir em várias situações que você não pode imaginar e nunca sabe de onde vem!

Situações que nos parece algo do cotidiano se transformam em dádivas…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 8 julho 2020 às 10:33 — Sem comentários

A Onde Mora Deus – Jayme Fucs Bar

Há um conto Hassídico,que um Dia o Rabino Kotzk fez a seguinte pergunta aos seus discípulos " A Onde Mora Deus?

Cada um fez a sua reflexão e comentários! Um disse " Deus mora em todos os lados" Outro exclamou " Deus mora dentro de cada um de nos" O outro " Deus mora nas sinagogas e nos lugares sagrados" o Rabino Kotzk sorriu e disse " Deus mora no lugar a onde você deixa o entrar!"

Como sempre esses tesouros dos contos e parábolas do Talmude nos faz sempre a refletir e pensar! Isso…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 30 junho 2020 às 18:39 — Sem comentários

O QUE É UM JUDEU? Por Leon Tolstoy (1829-1910)

Leon Tolstoy (1829-1910) descendente de uma família cristã da nobreza russa e um dos maiores escritores e romancistas do mundo, autor de obras como "Guerra e Paz"e "Anna Karenina", escreveu:

O que é um judeu? Esta pergunta não é, de forma alguma, tão estranha quan-

to parece. Vejamos que tipo de cria-tura peculiar é o judeu, molestado e violentado, oprimido e perseguido, esmagado e assassinado, queimado e enforcado, coletiva e individualmente por tantos gover-nantes e povos - e…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 27 abril 2020 às 20:26 — Sem comentários

Faces humanas por Paulo Blanck

Lá pelas tantas a amiga comentou que andava lembrando da avó. Ela costumava trancar suas cinco crianças num quarto da fazenda assim que um deles aparecia com catapora, sarampo, o que fosse a epidemia da vez. A ideia era forçar o contagio. Brincar de médico e doente revezando os papeis ajudava a suportar a situação. Livrava a garotada do horror de ficarem esperando a ameaça invisível. O pai lhe contou que os irmãos nunca estiveram tão unidos como naqueles dias de espera forçada. Enquanto ela…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 22 março 2020 às 7:47 — Sem comentários

O Judaísmo e a Medicina do corpo e da alma! Jayme Fucs Bar

Hoje pela manhã, logo que acordei, me deu vontade de escrever esse texto. O interessante foi que, assim que abri o celular, observei uma mensagem de um amigo meu de SP, o Washington Wanvvar. Ele me contou que estava se sentindo, nesses dias conturbados, como o povo hebreu no Egito, que precisou ficar de quarentena até que todas as pragas e doenças no Egito estivessem terminadas.

Só que a diferença hoje é que o vírus invisível da COVID -19 não faz distinção entre os antigos egípcios e…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 21 março 2020 às 17:53 — Sem comentários

"Viemos expulsar a escuridão " "באנו חושך לגרש "

È uma das músicas mais cantadas em Chanucá e foi escrita nos anos 60 ela é sempre muito atual até os dias de Hoje.

por Jayme Fucs Bar

" Viemos expulsar a escuridão para iluminar a humanidade na esperança de paz e da coexistência entre povos, culturas e religiões"

"Viemos expulsar a escuridão para iluminar os nossos lares trazendo o amor e compreensão"

"Viemos expulsar a escuridão para iluminar o caminho da esperança e de justiça a todos os desabrigados, e famintos neste…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 23 dezembro 2019 às 18:23 — 1 Comentário

O Mistério do "Hananei Kavod" Nuvens de Glória de Sucot – Jayme Fucs Bar

"No dia quinze do sétimo mês, ao recolherem o fruto da terra, comemorem uma festa para o Criador por sete dias. O primeiro dia será um dia de descanso, e o oitavo dia, será um dia de descanso… Durante sete dias, habitem em tendas. Cada nativo de Israel deve viver em barracas de palha, Isto é para que as futuras gerações saibam que eu fiz com que os Filhos de Israel vivessem em tendas, quando eu os tirei da terra do Egito. Eu sou Adonai, o seu Deus".

A Torá neste trecho nos apresenta de…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 15 outubro 2019 às 16:36 — Sem comentários

O significado oculto do Yom Kipur - Jayme Fucs Bar

No período do primeiro e segundo templos, o Yom Kipur tinha um conteúdo único, bem diferente do atual. Era uma cerimónia longa e mística, com detalhes impressionantes, realizada pelo Cohen Hagadol (sumo sacerdote). O foco central do ritual era o Kipur, que literalmente significa “ato de arrependimento pelo pecado”. Que pecado seria esse?

O pecado do Bezerro de Ouro.

Com certeza, esse foi um episódio de grande impacto para os nossos antepassados. Moshê subiu o monte para receber as…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 6 outubro 2019 às 16:48 — Sem comentários

Em Homenagem a Branca Gonçalves - A Ruth dos Bnei Anussim em Tras - os Montes - por Jayme Fucs Bar

Era um dia claro e tranquilo na região de Tras – os - Montes antiga rua da Judiaria em Miranda do Douro com suas lindas casas bem decoradas, com suas flores em suas janelas, onde ainda mostrava a beleza e a riqueza que era essa rua que viveram os Judeus no passado.

Com a Inquisição já não havia nas rua Judeus, que podiam praticar suas crenças , não existia mais as sinagogas e seus centros de estudo, tudo agora era uma rua nova, a rua da Costanilha.

Nessa rua viviam em 1544 centenas…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 31 agosto 2019 às 10:59 — Sem comentários

Abolição da escravidão em 1888 foi votada pela elite evitando a reforma agrária, diz historiador Amanda Rossi

Da BBC Brasil em São Paulo

13 maio 2018

Em 13 de maio de 1888, há 130 anos, o Senado do Império do Brasil aprovava uma das leis mais importantes da história brasileira, a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão. Não era apenas a liberdade que estava em jogo, diz o historiador Luiz Felipe de Alencastro, um dos maiores pesquisadores da escravidão no Brasil. Outro tema na mesa era a reforma agrária.

O debate sobre a repartição das terras nacionais havia sido proposto pelo…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 27 junho 2019 às 17:30 — Sem comentários

Dia do perdão.Paulo Blank

Ao reverter a seta do tempo o perdão transforma relações. Desfaz as nódoas paralisadas da existência. Modifica o passado e transforma o futuro. Sem ele as emoções continuariam congeladas num eterno presente. A sua função é libertar quem sofre. Desviculá-lo daquele que lhe causou a dor. O perdão interessa a quem perdoa. Na civilização midiática ocidental, qualquer homem público diz e faz o que bem entende, mas, assim que tropeça em alguma falta, vai a público e pede desculpas. A expectativa…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 23 abril 2019 às 14:38 — Sem comentários

Israel e Egito assinaram há 40 anos tratado que alterou situação no Médio Oriente

"https://www.dnoticias.pt/"

Na terça-feira cumprem-se 40 anos que o israelita Menaghem Begin e o egípcio Anwar al-Sadat assinavam em Washington o primeiro tratado de paz israelo-árabe alterando profundamente a situação diplomática e militar no Médio Oriente, segundo a agência France Presse.

Realizado na sequência dos acordos de Camp David de 1978 e da visita histórica a Jerusalém em 1977 do Presidente Sadat, o tratado acabou com o estado de guerra entre os dois países que durava há 30… Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 27 março 2019 às 20:30 — Sem comentários

Judaísmo na Corte de D. Pedro II por Reuven Faingold

Em 2 de setembro de 2018, um incêndio devastou o Museu Nacional do Rio de Janeiro, chocando a sociedade brasileira e o mundo, e revelando o descaso total das autoridades com o patrimônio cultural do país. Esta instituição guardou durante anos uma Torá, também conhecida como os “Pergaminhos Ivriim”.

Edição 102 - Dezembro de 2018

Felizmente, como tais manuscritos necessitavam nova restauração, a Torá foi trasladada, do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, para a Seção de Obras…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 18 março 2019 às 4:56 — Sem comentários

Purim da sobrevivência Jayme Fucs Bar

O Povo Judeu está presente na historia da humanidade por mais de 3 mil anos não é somente o povo do livro, mas com certeza o povo mais persequido da face da Terra.

Se analisarmos profundamente a maioria das festividades judaica se comemora uma salvação, um recordo de uma tragédia , ou um ato de libertação. Talvez o nome do povo Judeu deveria ser o Povo da sobrevivência!

Purim é um carnaval típico judaico a palavra Purim não quer dizer Carnaval e sim no idioma Persa "sorte", pois…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 16 março 2019 às 14:36 — Sem comentários

Davy Bogomoletz Z"L

Davy Bogomoletz partiu desse mundo e vai deixar a todos muitas saudades e sabedorias judaica humanista quardadas em nossos corações!!

Que sua memória seja sempre lembrada.

Apresento a todos as palavras emocionantes de Paulo Blank ao nosso querido Davy Bogomoletz

Davy Bogomoletz, pensador judeu e winnicottiano.

“Lamentavelmente agora estou no GALUT ( exílio)

e não há como ir até a terra prometida”

Davy respondendo a um convite para vir

ao Rio de Janeiro em 2017.…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 11 março 2019 às 18:43 — Sem comentários

Amor e Trevas. Amor e Trevas.

Paulo Blank



Amor e Trevas.

As sincronicidades estão por ai para quem quiser enxerga-las. Muitas vezes numa afinidade invertida difícil de ser percebida. Foi no que pensei assim que recebi uma mensagem do meu irmão. Amos Oz morreu. Sinto muito. Imediatamente sai do WatsApp e abri a pagina do Haaretz. Jornal israelense constantemente acusado pelo governo de ser esquerdista e traidor do seu país: “Amos Oz 1939-2018. Morreu o presidente da tribo da cor branca”. Branco da paz. Da…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 29 dezembro 2018 às 10:38 — Sem comentários

Doutores e Pescadores Jayme Fucs Bar

Doutores e Pescadores Jayme Fucs Bar

Em Homenagem aos Professores

É muito comum no Brasil que alguém como forma de respeito chama o outro de "Doutor",geralmente pessoas que se consideram "simples" e valoriza o outro por seu " grande conhecimento ".

Esse tema me fez chamar atenção de uma linda história que contou Paulo Freire antes de ele ser reconhecido como um grande pedagogo.

Se conta que dava aula de alfabetização numa aldeia de pescadores e as pessoas o chamava…

Continuar

Adicionado por Jayme Fucs Bar em 15 outubro 2018 às 16:50 — Sem comentários

Arquivos mensais

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

© 2020   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço